terça-feira, 8 de outubro de 2013

1EM: Biografia (produção)

Esta atividade deve ser feita em dupla.

Escrevam uma breve biografia de seu colega de dupla. Para isso, sigam os seguintes passos:

1) conversem durante alguns minutos, tendo como tema os momentos mais marcantes de sua vida; revezem-se nisso e tomem notas;

2) separem-se quando acharem que têm elementos suficientes para escrever;

3) redijam o texto no Word, salvando-o entre uma aula e outra em seu e-mail;

4) ao final, colem o texto como resposta a esta postagem, dando um título, seguido dos dizeres: "biografia de nome do colega".

É fundamental que vocês não mostrem o texto ao colega antes da entrega.

O texto deve ser postado até quinta-feira, 10/10.

91 comentários:

  1. Biografia de Gabriella Miranda
    Teve complicações no parto e teve que passar por um processo de “acordar o bebê” com uma campainha. Com 11 meses aprendeu a andar e com 1 ano caiu pela primeira vez com um sapato de sua mãe e desmaiou. Aos 4 anos foi morar com a sua avó e com 5 começou a estudar no colégio Notre Dame. Com 8 anos pôs aparelho dental, o que definitivamente, não gostou e também conheceu uma grande amiga que até hoje a conhece, Giovanna. Aos 12 sua melhor amiga saiu da escola, Laís. Com 13 teve seu primeiro ‘namoradinho’ e com 14 conheceu a sua atual melhor amiga, Andressa. E aos 15 ganhou um irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biografia de Gabriella Miranda
      Gabi é uma amiga minha que conheço a muito tempo cerca de 9 anos, resolvi falar sobre ela, porque é uma das meninas que conheço a mais tempo e também porque gosto muito dela. Depois de conversarmos, mesmo já a conhecendo muito bem, ainda assim, descobri várias coisas, as quais eu não fazia ideia. As coisas que eu me lembro são que ela teve complicações no parto e teve que passar por um processo de “acordar o bebê” com uma campainha. Com 11 meses aprendeu a andar e no seu primeiro aninho caiu pela primeira vez, pois estava usando um sapato de sua mãe e o pior foi que ela desmaiou, mas ficou tudo bem. Aos 4 anos foi morar com a sua avó e com 5 começou a estudar no colégio Notre Dame. Quando fez 8 anos pôs aparelho dental, o que definitivamente, não gostou e também conheceu uma grande amiga que até hoje a conhece, a Giovanna. Aos 12 sua melhor amiga saiu da escola, a Laís, com 13 teve seu primeiro ‘namoradinho’ e com 14 conheceu a sua atual melhor amiga, a Andressa. E, atualmente, que está com 15, ganhou um irmão.

      Excluir
    2. Mateus, a segunda versão do texto já ficou bem melhor, com uma preocupação em introduzir a pessoa e contextualizá-la como sua amiga. Nos próximos textos procure se arriscar mais na linguagem, pois o teor ainda é semelhante ao de um relatório. Reveja a escrita dos textos do livro.

      Excluir
  2. Biografia de Natalia

    Natalia Cardoso Tobias tem 16 anos e nasceu no dia 2 de agosto de 1997 no hospital São Luiz. Já na gravidez a mãe de Natalia descobriu que sua filha tinha um problema de rim. Mas aos 5 anos ela operou devido a esta complicação.
    Ela conheceu Beatriz nos primeiros anos na escola, porém sua amiga se mudou para Minas Gerais. Após 8 anos, elas se reencontraram.

    Durante sua infância tinha o costume de ir ao Pão de Açúcar Kids e ao Parque da Mônica para passar o tempo e se divertir. Além disso, adorava brincar de boneca com as primas que moravam no interior e de vez em quando vinham visitá-la.

    Antes de estudar no Notre Dame, colégio que está atualmente, estudou em duas outras escolas até o 5º ano. Um ano depois, Natália e seus pais mudaram de apartamento.

    Em 2012 fez uma festa de 15 para comemorar seu aniversário. Foi algo que marcou muito a vida dela e sentiu-se realizada, pois era um grande sonho dela.

    Neste ano, 2013, Natalia cursa o 1º ano do Ensino Médio e pretende entrar em uma faculdade de medicina. O que o futuro reserva para Natalia, só com o tempo vamos descobrir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom texto, Júlia! Sintetizou bem alguns momentos essenciais da vida da biografada e elaborou um fecho interessante. Em alguns pontos caberiam esclarecimentos: a importância de Beatriz (já que ela é citada), motivos para a festa de 15 anos ter sido tão marcante, o que levou à opção pela medicina.

      Excluir
    2. Eu, Natalia Cardoso Tobias nasci no dia 2 de agosto de 1997, no hospital São Luiz, tendo hoje então 16 anos. Quando minha mãe estava gravida descobriu que eu tinha um problema de rim que foi parcialmente solucionado aos meus cinco anos, através de um cirurgia.
      Com seis anos iniciei minha vida na escola e lá conheci minha melhor amiga Beatriz, passávamos muito tempo juntas, mas aos 7 anos ela se mudou para Minas gerais. Perdemos totalmente o contato por muitos anos, até que um dia sua mãe veio para São Paulo, me passou o e-mail de Bia e assim voltamos a ter contato até que em dezembro do ano passado finalmente a reencontrei.
      Voltando a falar da minha infância... Adorava ir ao Pão de Açúcar Kids e ao Parque da Mônica e brincar com minhas primas do interior que frequentemente vinham me visitar.
      Em 2009 entrei no Colégio Notre Dame onde estou até hoje e mudei pela primeira vez de apartamento.
      Em 2012 fiz minha festa de quinze que era um sonho de infância, passava horas planejando tudo, porém no ano da festa eu mudei completamente tudo que eu havia planejado.
      Neste ano estou no 1º ano do Ensino Médio e pretendo cursar medicina na faculdade. Houveram muitas mudanças na minha vida esse ano e só o tempo nos dirá o que o futuro me reserva.

      Excluir
  3. Biografia de Gabriela Crisppi


    Gabriela Elias Crisppi nasceu em 12/06/1997, filha de pais e avós médicos sempre teve uma vida cheia de viagens e surpresas.
    Quando completou um ano teve uma incrível e marcante festa de aniversárioe quatro meses depois ganhou um irmão.
    Ao completar quatro anos, entrou na escola da qual odiava ir.No ano seguinte fez sua primeira viagem, com destino a Recife e para Fortaleza.
    Aos oito anos fez sua primeira viagem para Orlando, nos parques da Disney, essa foi sem dúvida a sua melhor viagem, tanto que até hoje não se cansa do lugar e vai todo ano.
    Nos anos seguintes fez grandes viagens como, França, Chile e pelo Brasil também.
    Ganhou mais duas irmãs, Giovana e Ana Paula.
    Gabriela sempre se interessou por literatura, filmes e séries envolvendo ficção. Suas sagas preferidas estão entre: Crepúsculo, Divergente, A maldição do tigre, Harry Potter e a mais nova e talvez a mais importante é Percy Jackson a qual ela possui os treze livros da coleção.

    Por: Heloisa Rodrigues Favoretto n° 14 1EM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloísa, você captou muito bem alguns pontos essenciais! As viagens acabam sendo um fio condutor da história da biografada, que você aproveita de modo positivo. Faltou o nome de um dos irmãos (já que os outros são citados). Há também alguns problemas com os conectivos ("escola da qual", "a qual ela possui").

      Excluir
  4. Heloisa Rodrigues Favoretto nasceu no dia 3 de Novembro de 1998 no Hospital São Bernado do Campo em São Bernado do Campo, mas se mudou para São Paulo com dois meses. Com um ano e meio ela foi pela primeira vez na praia e logo depois com três anos ela teve o aniversario da Cinderela. Aos quatro anos teve que enfrentar o primeiro dia de escola mas logo depois de uns meses seus pais se separaram, e foi com cinco anos morar na Bahia por dois meses mas não gostou muito só das praias.E com seis anos aprendeu a andar de bicicleta e começou a fazer travessuras com seus pais. E com sete anos entrou uma pessoa muito especial em sua vida, seu padrasto, e se casou pela segunda vez, e no mesmo ano começou a ir no camping com seus tios e avós. Com dez anos começou sua paixão por ler, ver series e ver filmes, alguns que ela gosta Jogos vorazes (filmes e livros), The Carry Diaries e CSI (series). E com treze anos entrou no Notre e conheceu suas melhores amigas, depois disso teve uma vida tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, você narrou de forma atraente vários momentos da vida da biografada, como por exemplo o do padrasto e o das melhores amigas (depois das quais ela só poderia ter uma vida tranquila...). O ponto fraco foi o recurso constante à indicação dos anos que ela ia completando: "com três", "aos quatro", "com seis", "com sete", "com dez"... É possível variar o modo de se referir à passagem do tempo, para que o texto flua melhor.

      Excluir
  5. Gustavo do Prado Padalino nasceu no dia 24 de setembro de 1997 no hospital São Luiz. Logo em seu primeiro ano de vida iniciou na escola e na natação onde conheceu Guilherme e Felipe, seus melhores amigos desde então. Um ano depois conheceu Lucas França, seu colega de classe até os dias de hoje.
    Com três anos teve problemas respiratórios e foi internado por possuir muita carne esponjosa no nariz, realizou uma cirurgia e nunca mais teve problemas.
    Com oito anos teve uma grande surpresa, sua mãe estava gravida de sua irmã Camila. Meses depois do nascimento de sua irmã sua família adotou uma cadela chamada Cacau que reside com eles até hoje.
    Aos dez anos mudou-se para o colégio Notre Dame, participou da corrida Pão de Açúcar onde ganhou como terceiro colocado e conheceu Julinha sua primeira de muitas desilusões amorosas.
    Com onze anos fez sua primeira viagem de avião e um ano depois foi para Disney com sua família e conheceu seu atual amor.
    Em 2013 ingressou no 1º Ensino Médio e começou a usar óculos.
    Hoje é um pouco louco, mas está firme e forte e a procura de um relacionamento duradouro.
    Só o tempo nos dirá se essa loucura vai passar.

    Por: Natalia C. Tobias nº 23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem elaborada, Natalia, especialmente as linhas finais, em que você foi mais espirituosa. Esse tom poderia ser mais aproveitado quando você escrever novamente este gênero de texto.

      Excluir
    2. Eu, Gustavo Padalino, nasci dia 24 de setembro de 1997, no hospital São Luiz. Logo no meu primeiro ano de vida entrei na escola primaria e na natação, onde conheci Guilherme e Felipe, meus melhores amigos desde então. Um ano depois conheci Lucas França, meu colega de classe desde até hoje. Com três anos tive alguns problemas respiratórios e fui internado por causa de uma carne esponjosa no nariz, realizaram uma cirurgia e nunca mais tive problemas. Com oito anos minha mãe ficou gravida de minha irmã, Camila. Meses antes do nascimento dela meus pais adotaram uma cadelinha, Cacau, que mora com a gente até hoje. Aos dez anos fui para o Notre Dame, participei da corrida Pão de açúcar onde fiquei em terceiro lugar. Conheci muitos amigos inclusive a Julia que estuda comigo até hoje. Com onze anos fiz a minha primeira viagem de avião e depois fui para a Disney. Em 2013 ingressei no 1° ensino médio e comecei a usar óculos.
      Hoje dizem que sou um pouco louco, mais continuo firme e forte. Só o tempo dirá se sou louco ou não.
      Gustavo Padalino

      Excluir
  6. Da natação ao colégio
    Biografia de Vinicius
    Vinicius Ferreira Rodrigues nasceu dia 30 de janeiro de 1998, em São Paulo capital , filho de Edna e Hamilton, desde pequeno já era inserido na musica. Começou a tocar seu primeiro instrumento aos 8 anos que foi o piano. Vini também tinha grande talento no skate, seu primeiro contato com o esporte, ocorreu graças a um evento organizado pelo canal Nickelodeon, ele ganhou uma promoção ao fazer uma frase criativa.
    Seu primeiro colégio foi o Encontro, lá ele conheceu um de seus grandes amigos que o acompanha até hoje que é o Mauro, ele estudou lá todo o primário. Mas minha amizade com ele aconteceu na natação, foi ai que tudo começou, (depois de uns anos o local fechou).
    Vini sempre foi uma pessoa muito ativa, já praticou diversos esportes e atividades, já foi federado pelo Nacional em futsal, fez atletismo, praticou artes maciais como Aikido no clube palmeiras, Kumon, participou de campeonatos de xadrez e fez teatro.
    Ele sempre foi uma pessoa alegre, animada, um menino muito estudioso, aplicado, estiloso, nunca foi uma pessoa preguiçosa, ele sempre teve uma carga horaria muito pesada, mas isso não o impedia de curtir seus momentos livres.
    Seu segundo colégio foi o São Domingos, onde estudou até o 5º ano, após completar o 5º ano ele se mudou para o colégio Notre Dame onde estuda até hoje. Eu me reencontrei com Vini na sua mudança de colégio, desde o 6º ano nós começamos a estudar juntos, ele sempre foi muito dedicado na escola.
    Hoje Vini ainda continua fazendo suas atividades dando mais valor a musica onde atualmente toca no Tom Jobim, ao skat onde participa de campeonatos, e começou um curso de inglês.
    FEITO POR: Pedro Rodrigues Nº26.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, você fez uma seleção muito boa dos fatos a serem narrados, e as suas intervenções, como testemunha de alguns momentos da vida do biografado, ficaram bem interessantes. Há problemas apenas na pontuação e em conectivos.

      Excluir
  7. Biografia de Gabriel Catalano

    Quando o Catalano nasceu a primeira coisa que ele escutou foi sua avó gritando: "Ele tem covinha!!!", depois desse feliz acontecimento a vida do meu querido amiguinho começou a caminhar (ou melhor a engatinhar). Ele foi primeiro para o coleginho de bebes chamado Pueri Mundi. Ele ficou lá até os 7 anos, naquele mundinho de praticamente apenas dormir, comer e tentar reproduzir alguns sons pensando estar se comunicanado com algum ser terrestre. Após o Pueri Mundi ele foi para o colégio Rainha da Paz.O 1º dia de escola do pequenino Catalano foi muito legal e inesquecível, porém um dia quando ele estava na sala de espera, ele estava totalmente entretido na construção de um catelo com aqueles bloquinhos para construção (que todos já brincaram pelo menos uma vez na vida), aí ele tinha feito um castelinho lindo maravilhoso, e quando sua mãe foi buscá-lo a intenção era mostrá-la seu ótimo trabalho a sua mãe, mas quando menos esperava um meninho chutou o seu trabalho que havia demorado uma tarde inteirinha para ser feito. O catalano (sempre muito calmo) deu um tapa na cara do menininho. Catalano foi crescendo e percebeu que não era de ter muitos amigos (até aquela época eram apenas dois no máximo). Quando ainda estava no Rainha da Paz teve uma amizade inesquecível com um garoto chamado Eduardo do mesmo colégio de Catalano, os dois eram como carne e unha. O tempo foi passando e Catalno ia percebendo que era o diferentinho e excluído da turma, mas quando já estava começando o ensino fundamental II teve mais amizades do que esperava, ele havia criado laços inesquecíveis com mais cinco amiguinhos. Tudo ia muito bem, eles eram inseparáveis, mas como nada é perfeito, eles acabaram se distanciando um do outro e Gabriel acabou se cansando de tudo aquilo e se decidiu de mudar de escola em 2013, ele se mudou para o Colégio Notre Dame, onde mais tarde conheceria mais amigos que ele mesmo havia pensado antes de entrar no colégio. A história ainda terá muita continuação, ainda tem muito chão para ser caminhado e muitos sonhos para alcançar, além de muitas escolhas tomar. Mas, por enquanto a biografia de Gabriel Catalano se resume a essa pequeno textinho :)

    Detalhe ignorado pela autora, mas que com certeza deve ser citado: Gabriel ama jogos (principalmente skyrim, fica as vezes até tedioso escutá-lo contando as novas novidades; brincaderinha...), ele também ama The Big Bang Theory e Doctor Who, além de amar Queen e ficar decorando e brincando o "Jogo dos países".

    Jana Viotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana, ficou muito bom o tom de intimidade com que você contou a trajetória do biografado, além de uma perspectiva que foca muito bem a maneira como ele viveu os fatos. Parabéns!

      Excluir
    2. Autobiografia - Gabriel Catalano
      Nasci já estranho e sempre serei assim,mas entre o céu e a terra (ou o parto e a cova) há muito a acontecer. Me chamam de Catalano,sou eu Gabriel Catalano Soldano. Nasci em 17 de abril de 98,e aposto que foi o motivo do Brasil perder a final da copa contra a França. Já nasci cheio de sorte,não? pois piora. Eu fui o primeiro nascimento na minha família em 22 anos de nenhum bebê,então como é de se imaginar,eu só não virei chocalho das minhas avós porque chorava todas as vezes que muita gente vinha me ver. Sempre tive vergonha de muita gente,mas ultimamente venho perdendo esse medo. Continuando com a história,logo minha avó notou minhas covinhas (infelizmente só tenho uma hoje) e desde bebê fui conhecido na família por isso. Fui crescendo,e não posso reclamar nada da minha vida como criancinha. Eu "estudava" em uma escola legal e desde aquela época eu já era meio diferente dos outros. Também se aproveitaram de mim na época - um cara de 7 anos,e eu tinha uns 4 ou 5. Mas nada demais comparado ao que viria. Quando eu cheguei aos 6 anos de idade,mudei de escola,e fui para o Rainha da Paz. Lá a minha vida inteira mudou e grande parte dela foi moldada pelas pessoas de lá. Meu primeiro ano foi relativamente normal,fiz amizades e inimizades também. Como eu sou magro e paciente,de novo se aproveitaram de mim. Me enchiam o saco e me perseguiam,roubavam minhas coisas e me xingavam. Crianças podem ser muito cruéis. Aquilo só parou em um dia que,após construir um castelinho com aqueles blocos de madeira que todos conhecem,um menino da minha sala simplesmente foi lá e o destruiu. bem na hora em que a pessoa que eu queria que visse,minha mãe,chegou. Eu dei um soco na cara do moleque que a sala inteira parou o que tava fazendo. O bullying comigo diminuiu - mas nunca deixou de existir,principalmente pelas minhas costas. Pessoas em que eu confiava falavam mal de mim e eu nem sabia - mas tinha um garoto diferente,de nome Eduardo. eu fui o melhor amigo dele por anos e choramos quando nos colocaram em salas diferentes. Éramos inseparáveis,mas ele foi influenciado pelos babacas da minha escola. (nota: hoje,ele é um religioso conservador que não gosta de colocar suas ideias à prova. eu pelo contráro,sou um ateu liberal que adora discutir qualquer coisa.) Porém,os tempos foram em frente e eu tive uma nova turma - a maior de amigos que posso me lembrar. 12 pessoas - inclusive uma garota em quem investi por dois anos porém não deu em nada - e todos nós nos ajudávamos. Porém, no final do 9º ano eu quis algo novo para a minha vida. eu passei quase 10 anos no Rainha e entrei esse ano aqui no Notre. Como em todos os outros lugares,eu fiz amizades e inimizades. conheci pessoas e pessoas me conheceram,alguns gostaram de mim e outros não. Talvez eu seja só mais um garoto novo que senta no fundo da sala,e talvez assim como no passado eu possa contar as pessoas que realmente se importam comigo nos dedos. Mas isso eu deixo às outras pessoas - vou aproveitar minha vida e ser quem eu quiser. Comecei um namoro no final do ano passado,entrei em uma escola nova,estou mudando a cada segundo. E que venham muito mais anos,felicidades e amigos - coisas muito importantes para a vida de qualquer um. Por enquanto é isso. Lógico que há muito mais a contar,mas agora não. Esse é o conto da minha vida poemista.

      Excluir
  8. Pedro Rodriguez Gonzales Pinto este é o nome da fera, nascido em 1997 na cidade de São Paulo, irmão de Marília e filho de Ana e Antônio. Sua infância tem um principio muito triste que ficou marcado pela morte de seu pai quando tinha mais ou menos 1 ano de idade; mas no ano seguinte chegava um novo membro da família Mario, que até hoje possui o cargo de chefe de família.
    Sua vida como estudante teve como prelúdio na escola Cermac, mas não durou muito tempo, pois aos 4 anos se mudou para Bragança Paulista por questões familiares, onde estudou no colégio Viverde, porém como seu pai trabalhava em São Paulo tiveram de voltar pouco tempo depois. E foi ai que o Notre Dame entrou em sua vida, até hoje pertencendo a ela até hoje.
    Eis que Pedro começou a praticar esportes, primeiro futebol no clube Atlético Pompeia e depois a natação com um tal de EU hahaha. Todavia tanto o lugar em que ele nadava tanto o clube em que ele jogava fechou, sendo uma das grandes decepções de sua vida.
    Sua vida ficou um tanto quanto monótona, mas mal sabia ele que tudo pioraria ao saber após uma viagem com um de seus colegas da escola o seu avô havia morrido. Neste mesmo ano eles venceram um campeonato de futsal pelo time do colégio. E anos depois ganharam muitos outros só que desta vez jogando vôlei.
    Ano passado foi um de seus melhores anos de sua vida, além de fazer uma ótima viagem de formatura COMIGO, ele ainda conhecera Ana, sua atual namorada sem contar que havia se mudado para vila Olímpia pois o seu apto estava a construir.
    Hoje em dia ele está no 1º ensino médio, vive no seu novo apartamento mantem seu contato COMIGO e é isso.... Essa é a história do menino barbudo.
    Vinão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal o seu envolvimento com o texto, Vini! E também não faltaram informações essenciais. Erros principalmente de digitação.

      Excluir
  9. “O nome dela é Jésssssssmica...”-Biografia de Jéssica
    Na madrugada de 21 de agosto de 1997 nascia Jéssica Sousa dos Santos, filha de Elizanete e Sérgio que já eram pais de Jaqueline. Sua irmã, como mais velha, queria ensinar as coisas, quando foi tentar ensinar Jéssica a descer degraus, acabou se descuidando e ela caiu cortando o lábio.
    Era uma criança muito enjoada e quando aos três anos entrou para sua primeira escolinha, a Pimpolho, as professoras passaram um aperto, pois a menina não queria tomar leite que não fosse materno. Ainda aos três anos começou a fazer natação. Na Pimpolho ela ficou até o pré, onde se formou aos 7 anos vestida de Cinderela. Lá também ela celebrou a maioria de seus aniversários.
    Com apenas quatro anos, teve que lidar com o falecimento do seu pai. Logo depois se mudou com sua família para a Pompéia em 2002.
    Fazia cursos de férias, nos quais aprendia a fazer algumas comidas e ia para vários parques. Gostava de assistir Teletubbies, Bananas de Pijamas e programas na TV Cultura.
    Na primeira série foi para o Colégio Passionista Santa Luzia, onde conheceu a autora e ocasionalmente se tornaram melhores amigas. Ela passou a fazer jazz e gostou muito, tanto quanto as aulas de laboratório da Professora Rosa. Saiu de lá na quarta série e entrou no Colégio Notre Dame, escola que a levou na sua primeira viagem de avião e na qual ela descobriu seu gosto por exatas e geografia. Se considera uma boa aluna e prova disso é que nunca pegou recuperação. Faz Inglês extracurricular há 3 anos.
    No seu tempo livre gosta de ler, assistir filmes, tais como Jogos Vorazes (filme e livro), Compramos um Zoológico e Fala Sério Amiga, e ir ao teatro, sendo seu favorito o Teatro Cacilda Becker. Também viaja muito para o interior, onde faz algumas coisas inusitadas, como nadar na parte de Araçatuba do Rio Tietê.
    Suas férias eram divididas, uma parte na casa de cada avó e outra na casa da autora.
    Quando criança amava bichos, teve um gato, um cachorro, vários peixes e um coelho. Chegou a pensar em ser veterinária, mas a ideia foi substituída pela vontade de cursar administração ou economia.
    Por: Mariana Resende nº 21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, você nos dá uma visão muito clara da biografada. Ótimas seleção e disposição dos fatos! Como tom, você alterna entre o espirituoso e o mais comportado: adote o primeiro, pois você se dá bem com ele.

      Excluir
    2. Meu nome é Jéssica não Jésmica!

      Na noite de 21 de agosto de 1997 eu estava vindo ao mundo a pedido de minha irmã mais velha, Jaqueline, mas alguns disseram que foi na madruga. Isso não consta da minha certidão. Sou filha de Elizanete, mais conhecida como Nete, e Sérgio.
      Quando era bebê fui mal acostumada a ter o leite materno, afinal minha mãe estava desempregada, então não queria tomar leite de caixa, além disso ela tinha muito tempo para ficar comigo assistindo, Teletubbies, Bananas de Pijamas entre outros programas infantis, não é a toa que fui para a escola pela primeira vez aos 3 anos. Minha irmã queria ensinar novas coisas para a irmãzinha, mas eu sofri algumas consequências. No dia que ela tentou me ensinar a descer degraus, por culpa de um moço que veio pedir informação, rolei escada abaixo e cortei o lábio.
      Como irmã mais nova sempre seguindo os passos da mais velha aos 3 anos, fui para a Pimpolho, minha primeira escola e foi lá que eu me formei pela primeira vez, foi lá que tive meus momentos vestida de princesa, principalmente em minhas festas de aniversário, cursos de férias, aprendi a cozinhar algumas comidas e me divertia indo em parques. Um ano após entrar na escola existiram momentos muito importantes da minha vida, afinal foi o falecimento de meu pai e a mudança de casa.
      Depois de me formar fui para um colégio maior, Colégio Passionista Santa Luzia, onde encontrei o gosto por exatas, aulas de laboratórios, jazz e conheci minha melhor amiga e de lá sai para entrar no Colégio Notre Dame em 2008, neste tive minha primeira viagem de avião, desenvolvimento na área de geografia e continuava a ter gosto pela matemática e dança. Além de ir a escola há 3 anos faço aula de inglês. Me considero uma boa aluna, pois nunca fiquei de recuperação e espero que assim eu continue!
      Quando não estou na escola nem no inglês, procuro ler, assistir filmes ou reler e reassistir minha coisas favoritas entre eles, Jogos Vorazes, Compramos um Zoológico e Fala Sério Amiga, ao me mudar descobri meu teatro favorito, Cacilda Becker, o visito quando dá. Uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar, já fui a lugares muitos legais do interior, umas das melhores foi ir para Araçatuba e nadar em uma parte do Rio Tietê que lá existe. Não só gosto de fazer isso no tempo livre como também nas minhas férias, porém esta era dividida em passar nas casas de meus avós e de minha melhor amiga.
      Sempre amei animais, tive gato, cachorro, muitos peixes e o último foi um coelho. Este meu gosto veio a ser uma possibilidade de minha profissão, mas isso está fora de questão e agora estou em dúvida entre administração e economia.
      Por Jéssica Sousa nº 18

      Excluir
  10. Biografia de Isabella B.

    Isabella Siqueira Broggio nasceu em São Paulo capital, no dia 17 de julho de 1998, filha de Solange Siqueira e Alexandre Broggio. Ela dividia seu tempo entre morar na capital e em Piracicaba, cidade onde a maior parte da família residia, até o nascimento de sua irmã Camilla, em 5 de setembro de 2001.Então, passou a ter residência fixa na capital, passando apenas finais de semana e férias na cidade da família do pai.
    A partir daí começou uma nova fase da sua vida. Isabella sentia falta dos primos com os quais costumava conviver, mas aos 4 anos entrou em sua primeira escola, Ana Maria Poppovic, na qual permaneceu por 2 anos.
    No mesmo ano em que entrou na escola, seu avô paterno faleceu a duas semanas de seu aniversário, o que a marcou muito, pois ela era muita próxima do avô e não tê-lo comemorando seu aniversário não estava nos seus planos aos 3 anos de idade.
    A Ana Maria Poppovic era uma escola pequena e ela logo teve que mudar para o colégio Notre Dame, no qual estuda até hoje. A primeira (e única) mudança de escola foi marcante em sua vida, uma vez que ela se sentia perdida no começo pelo colégio ser muito maior do que o anterior.
    Em 2011, aos 13 anos, ela realizou seu sonho de infância: viajou com a família para o Walt Disney World na Flórida, Estados Unidos. Lá passou as melhores duas semanas da sua vida, segundo ela, que fez de tudo para ir a todas as atrações.
    Isabella sempre foi fã da série de comédia norte-americana Glee, principalmente da atriz Lea Michele que é uma das maiores fontes de inspiração de Isabella. Primeiramente porque seu pai é judeu ortodoxo e nega a carreira de atriz e cantora da filha até hoje e, mesmo com seu pai contra, ela não desistiu de seguir seu sonho. E mais recentemente, o ator que faz par romântico com Lea na série, Cory Monteith, e namorado da atriz, faleceu de overdose, o que deixou Lea arrasada. Isabella admira muito a força da ídolo, que, mesmo depois de ter passado por tudo isso, continua a protagonizar a série, e a tem como fonte de inspiração.
    Atualmente, ela está no primeiro ano do Ensino Médio e pretende prestar relações internacionais para realizar mais um sonho: conhecer o mundo. Primeiramente ela quer fazer um intercâmbio para os Estados Unidos, por ser um país grande com oportunidades de conhecer lugares inusitados, ou para o Canadá, por conta das paisagens naturais. Depois que ficar um pouco mais velha e adquirir maturidade, ela quer fazer um mochilão pela Europa, para conhecer o continente por conta própria.
    Como todos os adolescentes, Isabella já passou por momentos difíceis, mas também já conquistou parte do que queria. Ela tem seus medos, claro, mas também tem sonhos e desejos que, segundo ela, receberão o máximo de esforço para que se tornem realidade.

    Por: Karen Malzoni, nº19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um texto muito bem escrito, preciso na coleta e transcrição das informações, bastante organizado. Karen, gostei especialmente da transição dos fatos da vida da biografada para seus ídolos e anseios. Parabéns!

      Excluir
    2. É Broggio não Broguio!

      Meu nome é Isabella Siqueira Broggio, nasci e fui criada em São Paulo, capital, no dia 17 de julho de 1998 pelos meus pais Solange Siqueira e Alexandre Broggio, mas por ter muitos parentes em Piracicaba passava quase todos os finais de semana lá. Tudo mudou quando minha irmã nasceu, em 5 de setembro de 2001 então passei a viver aqui na capital passando feriados, finais de semana e férias em Piracicaba.
      Com 4 anos entrei no meu primeiro colégio, Ana Maria Poppovic, foi uma época boa, mas com muitas adaptações em relação a amizades, pois antigamente meus únicos ‘’companheiros’’ eram meus primos. Neste mesmo ano sofri a perda de um parente bem próximo, meu avô materno, bem perto do meu aniversario, situação que eu não esperava tão jovem. Dois anos após esses acorridos entrei no Colégio Notre Dame, onde estou até hoje.
      Em 2011, com 13 anos, realizei um dos meus maiores sonhos de infância, viajar para Disney, foi incrível e muito divertido para mim e toda a minha família, fomos a todas as atrações possíveis, um momento que nunca vou esquecer.
      Um pouco antes de conhecer Walt Disney World, em 2009, conheci um seriado com quem me identifiquei muito, Glee, mas o que mais me chamou a atenção lá foi a atriz Lea Michele uma das minhas maiores fontes de inspiração, que mesmo sendo “rejeitada’’ pelo pai (um judeu ortodoxo que nega a brilhante carreira de atriz e cantora da filha) não desistiu de seus sonhos e ideais. Recentemente Lea sofreu a perda do seu noivo e colega de elenco Cory Monteith, que faleceu após uma overdose, deixando-a arrasada.
      Atualmente estou cursando o primeiro ensino médio, mas já tenho muitos planos para o meu futuro, na faculdade ( apesar de não ter certeza) gostaria de prestar relações internacionais para quem sabe conhecer o mundo. Mas antes disso devo melhorar meu inglês fazendo um intercambio ou para os Estados Unidos em uma cidadezinha bem inusitada ou para o Canadá com aquelas lindas paisagens naturais e quando ficar mais velha vou fazer uma mochilão sem um roteiro pré-determinado, por conta própria pela Europa.
      Como sou uma adolescente, já vivi parte de minha vida, que mesmo com momentos difíceis não me fez desistir de minhas vontades já realizadas. Tenho muitos medos, obvio, mas tenho sonhos e desejos que me farão dar o melhor de mim para conseguir que os torne realidade.
      Isabella Broggio - N° 15

      Excluir
  11. Karen Esbaile Malzoni Rodrigues nasceu em cinco de março de 1998, em São Paulo. Filha de Ariete Esbaile e Wagner Malzoni Rodrigues ela tinha uma vida comum de filha única até completar três anos quando sua primeira irmã, Evelyn, nasceu. No começo tudo era chato, a sua recém-nascida irmã não brincava, passava o dia todo dormindo e quando finalmente acordava, chorava. Mas nem tudo era assim, naquele ano Karen entrou no seu primeiro colégio Hora de Aprender onde conheceu amigas com quem divide segredos até hoje.
    Seus quatro anos chegaram e a maior mudança da sua vida também, a separação dos seus pais foi como se uma luz tivesse se apagado, mas de todas as memórias uma frase se manteve: “divorcio é transformação de uma vida infeliz em duas felizes...” foi isso que a fez entender toda aquela transição. Um ano se passou e em um novo colégio ela entrou, o Colégio Batista Brasileiro era muito divertido, porem por questões econômicas (as coisas não estavam indo muito bem para o colégio) aos nove anos uma fase nova surgiu (novamente)...
    Nessa idade ela entrou no colégio Notre Dame (e de lá ainda não saiu) sentia um friozinho na barriga ao ver como as crianças de lá deveriam ser muito mais independentes que no seu antigo colégio, também nessa época seu pai resolveu se casar novamente e desse desejo surgiu uma duvida: Será que serei aceita nessa nova família? Karen deixou pra lá tudo isso e percebeu que nada seria o mesmo, e a ideia se confirmou quando em 2008 seu pai e sua nova esposa tiveram uma filha, Malu, sua segunda irmã e em seguida, três anos depois, nasce Lorena ( com 13 anos de diferença de Karen).
    Depois de tantos altos e baixos Karen não sabia mais o que estava por vir, no dia de seu aniversario de 14 anos sem muito animo estava pesquisando coisas aleatórias na internet quando sem querer encontrou seu “grande presente” uma banda britânica formada por cinco garotos (bonitinhos até) , recentemente popularizada e com uma música perfeita... Foi paixão a primeira vista, apresentou para suas amigas e, além disso, conheceu novos amigos. Aos 14 também fez a melhor viajem da sua vida, nessa viajem ela ficou cinco dias se divertindo em um resort com seus amigos sem pensar em família, escola, notas só ela e festas.
    Muita coisas fizeram a Karen evoluir de 2012 para 2013 e a cada dia vemos mais e mais os frutos dessa evolução, o amor pela leitura e escrita é só um exemplo entre muitas que cresce a cada dia. Muita coisa ainda estão por vir, pois um ciclo esta prestes a ser fechado e em seguida um outra a ser aberto, direito ou designer de interiores? Quando devo conhecer a tão sonhada cidade de Sydney na Austrália? Quando vou poder dar uma volta no London Eye em Londres? Essas e outras perguntas só poderão ser respondidas nos próximos capítulos desse longo livro sobre a vida e a história de Karen...
    Por: Isabella Broggio n° 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Isabella! Além de bem organizado, claro e informativo, o texto é muito sensível. É uma biografia ancorada nas expectativas da biografada, o que aproxima o leitor, por identificação.

      Excluir
    2. Karen Malzoni - autobiografia

      Eu nasci em cinco de março de 1998, em São Paulo. Filha de Ariete Esbaile e Wagner Malzoni Rodrigues, eu tinha uma vida comum de filha única até completar três anos, quando sua primeira irmã, Evelyn, nasceu. No começo tudo era chato, minha recém-nascida irmã não brincava, passava o dia todo dormindo e quando finalmente acordava, chorava. Mas nem tudo era assim, naquele ano entrei no meu primeiro colégio Hora de Aprender onde conheci amigas com quem divido segredos até hoje.
      Meus quatro anos chegaram e a maior mudança da minha vida também, a separação dos meus pais. Foi como se uma luz tivesse se apagado, mas de todas as memórias uma frase se manteve: “divorcio é transformação de uma vida infeliz em duas felizes...” foi isso que me fez entender toda aquela transição. Um ano se passou e entrei em um colégio novo, o Colégio Batista Brasileiro era muito divertido, porém por questões econômicas (as coisas não estavam indo muito bem para o colégio) aos nove anos uma fase nova surgiu.
      Nessa idade entrei no colégio Notre Dame (no qual ainda estudo). Senti um friozinho na barriga ao ver como as crianças de lá eram muito mais independentes que no meu antigo colégio, também nessa época meu pai se casou novamente e desse desejo surgiu uma duvida: Será que serei aceita nessa nova família? Deixei pra lá tudo isso e percebi que nada seria o mesmo, e a ideia se confirmou quando em 2008 meu pai e sua nova esposa tiveram uma filha, Malu, minha segunda irmã e em seguida, três anos depois, nasce Lorena (com 13 anos de diferença de mim).
      Depois de tantos altos e baixos eu não sabia mais o que estava por vir, no dia de meu aniversario de 14 anos sem muito animo estava pesquisando coisas aleatórias na internet quando sem querer encontrei meu “grande presente” uma banda britânica formada por cinco garotos, recentemente popularizada e com uma música perfeita... Foi paixão a primeira vista, apresentei-os para minhas amigas e, além disso, conheci novos amigos. Aos 14 também fiz a melhor viajem da minha vida, fiquei cinco dias me divertindo em um resort com meus amigos sem pensar em família, escola, notas só em mim e festas.
      Muitas coisas me fizeram evoluir de 2012 para 2013 e a cada dia vemos mais e mais os frutos dessa evolução, o amor pela leitura e escrita é só um exemplo entre muitas que cresce a cada dia. Muitas coisas ainda estão por vir, pois um ciclo esta prestes a ser fechado e em seguida outra a ser aberto, direito ou designer de interiores? Quando vou conhecer a tão sonhada cidade de Sydney na Austrália? Quando vou poder dar uma volta na London Eye, em Londres? Essas e outras perguntas só poderão ser respondidas ao longo dos próximos capítulos dessa história que está começando a tomar forma.

      Excluir
  12. Maria + ana= Mariana Biografia de Mariana

    No dia 5 de julho de 1998 nascia no Hospital São Rafael a primeira e única filha de Luciana e Laércio. Sua primeira festinha foi na cidade natal de seus pais, São João del Rei onde passa parte das suas férias, pois a outra parte passa na casa da autora, pois são muito amigas desde a primeira série.

    Essa vida cheia de mimos, parque da Mônica e Mirmo Zibang acabou aos 2 anos e meio quando foi para a escola pela primeira vez, Colégio Passionista Santa Luzia, e de lá não pretendia sair, afinal lá que estavam todos os amigos, desenvolvimento do gosto pela arte de todas as formas e o desentendimento com as exatas, mas imprevistos acontecem, este foi a falência deste colégio, levando-a estudar com a autora novamente. Mesmo em outro colégio tem boas lembranças da sua infância divertida no antigo, se vestindo de formiga na sua aula de teatro, tocando na bandinha e cantando no coral, porém tem fatores que nunca mudam mesmo em colégios diferentes não deixou de ser boa aluna assim como também o gosto por arte, pelo ao contrário só cresceu quando começou a fazer teatro e aprender literatura.

    Para aprimorar mais seu inglês praticado há tanto tempo resolveu fazer intercâmbio para Paris e Inglaterra, esta foi sua primeira viagem sozinha e para fora do país, como seus amigos queriam se despedir dela fizeram uma festa surpresa. Tudo o que fez e vivenciou não diantou para decidir sua futura profissão, enquanto a decisão não acontece gosta de aproveitar para brincar com sua gata, ler, ver filmes , entre eles os seus favoritos: A mentira e Stuck in love, além de admirar a sua Barbie de 1959 de coleção e lembrar de seu cachorro por três dias e de seus avós.
    Por Jessica Sousa n° 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, você retratou bem a biografada, sabendo focar os principais fatos da vida e aspectos relevantes da personalidade dela. Muito bom! Em alguns pontos, valeria a pena revelar as entrelinhas.

      Excluir
  13. No dia 24 de Maio de 1996, nascia Gabriel da Costa Bezerra, natural de São Paulo, filho de José Luiz e Maria Fátima, irmão de William, Danilo, Eduardo e Fiama.

    Aos poucos ia se revelando um amante por futebol e por sua família. Mas infelizmente sua mãe e seu pai se divorciaram, fazendo com que ele se separasse de um dos dois, e foi do pai que ele se separou. O único da família que morou com sua mãe. Mas depois de um tempo, sua família foi se juntando novamente, e isso fazia Gabriel muito feliz.

    No dia 11 de Julho de 2010, quando ele tinha 14 anos, Maria Fátima faleceu, a mãe de Gabriel descobriu um câncer no intestino, fazendo com que Deus à levasse para um lugar melhor. De fato, o pior dia da vida de Gabriel. Nunca foi visto essa criança tão mal, chorando tanto. Mas ele pensava que ela não gostava de vê-lo assim, fazendo com que ele ficasse um pouco tranquilo.

    Eis que no dia 19 de Março de 2011, a sua avó mais próxima, Olivia falece também, ela era a avó mais próxima desse garoto e ele adorava ela, as causas da doença Gabriel nunca quis saber e não tem vontade de descobrir, mas foi um baque para todos porque o irmão dele, e o Pai de Gabriel estavam brigados, mas esse “falecimento” fez com que eles se resolvessem.

    O pai de Gabriel alugou o flat que ele tem no bairro do Jardins, e Danilo alugou também o apartamento que ele vivia com a Mãe, situado em Pompéia. A família de Gabriel alugou um apartamento perto do antigo em que vivia com a sua mãe. Fiama vive com a mãe em Cubatão e Eduardo vem pra São Paulo apenas para fazer faculdade. O mesmo mora em Cubatão com sua mulher e com seu filho.

    Gabriel Bezerra n°6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, foi muito interessante a forma como você escolheu as informações e as organizou em torno dessas perdas fundamentais que teve. Além de sua história ter ficado clara, o texto ficou muito organizado. O parágrafo final é o único confuso, pois fala de muitas pessoas e moradas.

      Excluir
  14. Biografia de Mateus Kerr
    Eu sou o Mateus ou "Kerr", desde sempre sou estudioso, responsável e tento sempre ser um bom amigo. Tenho vários sonhos e desejos de consumo, e também escrevo algumas vezes alguma coisa que acho interessante num caderninho que eu tenho. Bom vamos começar... quando eu nasci eu tive umas complicações no parto, tiveram que fazer um som bem alto, como uma buzina, para eu acordar, porque quando eu estava na barriga da minha mãe eu tinha simplesmente parado de me mexer. Com 1 ano e 4 dias eu aprendi a andar, o dia está tão preciso, porque no meu aniversário de 1 ano meus pais queriam mostrar a todos que eu já sabia andar, só que eu não andei e passado 4 dias eu comecei a andar, o que digamos que deixou os meus pais um tanto nervosos. Aos 3 tive minha primeira "experiência" com a morte, minha avó, mãe da minha mãe, havia falecido e ela era muito querida, o que me deixou muito triste e acabou me transformando numa criança muito agressiva, mas eu já superei.Com 4 tive um leve acidente, melhor, 2 acidentes, os dois incluindo "quedas", o primeiro foi na cozinha, eu fui de algum jeito brincar no fogão, onde eu fui tentar escala-lo, assim, fiz o fogão cair em cima de mim, meus pais, desesperados e muito preocupados, foram me ver e cuidar de mim, mas incrivelmente eu sai debaixo do fogão como se nada tivesse acontecido, eu sai ileso, logo depois eu deixei meus pais cuidando da cozinha e fui para o meu quarto "brincar" novamente e lá, resolvi tentar pegar um brinquedo no topo de um armário e como ironia do destino novamente outra coisa caiu em cima de mim, dessa vez o armário. Mas experiências a parte, cerca de 5 anos vim para o colégio Notre Dame e aqui estou por quase 11 anos, com 10 anos fui no meu melhor acampamento o de formatura do quinto ano. Nos 8 anos, mais coisas ruins, meu avô faleceu e ele era marido da minha avó que faleceu quando eu tinha 3 anos e no ano seguinte, o meu cantor preferido também morreu, Michael Jackson, eu gostava muito dele, para mim ele era o melhor. Quando tinha 13 fiz uma viagem muito legal com a escola para Ouro Preto e aos 14 tive experiências muito boas uma delas foi que eu beijei pela primeira vez uma garota, digamos que eu tinha (ainda tenho) algumas certas dificuldades para ir falar com uma garota, enfim... e no final dos 14 anos fiz uma viagem de formatura muito boa, a melhor. E com 15 estou no meu primeiro ano do ensino médio e comecei, finalmente, a ser um pouco mais extrovertido, conseguindo me relacionar melhor com as pessoas, melhorei bastante eu era bem travado... Bom, esse é um breve resumo da minha estória espero que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  15. Julia Braconi Bernardes
    Nascida no dia 26 de setembro de 1997 no hospital são Luiz. Houve um pequeno acidente em quanto estava na barriga da sua mãe, o cordão umbilical acidentalmente acabou enrolando-se no pescoço dela e por causa disso foi necessário que nascesse um mês antes.
    Com um ano de idade começou a frequentar uma escolinha do bairro, com cinco anos conheceu sua vizinha, que por acaso estudava na mesma escolinha. As duas passavam o dia inteiro juntas até que chegou a formatura delas e acabaram indo para colégios diferentes. Julia veio para o colégio Notre Dame onde ficou até o quarto ano. No quinto ano ela se mudou para o colégio Sagrado onde conheceu todos os seus amigos. Ano passado ela acabou voltando pro Notre Dame, pretendendo ficar pelo resto do ensino médio. Julia está firme e forte, aproveitando cada dia com seus amigos.
    Gustavo Padalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autobiografia de Julia

      Eu, Julia Braconi Bernardes, nasci dia 26 de setembro de 1997 na cidade de São Paulo. Sempre morei na mesma cidade e no mesmo prédio. Desde meus primeiros anos de vida, convivi com minhas primas e quando nós éramos crianças, brincávamos muito de boneca. Também passei grande parte da minha infância com meus vizinhos do prédio: a gente conversava, brincava de esconde-esconde, jogava futebol e sempre dormíamos um na casa do outro. Eu amava passar a tarde com eles!
      Estudei no Agnus Dei até meus 6 anos. Aos 7 anos, já estudava no colégio Notre Dame e cursava a primeira série do Fundamental. Conheci várias pessoas aqui e o que mais me marcou foram as aulas de ginástica olímpica que fazia nessa escola.
      Em 2007 me mudei para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o qual estudei até abril deste ano, 2013. Fiz várias amizades lá, pois convivi diversos anos com as mesmas pessoas e ainda mantenho contato com eles, sempre marcamos de sair nos finais de semana.
      Este ano retornei para o Notre Dame e estou muito bem aqui. Conheci pessoas novas e reencontrei a maior parte do pessoal que estudou comigo aqui quando ainda tínhamos uns 8 anos. Espero terminar o colegial aqui mesmo e pretendo fazer faculdade de Psicologia. Tenho vários sonhos para realizar nos próximos anos, mas só daqui um tempo é que poderei dizer se realmente consegui.

      Excluir
    2. Boa seleção de informações e organização do texto, Gustavo. O "firme e forte" pode virar uma muleta, cuidado!

      Excluir
  16. Gabriel Rodrigues

    Seu nome é Gabriel Rodrigues , nasceu no dia 28 de janeiro em 1997 . Quando era pequeno , seus pais se separaram e se sentiu sozinho . Mais tarde , começou a ir à escola e a fazer amizades . Sua irmã cresceu e saiu de casa , visando construir sua carreira profissional e se sustentar . Gabriel ganhou sua primeira bicicleta logo após seus pais se separarem , (Iara e Wanderlei). Na sua vida , gosta de jogar no computador e assistir televisão . Gabriel continuou sua escola mas suas notas começaram a cair , assim , repetiu o 7 ano . Tinha problemas em casa com sua mãe , mas nem por isso deixou de estudar , recuperou suas notas e , conseguiu reestabelecer sua relação com sua mãe . Até hoje anda de bicicleta com seu pai e sua irmã , agora sem preocupações .
    Erik Pires .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel Rodrigues
      Nasci no dia 28 de Janeiro de 1997 em São Paulo quando eu nasci minha ja tinha uma irma que cuidava de mim como seu eu fosse um boneco.
      Quando eu era pequeno meu pais se separaram e minha mãe se mudou para o Jaraguá um Bairro com muitos lugares para se divertir conhecer novos amigos e brincar.
      Aos 7 anos eu gostava de andar de bicicleta e futebol todo .Final de semana eu ficava andando de bicicleta o dia inteiro.
      Quando eu repeti o 7 ano fiquei muito chateado e arrependido das coisas q eu tinha feito.

      Excluir
    2. Bom enfoque, Erik. Os três eixos (família, escola, bicicleta) deram coesão ao texto.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Maria+Ana=Eu
    No dia 5 de julho de 1998 minha mãe estava na sala de parto do Hospital São Rafael e meu pai esperando do lado de fora: caso haja dúvida, o pai pode ver o nascimento do seu filho; caso ela persista, sim, o meu não quis entrar. Os dois, como bons mineiros, fizeram minha festa de um ano em São João Del Rei e por lá passei boa parte das minhas férias, a outra parte era na casa da minha melhor amiga Jéssica, que conheço desde a primeira série.
    Com dois anos e meio, o momento mais terrível da vida de qualquer estudante aconteceu na minha vida: o primeiro dia de aula. No Colégio Passionista Santa Luzia, passei um grande pedaço da minha vida, lá comecei a gostar de artes, pois tinha aulas de teatro desde muito pequena e detestar matemática, pretendia não sair, mas a escola faliu quando estava no 6º ano, aparentemente freiras conseguem entrar em dívidas bilionárias. Quando não estava na escola, meus pais me levavam muito ao parque da Mônica e quando não estava em nenhum dos dois gostava de assistir animes como Mirmo Zibang, já que não tinha muitos amigos além dos que via durante a semana, meu refúgio eram desenhos e livros.
    Em 2010 entrei no Colégio Notre Dame, só porque a Jéssica estudava lá, era para eu ter entrado num colégio mais próximo da minha casa, mas quem liga para gastar um pouco mais de gasolina?!
    Lá continuei sendo uma boa aluna, pois, mesmo não gostando de estudar, eu amo aprender. Também me apaixonei pela literatura e pelo teatro que me ajudou bastante na questão da timidez.
    Faço inglês há perder de vista o tempo e para praticar esse ano ganhei de presente um intercâmbio para a Inglaterra e Paris, como foi minha primeira viagem sozinha, não teve outro jeito se não me virar. Foi a melhor experiência que eu já tive e de bônus ganhei uma festa surpresa de despedida.
    Sou muito indecisa, talvez tenha alguma coisa a ver com astrologia, ou não. Não tenho ideia do que quero fazer quando terminar o ensino médio, já quis ser tudo, de médica a astronauta. Mas enquanto escolho, aproveito para tentar fazer de tudo que eu puder, ler todos os livros e ver todos os filmes do mundo (foi assim que descobri meus favoritos, entre eles, A Mentira e Stuck in Love) e tudo mais que a vida possa oferecer, porque, afinal, o que conta são as experiências que você viveu.

    ResponderExcluir
  19. Auto Biografia - Erik N 02


    Nasci no dia 10 de Novembro de 1997 , cresci , quando tinha 5 anos meus pais se separaram , revezo finais de semana desde então . Comecei a estudar em diferentes escolas e isso não me incentivava muito a estudar . Repeti o 9 ano , e percebi que precisava estudar , não poderia falhar na vida . Ganhei meu vídeo game , fiz amizades e tenho tempo pra tudo , quando me organizei , depois de repetir .

    ResponderExcluir
  20. Biografia de Erikk
    • Nasceu em 10 novembro de 1995
    • Pais: Roger, Lucicleidy
    • Não tem irmãos; Gregorio
    • Não tem animais de estimação;
    • Estudou no Colégio Notre Dame;
    • Nasceu na Jamaica, Hospital Santa Catarina;
    • Gosta: de ler.
    • Momento marcante:
    Jogar Habbo
    Repetiu de ano em 2011 9°ano
    Gosta de andar de skate e nem sabe dar ollie e um certo dia caiu e bateu o skate na cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, ficaria mais claro se não escrevesse em tópicos. Por exemplo: para o leitor não fica claro se o biografado nasceu mesmo na Jamaica. A última frase está muito boa!

      Excluir
  21. Biografia de Fernando
    O paulistano Fernando Sonnenburg nasceu no dia 31 de Maio de 1998 no hospital São Luis. Filho de Adelmo e Solveig, e irmão de Ricardo e Leonardo, aos nove meses morou por um bom tempo no Líbano.
    Aos dois de idade, foi para a escolinha Gato Xadrez, onde fazia muita bagunça com seus amigos e praticava esportes, que se apaixonou pelo futebol.
    Anos se passaram, e Fernando se mudou para a escola Alfredo Castro onde conheceu sua melhor amiga, Larissa.
    Atualmente, ele estuda no colégio Notre Dame, pratica aulas de tênis e basquete, faz academia três vezes por semana. E principalmente, namora.
    Nos tempos livres, Fê gosta muito de namorar, ver filme de terror, tocar guitarra e ouvir música.
    Isso é só o começo de uma longa vida que está por vir.
    Por Pamella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa escolha de conteúdo e organização do texto, Pamella. Estratégias interessantes para variar o texto, como "o paulistano", "e, principalmente, namora", "Fê".

      Excluir
  22. Biografia sobre Gabriella de Miranda

    A Gabriella de Miranda, nasceu em 20 de junho de 1998, no hospital santa Catarina, infelizmente em um parto de emergência.
    A primeira escola em que estudou foi “Sininho Encantado” onde ficou por dois anos, Gabriella sempre foi muito apressada, tanto que aprendeu a andar com apenas 11 meses.
    Entrou no colégio Notre Dame com apenas 5 anos, completando nesse ano 10 anos estudando no colégio. 10 anos repletos de conquistas, amizades, derrotas, superações, mas acima de tudo, aprendizado.
    Perguntei a Gabi, como gosta de ser chamada, se lhe agrada o fato de estar a tanto tempo na mesma escola, com muita sinceridade, me respondeu que sim, que ama estudar a 10 anos, e pretende se formar no mesmo colégio, pois nele, conheceu seus melhores amigos, e se sente “em casa”.
    Descobri também que ela adora ver filmes de comédia, e terror, que adora viajar com a sua família e seus amigos.
    Um fato marcante de sua vida, ocorreu em 2005, quando conheceu sua grande amiga, Giovanna Franceschi.
    No ano de 2012, foi viajar com a sua sala para o clube Med, no Rio de Janeiro, como viajem de formatura do 9º ano. Foi muito especial e marcante a viajem, pois passou por momentos extremamente divertidos e diferentes, que jamais esquecerá.
    Por Giovanna Franceschi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escolheu uma boa perspectiva, Giovanna, ao focar principalmente os aspectos da vida relacionados à escola. Ficou boa a sua intromissão no texto revelando a entrevista com a biografada.

      Excluir
  23. Izabela Lopes, neseu no dia 23 de outubro de 1997, no hospital ProMatre. Izabela quando estava na barriga, estava em uma posição ao contraria, isso significa que sua mãe tinha uma gravidez de risco. Por causa disso sua mãe teve que ficar deitada durante sete meses, se não ela perderia Izabela.
    Mesmos com os riscos, Izabela nasceu saudável, com 2,750 kg.
    Izabela fez o seu aniversário de um ano, da minnie. Mas não queria ficar na festa porque era muito barulho, então preferiu
    ficar com seu pai fora da festa.
    Izabela não gostava de comer, ela gostava de brincar com a comida, ela pegava a comida do prato e jogava pela casa inteira.
    Ela demorou para anadar mais falou rápido, sua primeira palavra foi biblí. que significa bíblia.
    Izabela entrou em uma escolinha com um ano, Jacarandá, lá ela aprendeu as primeiras letras.
    Algum tempo depois, Izabela entrou no colégio, São Domingos, lá ela fez as suas primeiras amigas. Mas Izabela teve que se mudar para São Pedro, para sua mãe termina de fazer faculdade, lá ela andava a cavalo, fazia tirolesa, arvorismo, andava de bicicleta entre outras coisas. Infelizmente teve que voltar para São Paulo, pois sua mãe havia terminado a faculdade.
    Izabela voltou para a São Domingos, mas ela não gostava de lá, então decidiu mudar para a escola Teia,. após ela ter se formado na Teia Izabela foi para a Politeia uma escola que era havia acabado de formar, e por incrível que pareça a escola inteira só tinhas seis pessoas.
    Izabela por problemas financeiros teve que ir para uma escola publica, Amorim Lima. A qual ela gostou muito.
    Com catorze anos Izabela foi para o colégio Notre Dame o qual ela esta até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você condensou bem muitas informações, Gabriela, sem deixar o texto confuso com as várias mudanças de ares da biografada. Os erros se concentraram na digitação.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Sara Verri Francisco, nascida no dia 19 de maio de 1998 no hospital Santa Catarina, natural de São Paulo.
    Com um ano de idade Sara fez a sua primeira festinha de aniversario. O tema que foi representado na sua festa foi o looney toones.
    O tempo passou e Sara com três anos de idade ganhou uma irmã, a Raquel!. Nesse mesmo ano Sara ganhou uma bicicleta. (a qual ela deu mais importância).
    Quando completou 4 anos Sara pela primeira vez conheceu a praia, e ficou encantada!
    Bom, quando Sara fez cinco anos ela entrou no colégio Batista.
    Sara ficou no Batista durante cinco anos, pois quando ela completou dez anos ela entrou no colégio Notre Dame.
    Com onze anos Sara começou a se interessar por livros e filmes
    Quando Sara fez doze anos ela recebeu duas surpresas a qual ficou muito ansiosa ela iria para Londres e seu primo mais velho iria se casar.
    Sara quando fez treze anos conheceu o Recife e Ouro Preto, e foi nessa viajem que ela andou pela primeira vez de avião.
    Com catorze anos Sara se formou no ensino fundamental 2 e por causa dessa importante data ela viajou com seus amigos da escola para o Med!
    hoje em dia Sara tem 15 anos. E foi no começo desse ano que Sara conheceu Londres, ela diz que é uma cidade incrivel e maravilhosa.
    Por: Izabela Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela, você faz o leitor acompanhar bem a trajetória de vida da biografada, praticamente ano a ano. Até por isso, seria preciso tentar uma variação no modo de expressar a passagem do tempo, para o texto não ficar repetitivo. Boa tirada a do final do terceiro parágrafo!

      Excluir
  26. Autobiografia
    No dia 9 de abril de 1998 nasceu um bebe chamado Gustavo Nadim Silveira Teles, meu irmão que me deu o nome, escolheu Gustavo pelo simples motivo de ser um pouco parecido com o seu. Então dali em diante, meus pais teriam dois filhos para cuidar, Guilherme (meu irmão) e eu. Quando pequeno, gostava de brincar com meu irmão todos os dias, assistíamos televisão enquanto fazíamos nossas brincadeiras. Este tempo de brincadeiras fui curto, aos 3 anos de idade ingressei no meu primeiro colégio, colégio pentágono onde fiquei por um tempo.
    Minha família é pequena, tanto que tenho apenas um tio e uma tia (irmão do meu pai e irmã da minha mãe) se casaram como meus pais, porem logo se separaram. Não tenho primos, quando fui crescendo fui vendo a importância que tem um primo, alguém que você possa confiar e conversar, no caso tenho um irmão, porém ele não tem a mínima paciência, logo tive que fazer alguns amigos, confesso que apenas aos 8 anos fui conhecer alguém que pudesse me ajudar em tudo, alguém com que eu pudesse contar sempre com sua ajuda. Hoje moramos muito perto um do outro e conversamos praticamente todos os dias.
    Conforme meus amigos cresciam reparei que havia algo de errado comigo, meu ritmo de crescimento era mais lento, sofri muito quando pequeno, era alvo de brincadeiras, não que isso tenha mudado, mas aprendi com meu avô que isso não importava, ele é minha inspiração, era a melhor pessoa do mundo, o único que me entendia da família, faleceu em 2008 desde então cumpro meus objetivos pensando nele.
    Recentemente mudei de colégio, comecei a cursar o ensino médio no colégio Notre Dame. Faltam praticamente dois anos para eu me decidir o que fazer da vida, provavelmente eu de continuidade no que foi iniciado pelo meu avô e hoje administrado pelo seu genro, meu pai. Este ano foi um ano com varias mudanças para mim, um ano difícil, porém as novas amizades que fiz me ajudaram bastante. Algo que penso todos os dias é no meu futuro, mas acho que tudo tem seu tempo inclusive a vida.

    ResponderExcluir
  27. Thiago Buzzo Almodovar nasceu em São Paulo, São Paulo, Brasil em 1998 e faz aniversário dia 26 de novembro. Filho de Adriana A. B. Almodovar e Antônio C. N. Almodovar, é filho único, mas sempre estava junto de seu primo Gabriel.
    Ele sempre foi um menino inteligente. Aos cinco anos aprendeu a ler e aos seis a escrever. Estudou desde seus três anos, primeiramente em uma pequena creche chamada Novo Século e aos seis anos de idade mudou para o Colégio Notre Dame, onde estuda até hoje. Um aluno muito dedicado que sempre tira as maiores notas da sala e gosta muito de ler livros sobre mitologia e aventura.
    Thiago mal chegou a conhecer seu avô paterno, pois o pai de seu pai morreu quando Thiago ainda era muito pequeno. Mas ainda tem contato com sua avó paterna. E mais ainda, com seus avós maternos, onde passa todas as férias escolares.
    Suas coleções favoritas são de livros e de figuras de ação das personagens de seu anime favorito chamado Os Cavaleiros do Zodíaco. Ele não joga muitos jogos de vídeo game ou de computador. Prefere os livros, passando horas e horas lendo.
    Essa é a uma breve história de Thiago, que ainda tem um longo caminho a ser percorrido, e muita história a ser contada.

    por Gabriel Buzzo Albertin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa seleção de informações, Gabriel. O texto também está muito bem estruturado. Como conhece bem o biografado, poderia ter-se soltado um pouco mais, explorando sentimentos compartilhados, divergências, etc.

      Excluir
    2. Autobiografia de Thiago Buzzo Almodovar

      Nasci no dia 26 de novembro do ano de 1998, na cidade de São Paulo, no estado de mesmo nome, Brasil. Sou filho de Antônio Claudinei Nunes Almodovar e Adriana Aparecida Buzzo Almodovar, não tenho nenhum irmão ou irmã, mas como sempre convivi com meu primo de primeiro grau Gabriel, o considero como um irmão.
      Meus primeiros passos foram no Ano Novo de 1999, ao primeiro ano, na casa de minha avó paterna, ao passo que minhas palavras saíram antes dos passos: com dez meses eu já balbuciava algumas coisas.
      Minha primeira escola foi Novo Século, onde entrei com menos de dois anos. Comecei a aprender a ler e a escrever, juntos, quando tinha aproximadamente três anos. Quando era criança, sempre ficava cantando as músicas dos desenhos que assistia, como Caillou.
      Aos cinco anos entrei no Colégio Notre Dame, no Infantil III. Lá, fiz muitos amigos, alguns dos quais mantenho até hoje, mesmo que não estudem mais comigo.
      Quando estava no quinto ano, grandes amigos chegaram, e aconteceu uma grande viagem, onde fomos para o Acampamento dos Pumas, onde passamos cinco deliciosos e divertidíssimos dias. Sempre fui um aluno bem dedicado, e isso foi muito importante a partir do sexto ano, quando as coisas começaram a ficar um pouco mais difíceis.
      No oitavo ano, fiz minha primeira viagem interestadual para Minas Gerais, num estudo de meio com a escola. No nono ano, fizemos uma viagem para o Rio de Janeiro comemorar nossa formatura. Tivemos uma cerimônia para representá-la, e ela foi muito emocionante.
      No ano de 2013, estou cursando o primeiro ano do Ensino Médio na mesma escola, onde estou por dez anos. Novos amigos apareceram, e conservei alguns da "velha guarda". Parece que evoluí em certas coisas, como por exemplo, acho que estou menos tímido do que quando entrei.
      Espero continuar minha vida de um jeito sábio, para que possa aproveitá-la ao máximo.

      Excluir
  28. Gustavo Flauzino da Costa, nasceu no dia 10 de março de 1998 no hospital São Caetano. Sua mãe Marliete Batista Flauzino da Costa e seu pai João Luiz da Costa escolheram este nome porque foi a segunda opção de nome que eles queriam.
    Gustavo quando nasceu já havia uma irmã mais velha chamada Larissa e três anos depois nasceu seu irmão Rafael.
    Quando tinha 5 anos de idade sua cachorroa com o nome Caren morreu isto deixou-o muito triste mas aos 10 anos de idade ganhou outro cachorro com nome de Lucy que fugiu também ficou triste mas depois veio sua cachorrinha Mel que o faz feliz ate os dias de hoje.
    Gustavo teve uma infância muito feliz com seus primos onde mantem contato todo final de semana. Começou a ir para igreja com seis anos onde conheceu seu amigo Pedro onde infelizmente estuda com ele hahaha. Gustavo estudou na escola Limiar onde ficou ate o primeiro semestre do 8° ano do ensino fundamental II depois foi para a escola Pilar onde ficou ate o fim do 9°ano do ensino fundamental. Nunca fez escolinha de futebol nem nada porem sempre foi apaixonado por futebol e seu time de coração é o palmeiras( time ruim) hahaha.
    Gustavo teve sua viagem inesquecível que foi quando foi para Minas Gerais quando foi com seus primos ele adorou muito e sempre viaja para lá.
    Gustavo fez muitas amizades em seu novo colégio e pretende continuar lá ate o fim do ensino médio.


    por Pedro Romero da Silva Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Gustavo Flauzino da Costa, nasci no dia 10 de março de 1998 no hospital São Caetano. Minha mãe se chama Marliete Batista Flauzino da Costa e meu pai João Luiz da Costa escolheram este nome porque foi a segunda opção de nome que eles queriam. A primeira opção era o nome Douglas, más minha avó não conseguia pronunciar o nome corretamente ela pronunciava Drogas então minha decidiu que era melhor colocar Gustavo.
      Quando nasci já tinha uma irmã mais velha chamada Larissa e três anos depois nasceu seu irmão Rafael. Fiquei muito feliz porque finalmente iria ter alguém para brincar de carrinho comigo.
      Quando tinha 5 anos de idade tive uma triste perda com a morte de minha cachorra, pois era muito apegado a ela, mas aos 10 anos de idade ganhei outro cachorro com nome de Lucy que depois de uns anos fugiu de casa e não voltou mais. Tive uma infância muito feliz com meus primos onde mantenho contato todo final de semana. Comecei a ir para igreja com seis anos onde conheci meu amigo Pedro infelizmente hoje estudamos juntos hahaha. Estudei na escola Limiar onde fiquei ate o primeiro semestre do 8° ano do ensino fundamental II depois fui para a escola Pilar onde fiquei ate o fim do 9°ano do ensino fundamental. Nunca fiz escolinha de futebol nem nada porem sempre fui apaixonado por futebol e meu time de coração é o palmeiras(graças a Deus e a meu pai).
      Tive minha viagem inesquecível quando fui para Minas Gerais quando fui com meus primos adorei muito e sempre viajo para lá.
      Fiz muitas amizades em meu novo colégio e pretendo continuar lá ate o fim do ensino médio.

      Excluir
    2. Pedro, você aproveitou bem aspectos marcantes da vida do biografado, como a experiência com os cães de estimação e o gosto pelo futebol. Cuidado com a pontuação, as repetições (várias frases iniciadas pelo nome do biografado) e o uso do "hahaha" (como substitui outras palavras, você acaba não treinando a maneira de inserir num texto, por exemplo, a ironia).

      Excluir
  29. Pedro Romero da Silva Marques nasceu no dia 27 de maio de 1997, filho de Liz Mari da Silva Marques e Edevaldo Aparecido Marques, quando Pedro nasceu já havia uma irmã mais velha.
    Ao completar um ano de idade andou pela primeira vez, ele adorava brincar e era um menino muito tranquilo, quase não dava trabalho para os pais ..eu disse quase!!!!
    Pedro começou a estudar no 3º ano de sua vida, na escola Criança Feliz até os seis anos. Depois foi para o CEU (centro de educacional unificado) até o final da 5º série, no ano seguinte começou a estudar no colégio Notre Dame.
    Quando entrou no colégio Notre Dame seu professor de Educação Fisica o Renato viu que ele tinha muito talento com o voleibol e o chamou para fazer parte de seu time, Pedro ganhou alguns títulos pelo seu colégio que sempre serão guardados em sua memória.
    Com a mudança de escola veio os novos amigos que mantem contato até hoje, Pedro é apaixonado por futebol e torce para o São Paulo F.C sua paixão se consolidou em 2005 quando foi pela primeira vez no estádio de futebol.
    Em 2013 quando engrenou no 1º ano do ensino médio começou a jogar futebol e dessa vez como goleiro e outra vez seu professor desta vez o Thiago viu que ele tinha uma certa habilidade como arqueiro e começou a jogar seu primeiro jogo foi um amistoso contra uma escolinha de futebol da Vila Olimpia desta vez jogou como zagueiro mas viu que preferia jogar no gol. Porém ganhamos o jogo por 9x5 foi uma bela partida. Depois jogou em seu primeiro campeonato onde foram eliminados na 2º rodada kkkk(eu também joguei). E assim foi seu primeiro jogo por campeonato de futebol.
    Hoje aos 16 anos Pedro se considera um menino feliz porque sua infância foi muito aproveitada por ele e por seus familiares, embora o tempo passe estas lembranças vão ficar pra sempre na memória de Pedro Romero da Silva Marques.

    por Gustavo Flauzino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Pedro Romero da Silva Marques nasci no dia 27 de maio de 1997, filho de Liz Mari da Silva Marques e Edevaldo Aparecido Marques, quando eu nasci eu já tinha uma irmã mais velha.
      Quando fiz um ano de idade comecei a andar, eu adorava brincar fui um menino muito tranquilo, quase não dava trabalho para os meus pais .. quase!!!!
      Comecei a estudar no 3º ano da minha vida, na escola Criança Feliz até os seis anos. Depois fui para o CEU (centro de educacional unificado) até o final da 5º série, no ano seguinte comecei a estudar no colégio Notre Dame.
      Quando entrei no colégio Notre Dame seu professor de Educação Física o Renato viu que eu tinha muito talento com o voleibol e me chamou para fazer parte de seu time, eu ganhei alguns títulos pelo seu colégio que sempre serão guardados em minha memória.
      Claro que quando mudei de escola conheci novas pessoas com quem converso ate hoje, eu sou apaixonado por futebol e torço pro o São Paulo F.C meu amor pelo são Paulo aumentou quando fui pela primeira vez no Morumbi.
      Em 2013 ano em que fui para o ensino médio comecei a jogar futebol e dessa vez como goleiro e outra vez meu professor desta vez o Thiago viu que eu tinha uma certa habilidade como arqueiro e comecei a jogar, meu primeiro jogo foi um amistoso contra uma escolinha de futebol da Vila Olimpia desta vez joguei como zagueiro porque já havia muito goleiro mas prefiro jogar no gol. Logo no meu primeiro jogo ganhamos por 9x5 foi uma grande partida minha. Depois joguei no meu primeiro campeonato onde perdi segundo jogo.

      Excluir
    2. Gustavo, a biografia ficou bem organizada, principalmente pelo foco na prática de esportes. A sua participação, como narrador-personagem, também ficou boa. Problemas apenas em pontuação e concordância.

      Excluir
  30. Biografia de Giovanna Franceschi
    Nasceu em uma calorosa noite de verão, dia 30 de outubro de 1997.
    Giovanna aprendeu a falar com 10 meses e a andar com um ano e dois meses. Como ela mesma diz ela não anda ela desfila.
    Tem problemas de fonética, a famosa “língua presa”.
    Com 5 anos sofreu de pânico noturno. em decorrência desenvolveu “bruxismo” que tem até hoje.
    No ano de 2005 entrou no colégio Notre Dame, onde esta ate hoje, e pretende ficar.
    Sempre foi uma boa aluna, bom digamos que não tanto. Mas sempre rodeada de belos amigos, e não eram poucos, porem era excluída por ser gótica e emo, foram fases difíceis para ela.
    Ela com todo seu jeitinho alternativo conquistou alguns corações durante essa caminhada.
    Nesse ano esta envolvida com um jovem, jovem repetente. E uma amor conturbado e de fases, mas assim vai. E há de dar certo.
    Por Gabriella de Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella, a escolha do conteúdo foi boa. Também ficou claro o seu toque pessoal, que indica a proximidade entre biógrafa e biografada.

      Excluir
  31. Biografia de Gustavo Nadim Silveira Teles

    Gustavo Nadim Silveira Teles nasceu em 1998, no dia 09 de abril, na cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome. Filho de Marcelo Silveira Teles (engenheiro químico) e Elisabeth Nadim Silveira Teles (pedagoga), tem como irmão mais velho Guilherme Nadim Silveira Teles (cursante de direito) e uma adorável cadela de nome Maggie. É um garoto magro e baixinho, cabelos e olhos escuros. Usa óculos.
    Já percorreu um longo caminho por escolas: passou pelo Colégio Pentágono, pelo Colégio Bakhita, pelo Colégio Santa Marcelina e atualmente estuda cursando o 1° ano do Ensino Médio no Colégio Notre Dame onde já arrumou novos e grandes amigos. Seu aprendizado começou aos dois anos, e aos cinco já sabia escrever; um ano depois, aos seis, ele já sabia ler.
    Gosta de algumas coisas típicas de menino, como jogar videogames, e usar o computador, além de brincar muito com sua cadela. É muito dedicado no que se refere à escola, tanto em relação às provas quanto aos trabalhos, porém algumas vezes relaxa em algumas situações, onde fica brincando ao invés de trabalhar. É muito fiel a seus amigos e amigas, algumas das quais se tornaram suas namoradas.
    Tem uma grande e boa relação com seus pais e irmão, os adora muito. Passa muito tempo com eles, quando não está na escola estudando ou com seus amigos. No esportes, ele prefere vôlei, e adora jogar truco com seus amigos, algumas vezes durante a aula. Às vezes, perde um pouco a cabeça, e fica bravo, mas exceções à parte, vive sorrindo e divertindo as pessoas ao seu redor. Espero que a história de Nadim continue tão boa quanto alguns pequenos pontos aqui relatados, e que tenha muito sucesso no resto de sua (por enquanto) jovem vida.
    Por: Thiago Buzzo Almodovar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto organizado e bem escrito, Thiago. Boa ideia ter incluído uma breve descrição física no primeiro parágrafo. A segunda metade do texto está mais próxima de um gênero chamado perfil, pois se afasta um pouco da narração de momentos específicos da vida do biografado.

      Excluir
  32. Biografia Lucas França

    Lucas França, nasceu dia 18 de novembro de 1997. Quando Lucas completou 1 ano de idade ele foi morar na casa de seu avós com a sua mãe
    Aos dois anos começou a estudar no colégio Mundo Melhor, onde conheceu Gustavo Padalino, e até hoje eles estudam juntos no colégio Notre Dame
    Colegio Notre Dame começou a fazer parte da sua vida em 2005, quando conheceu Pedro Rodriguez e Mateus Kerr as únicas amizades que ele manteve daquela época . Aos trancos e barrancos Lucas chegou ao sexto ano onde conheceu seu amigo Vinicius, Pedro Ferrari e Natalia Cardoso
    No sétimo ano, infelizmente, ele perdeu sua avó e no oitavo ano ele perdeu seu vo
    No nono ano Lucas começou a tocar bateria, consequentemente criou uma banda, até hoje sem nome. Ao chegar no final do nono ano Lucas foi para sua formatura (pois é, ele conseguiu),no club MED com a Forma Turismo,foi a melhor viagem de sua vida
    Ao chegar no primeiro ensino médio ele reencontrou seu melhor amigo Pedro Ferrari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trajetória do biografado ficou bem clara, Pedro. Bom enfoque, o destaque dado aos melhores amigos. Alguns erros sugerem a necessidade de revisão após a digitação.

      Excluir
  33. Biografia de Pedro Ferrari


    Pedro Ferrari nasceu em 5 de setembro de 1997, no Hospital São Luis.
    Seu primeiro colégio foi o criança ativa onde conheceu alguns de seus atuais amigos. O seu melhor amigo de la chamava-se Rafael. Aos 4 anos entrou no colégio Santa Clara.
    Seu próximo colégio foi o Notre Dame, onde estudou até o sétimo ano, ele saiu devido a problemas com notas.
    Depois foi para o colégio Lema fazer a reclassificação e acabou ficando la mesmo, no lema, Pedro Ferrari conheceu isabela, uma de suas grandes amigas.
    Após sair do Lema, não tinha mais colégio para ir, logo ele voltou para o seu antigo colégio Notre Dame onde reencontrou seus amigos, Lucas, Vinicius, Pedro e fez novos amigos, Luiza, João, Jones e Gabriel Bezerra. Após alguns meses, Ferrari conquistou Gabriella Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa organização do texto, focando a vida na escola, Lucas. Alguns trechos, por não terem maior explicação, podem ser interpretados de modo pejorativo: "acabou ficando lá mesmo", "não tinha mais colégio para ir". Atenção ao uso das maiúsculas em nomes próprios.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Autobiografia de Gabriel Buzzo Albertin

    Nasci em 18 de junho de 1998. Sou paulistano, paulista e brasileiro. Filho de Márcia L. Buzzo e Carlos J. Albertin.
    Sempre fui uma criança muito calma. O fato que mais marcou a minha vida foi, quando eu tinha cinco anos, a separação de meus pais.
    Aos seis anos entrei no Colégio Notre Dame, onde estudei durante dez anos. Sempre estive ao lado de meu único primo de primeiro grau Thiago. Temos apenas cinco meses de diferença e estudamos juntos até hoje.
    Minha primeira viagem para fora do estado de São Paulo foi para Santa Catarina, mas já viajei para Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há um mês atrás, fiz uma viagem para o exterior. Fui para Orlando, Flórida, EUA conhecer os parques da Disney.
    Hoje, estou terminando de cursar a primeira série do ensino médio e acredito que ainda terei muitos anos de estudo e, principalmente, de vida pela frente.

    Por:
    Gabriel Buzzo Albertin

    ResponderExcluir