quarta-feira, 9 de outubro de 2013

6EF: Carta pessoal (produção)

Escreva, como comentário a esta postagem, uma carta pessoal tendo como destinatário o professor da disciplina Produção de Texto.

Entre os assuntos de que vai tratar, fale de como foi ou tem sido a passagem para o ensino fundamental II. Outros conteúdos são livres.

Escreva no mínimo 15 e no máximo 30 linhas. O prazo máximo para postagem é hoje, quarta-feira, 9/10.

Não deixe de se identificar. Para publicar o comentário, é preciso ter uma conta no Gmail ou um e-mail registrado no Google; as duas coisas são gratuitas e feitas em www.google.com.br.

44 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Querido Professor Durval
    Adoro suas aulas sao bem divertidas e bem elaboradas
    Legal ter criado esse site para se comunicar e postar coisas da escola ou ate coisas pessoais ou desbafar.
    Queria que voce passase o trabalho do livro Sangue Fresco logo estou muito anciosa, louca também para que nos aprendencemos mais coisas novas, eu adimiro muito o seu trabalho e o modo que voce ensina espero que continui assim.

    Vou fazer algumas perguntas pra voce
    Voce gosta de que tipo de frutas?
    Quando voce vai dormir voce reza?
    As vezes voce pensa em ser um coala?

    Só isso
    Beijos
    Ate dia 15/09
    Nicoli 6 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicoli, sua carta está muito simpática e criativa. Parabéns! Só tem um pequeno grande problema: o assunto proposto era outro. Daqui a alguns anos, nos vestibulares, isso dará nota zero (para você ver como é importante). Não vou zerar, mas a nota será menor. Agora, respondendo às suas perguntas: 1) gosto de melancia, uva, melão, carambola...; 2) rezo, sim, um ato de consagração a Nossa Senhora pela minha família, um pai-nosso pelo meu trabalho e o dos amigos, uma ave-maria pelos doentes; 3) ainda não tinha pensado, mas vou começar a considerar as vantagens...

      Excluir
  3. Oi senhor Durval Minha passagem para fundamental 2 foi meio dificil, tive dificuldades e fiquei calmo quando passei de ano e quando cheguei no fundamental 2 fiquei tranquilo mais no primeiro bimestre fiquei tenso mas agora eu to tentando passar de ano, Abraços Andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, você seguiu bem a proposta e foi sincero. Muito bom! Mas precisaria ter escrito mais: assim você exercitaria mais a reflexão e a própria escrita, e isso pode ajudá-lo em todas as disciplinas.

      Excluir
  4. SP 9 de outubro quarta ola Durval entao aki vai:
    bom quando cheguei no ensino fundamental 2 demoro um tempo para acostumar com os matérias no armário e essas coisas algumas matérias, ainda tenho algumas dificuldades com matérias as vezes tem tanto barulho que não consigo ouvir o professor eu tenho um problema de alta distração porque com algo eu me distraio facilmente tem coisas que tenho duvida mas as vezes não pergunto porque penso se eu perguntasse algo eu passaria vergonha de todos rirem mais prefiro em perguntar em recuperação porque ai tem menos pessoas ai se for passar passo menos com muitas pessoas bem mais estou me acostumando, com meus amigos a bagunça e com o ensino fundamental 2,estou gostando deste colégio mais do que o de antes esse pode ter menos pessoas mais essas pessoas são mais divertido estou tendo mais amigos e os professores tão me ajudando nas minhas duvidas ou em algo que estou tendo problemas estou me divertindo muito nesse colégio.
    Lucca Soares Astrini 6 ano
    P.S:estou aprendendo muito mais nessa escola do que na minha antiga :P
    do que você mais gosta?
    Adeus até a próxima Fui :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima carta, Lucca! Você detalhou bem a experiência que tem feito. Não é preciso ter vergonha de perguntar em aula: todo o mundo tem dúvidas, e quem disser o contrário ou está mentindo ou não entendeu nada! Do que eu mais gosto é uma pergunta bem ampla; minha esposa e filha.

      Excluir
  5. São Paulo 09 de Outubro de 2013
    caro prof.Durval
    tudo bem com você?
    a minha passagem pelo ensino fundamental 2 no começo foi difícil pois havia varios professores ,pois eu só tinha apenas 1 professor responsável por todas as matérias.
    e também a gente não vai mais para a biblioteca só em casos especiais. Nos primeiros bimestres eu tinha muita dificuldade por que tava tudo acontecendo muito rápido.
    acho que a redação me ajudou muito a refletir que no ensino fundamental 2 que devemos ficar mais maduros por que nao temos 24 horas por dia com uma professora no nosso pé e nos ajudando .
    no ensino fundamental 1 eu achava que o ensino fundamental 2 era fácil,mas quando cheguei lá ,foi muito difícil,mas já me acostumei!
    Beijos tchau ate terça-feira ( 15/10 )
    Abraços
    Assinado :Maria B. e Claraluz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria e Claraluz, gostei muito da carta de vocês! Eu só mudaria um pouco o modo de escrever, pois parece que há apenas uma autora. Como eram as idas de vocês à biblioteca? Poderíamos fazer isso também, por que não?

      Excluir
  6. 9 de Outubro de 2013, São Paulo
    Caro Durval.
    Este ano foi repleto de surpresas, trabalhos e novidades. Ouve uma mudança colossal: ir para o segundo fundamento foi um desafio que deixou a nossa classe em uma crise de pânico no começo do ano letivo, agora no termino deste período, vejo que a maioria de nós cresceu bastante. Outros, no entanto, não conseguiram acompanhar o ritmo desta nova fase escolar.
    Tivemos muitas alegrias e tristezas, muitos desafios superados e muitos que ainda teremos.
    Esperamos que o ano que virá seja tão surpreendente e prazeroso quanto este. No momento basta sonhar com o que virá e focar no presente ( e também temos muitas tarefas antes das aulas acabar ). foi muito divertido trabalhar com você este ano.
    Com grandes expectativas
    Maria Fernanda .F. Marchesi e Carolina .F. David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda e Carolina, que bela reflexão vocês fizeram! É visível o quanto vocês cresceram este ano, e tive o privilégio e o prazer de acompanhar essa vida. Muito obrigado!

      Excluir
  7. Durval eu quero que a gente le:
    quem poderia ser uma hora dessas
    ponte para terabitia
    sangue fresco
    o menino que caiu do ceu
    Queria que voce passase o trabalho do livro Sangue Fresco logo estou muito anciosa, louca também para que nos aprendencemos mais coisas novas, eu adimiro muito o seu trabalho e o modo que voce ensina espero que continui assim.
    adoro as aulas elas sao muito divertidas.
    professor quero que sua aula seje como eporezemplo
    divertida
    tranquila
    Só isso
    Beijos
    Ate dia 15/09
    diego 6 ano

    ResponderExcluir
  8. Oi Professor Durval Cordas
    Minha Passagem foi muito dificil eu fiz a recuperação no 5 ano e conseguir passar de ano e eu fiquei com muito medo se não passase mas eu fiquei confiante e passei de ano e eu estou no 6 agora estou preucupado no 6 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa caio fala serio que pequeno kkkkkk
      mas eu gostei!!!!!!!!

      Excluir
    2. É, Caio, o sexto ano é mais difícil e por isso precisamos ficar bem atentos a todas as oportunidades que temos para tirar nota. Você seguiu a proposta, mas escreveu pouco!

      Excluir
  9. S.P 09 de outubro, 2013

    Olá professor Durval NUNCA imaginei mandar uma carta para você.
    No começo achei meio difícil, tudo era novo para mim, vários professores, o armário, muitas lições de casa e muitas outras coisas.
    Mas logo fui me acostumando, e agora não me esqueço de nada.Mas ainda não gravei quais aulas nos temos, por isso que coloquei no meu armário um papel escrito todos os horários e assim foi indo, o tempo foi passando rápido nem percebi.
    Logo logo estarei no 7° ano.Estou muito ansiosa.
    Muito esforço para passar de ano, e finalmente a vitória.
    Estou tentando aproveitar o máximo possível o 6° ano.Adorei as novas mudanças foram muito boas.
    Me alegra lembrar que os mesmos professores que estão neste ano vão estar no 7°ano.

    Aluna:
    Giovanna Miotto : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna, eu também nunca tinha imaginado receber uma carta sua... e adorei! Gostei da sua estratégia com o horário, e principalmente da frase final da carta, valorizando uma coisa tão simples e tão boa, para vocês e para nós, professores. Parabéns!

      Excluir
  10. Oi Durval
    Sao Paulo,SP
    09/10/13


    A minha passagem para o 6°ano foi muito interessante.
    Por que eu aprendi muitas coisas sobre como fazer um texto,relato pessoal ficcional,entre muitas outras coisas.
    Eu gosto muito das suas aulas sao muito divertidas,e as coisas que voce ensina sao muito legais.
    Por que é uma novidade para mim e eu acho que para outros alunos tambem.
    Obrigado,Tchau
    Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santiago, você seguiu bem a proposta. Eu só teria lembrado outras coisas, relacionadas não apenas à minha disciplina. Isso porque muito da novidade do sexto ano está justamente nessa variedade. Como será que você viveu isso?

      Excluir
  11. Prezado professor Durval
    Estou no colégio desde o 2 ano e foi bem difícil me acostumar com o 6 ano porque é muito difícil passar do fundamental 1 para o 2 tem muita diferença como os professores não te tratam igual e agora temos muitos professores e ante era só 1 para todas as matérias também temos que acordar muito mais cedo temos menos tempo de intervalo e agora também temos armários e esse é o lado mais fácil porque não deixamos mais as coisas embaixo da mesa , outra coisa é que as avaliações são muito mais difíceis e temos que nos dedicar mais e nos esforçar ao máximo para passar de ano , tirar notas boas , fazer com que possa valer a pena tudo oque fizemos ao longo do ano fazer valer a pena o dinheiro que nossos pais gastam e respeitar os professores que sempre se dedicam para fazer as atividades e aulas espero que todos passem de ano equestre todos ppossam ter aproveitado tudo até aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua carta, Tatiana! Ficaram claras as dificuldades e facilidades, e também a sua postura séria e responsável. Parabéns!

      Excluir
  12. professor DURVAL
    Acho que o senhor é um ótimo professor e também um professor super calmo.
    mas em minha opinião eu não tenho sido um aluno muito obediente
    acho que esse bimestre tem sido mais difícil e não tenho dado conta de tanta lição de classe e de casa mas você é um dos únicos professores que não dá muita lição de casa.Mesmo que desse você não deixaria de ser um professor legal,sua conduta no colégio é ótima é um dos professores mais legais.
    como no começo já tinha falado minha conduta no colégio não é muito boa
    pois tenho brincado muito em aula,e isso quero concertar pois vale a pena mudar com a força que você nos da não tem como não ter vontade de mudar.Pois quero passar de ano porque um dos grandes erros meu é o comportamento que também prejudica minha nota.
    P.S dou nota 10 para você
    um abraço
    MATHEUS MIOTTO.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, ótima carta! Eu também torço bastante por que você passe de ano. Não só na minha disciplina, mas em todas, o comportamento e o comprometimento podem ser mais decisivos até que a facilidade ou dificuldade com a matéria. Acho que você também está começando a perceber isso.

      Excluir
  13. Caro professor Durval estou escrevendo para você
    hoje dia 09/10/2013 quarta-feira que quando as aulas começaram, era chato mas agora esta ficando mais legal pois você esta passando para nós do 6º ano do colégio notre dame atividades mais legais do que no 1º bimestre as aulas estão chatas mas agora pro 3º e 4º bimestre as aulas estão ficando mais produtivas as atividades estão legal.
    abraços
    do seu aluno
    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, você escreveu uma boa carta, mas fugiu do tema, que era a sua experiência de passagem para o ensino fundamental II. Como estará sendo isso para você?

      Excluir
  14. São Paulo , dia 09 de Outubro de 2013.
    Querido professor Durval.
    Minha passagem pelo o ensino fundamental ll , foi bem diferente do que pensava , desde pequena achava que o ensino fundamental ll , seria um bicho de duas cabeças , mas acada dia me convenço que não.
    Mas isso não significa que não mudou nada , mudou e muito , as coisas ficam dificeis todo dia ,alem de que não consigo ainda me acustumar com a carga enorme de trabalhos para entregar. Sinto muita diferença, antes tinha apenas um professor agora tem varios professores , com varios trabalhos e provas.
    Agora não tenho uma professora que vai correr atras de mim e me ajudar , ultimamente preciso me virar sozinha , a cada dia mais não teho tempo mais para mim como antes , pois as lições , os trabalhos e as provas com o seu peso assustador tiram todo o meu tempo livre.
    E tambem é muito dificil pensar que no ano que vem as coisas so vão piorar, e o engraçado é que a minha mãe faz questão de me lembrar disso todos os dias.
    Tem vezes que eu penso que não da mais , que é muita responsabilidade para uma pré adolescente, mas me lembro que minha mãe se esforça muito pra me dar uma boa educação , e todo o meu esforço é em função dela se orgulhar de mim. Alem dos trabalhos na escola ainda tem alguns trabalhos extras em casa.
    Atenciosamente , Camila e Yasmin.
    P.S : so não tenta rir da nossa carta.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim ainda é um bicho não de duas mas sim de sete cabeças !!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Camila e Yasmin, que linda carta! Detalharam muito bem este tempo de grandes mudanças. É bonito também o trecho sobre a responsabilidade. Só cuidado com a maneira de escrever, pois o texto parece ter apenas uma autora.

      Excluir
  15. SP data:09/10/13
    Durval
    minha vida tem sido fácil sempre foi no fundamental 1 eu sempre fui bem em todas as matérias mais sou melhor em historia.Quando cheguei no fundamental 2 pensei que seria difícil porque tinha mais de 12 professores e também o conteúdo seria outro,no começo desse ano foi bastante fácil,mas depois ficou difícil porque veio as bagunças,as matérias novas, também depois fiquei com 6 de matemática e geometria tive que ficar de recuperação para melhorar minha nota.
    Já passei de ano mas não posso tirar abaixo de 6 se não vou ficar de recuperação,mas se eu me dedicar,estudar e parar de fazer bagunça vou com certeza passar de ano com nota sobrando, tomara que meus amigos também passem mas alguns não vão porque só fazem bagunça e não estudam.
    Falam que eu sou o mais espertos dos meninos mas só sou porque me dedico e estudo
    espero que goste
    gustavo 6 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua carta, Gustavo! Você tem razão: mais do que as facilidades ou dificuldades que temos, é o nosso jeito sério de fazer as coisas o que conta.

      Excluir
  16. ,
    Olá senhor Durval, eu estava com
    muitas dúvidas, pois e muito diferente
    do fundamental um onde possuímos
    apenas um professor, no
    fundamental dois temos dez, o nível de
    dificuldade e muito diferente...


    Teodoro, 6º ano, Nº 25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teodoro, você seguiu o conteúdo da proposta, mas o seu texto ficou muito curto.

      Excluir
  17. oi professor Durval no começo foi complicado mas melhorou depois ficou mais facil mas o difícil foi alcançar as notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem escreveu isso ?

      Excluir
    2. Se não me lembro mal, esta carta é sua, não é, Natanael? Só pela dúvida já se vê como é importante assinar uma carta. O seu texto também está muito curto. Será que esse empenho menor que o necessário não está justamente dificultando alcançar as notas?

      Excluir
  18. São Paulo, 9 de Outubro
    Bom dia Durval !

    Aqui é a Sofia graças a Deus estou indo bem na matéria e até já consegui passar de ano e acumular 24 pontos. E também estou melhorando cada vez mais na disciplina, nas atividades e tudo que você passa em suas aulas. Ter passado pelo 6° ano foi muito muito legal gostei muito. Gostei do ano mais confesso que quero que as férias cheguem logo. Fico feliz também que eu não peguei nenhuma recuperação nesse ano e que também não precisei chegar nem no ultimo bimestre para passar. Eu admito que fiquei com medo de não passar de ano no começo mais agora fiquei aliviada.
    Fico feliz também que minha mãe só me levou para a Disney porque eu estava com notas altas e fiquei feliz de provar que ela não gastou dinheiro atoa.
    E é bom também que vou viajara no final do ano e estou muito feliz porque vou viajar com meu pai e vamos curtir muito. E quero que ano que vem eu consiga conquistar tudo que infelizmente não consegui esse ano e quero também que eu passe de ano com a mesma facilidade que passei esse ano.

    Bom Durval por hoje é só.
    Bjos Sofia Machado Karaptsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima carta, Sofia! Ficaram claras as dificuldades, mas também os prêmios. Que você conquiste tudo o que deseja!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Oi prof º Durval!
    Olha, eu adoro seu trabalho, suas aulas e sua compreensão conosco.
    Muita gente não da bola para seu trabalho, mas não se desamine.
    Pois você não sabe como tem gente do seu lado.
    Veja por exemplo o comentário da Nicoli.
    É um ótimo exemplo!

    Eu adoro a redação, é aonde eu consigo descontar todo meu stres e troca-lo por uma folha aonde expresso minha imaginação (pelo menos para mim é assim).
    Existem 1000 motivos para não querer ser um professor, mas para alguns (que nem você) é pouco para impedir de seguir o que sonha.
    Já que estamos chegando perto das férias, vamos falar lugares que gostamos de ficar nelas!
    Eu gosto de qualquer lugar, contanto que eu me divirta com minha mãe.
    E o senhor ? Gosta de algum lugar específico ?

    Espero respostas!
    Até a próxima aula.

    Cecília Aiko Hirano; nº 5 6º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, a sua carta é muito bonita e animadora! Como eu disse à Nicoli, o "probleminha" é que o assunto principal deveria ser outro: a sua passagem para o fundamental II. Lugares para passar as férias? Lá em casa gostamos de ficar uns dias na praia (a minha filha já está me cobrando!), geralmente em Suarão, um bairro de Itanhaém. Procuramos também fazer passeios curtos, a parques, zoológico, jardim botânico, lugares com bichos de fazenda, cinema. Não vejo a hora!

      Excluir
  21. 10/10/2013, SP, São Paulo- Brasil
    Prezado Prof Durval,
    È muito difícil dizer isso, por mim, pois não gosto muito de comentar meus sentimentos com ninguém, ainda mais em um blog onde qualquer um pode ler.
    Mas a verdade, acho que todo mundo não entra no Fundamental ll com certeza do que está fazendo.
    Todos nós, sem exceção, ficamos tímidos no começo, até aqueles que mais gostam de zoar e brincar na sala. Sei que o senhor, também sentiu isso, não? Acho que todos sentem.
    Mas eu não fui logo de cara bem com todos os professores. Tive dificuldades, assim como todos nós temos.
    Eu ainda estou no período de passagem pra o Fundamental ll.
    Eu acho que o 6° ano serve para isso.
    Conto com a sua ajuda para o ano que vem. Para que eu posso começar o ano (ou melhor Ensino Fundamental ll) com a ajuda de um bom professor.
    Agora você já sabe como foi minha passagem, gostaria de saber a sua.
    Então Prof Durval, você se lembra?
    Sua aluna,
    Gabriela Machado, n° 10- 6° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, não é fácil mesmo expressar nossos sentimentos publicamente, e você fez isso numa carta maravilhosa! Uma reflexão muito verdadeira e madura. A minha passagem para o fundamental II também não foi moleza. Na minha época chamávamos de ginásio, e começava no 5º ano, pois o fundamental só tinha oito anos. Nunca me esqueci do primeiro trabalho de Ciências que fiz: tirei D, o que seria 3 ou 4. Que diferença das minhas notas habituais, que costumavam ser boas! Era difícil também a Educação Física: eu gosto de esportes, mas ninguém avisou a minha coordenação motora... E nessa época, infelizmente, se reforça para muitos de nós o problema do bullying; como sempre fui tímido e um tanto deslocado, passei poucas e boas (ou melhor, ruins!). Mas não foram só problemas, também tive grandes professores e amigos muito legais. Nossa, já lá se foram 32 anos! Obrigado por me fazer relembrar!

      Excluir