Informem, como comentário a esta postagem, o endereço do blog produzido e o nome dos integrantes do grupo. O conteúdo a ser avaliado será o que constar nos blogs às 23h59 de quarta-feira, 16/4/2014.
Durval, eu criei meu blog. Eu sou o Gustavo e a minha dupla é o Rafael. O link do lindo e maravilhoso blog é http://projetoextraordinariogussegis.blogspot.com.br/ Só que eu não entendi o que é para fazer na crônica, por isso removi meu comentário antigo...
Gustavo e Rafael, sempre que vocês receberem as orientações dos projetos por escrito, o tema que vai guiar toda a reflexão é o que está escrito no começo. No caso do "Extraordinário", é este texto: "Em 'Extraordinário' somos levados a refletir sobre o que temos de diferente e de comum com aqueles que nos cercam, e sobre a necessidade de não pararmos no nosso preconceito". A profa. Lúcia conversou com vocês sobre esse assunto, procurando ajudá-los a pensar na questão do preconceito e das deformidades interiores (de caráter). Agora, vocês devem pensar numa crônica em que, pela situação vivida pelos personagens, deem uma resposta a estas perguntas que completam o tema: "Que atitudes suas ampliam o abismo entre você e o 'outro'?" (ou seja, o que vocês costumam fazer que só piora a sua relação com as outras pessoas, especialmente aquelas com que vocês não se identificam muito) e "com que ações você ajuda a construir uma ponte?" (ou seja, o que vocês fazem para melhorar esses relacionamentos, para não excluir o outro?). Revejam os exemplos de crônica do nosso livro, e podem usar algum deles como referência para construir a sua.
Resposta a Gustavo e Rafael Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Ótimo emprego do narrador-personagem. Situações e sensações verossímeis (que acontecem mesmo na vida real). Texto fluente. NEGATIVO: Deve-se digitar sempre um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). A frase "E agora... Já sei!" é do narrador: tirem o travessão. SUGESTÃO: O final ficou bem melhor, mas vocês desistiram totalmente da mudança de atitude por respeito pelo outro, optando pela mudança por medo (de cometer um crime); haveria um meio-termo?
Resposta a Maria Isabel e Camilla Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Boa início do texto, mostrando uma situação antes de explicá-la. Ótimo uso do discurso direto. Reação surpreendente do personagem apresentada de modo claro e com muita densidade reflexiva. NEGATIVO: O "Beeeeeng" (semelhante ao inglês) poderia ser "Biiiiing" (mais comum em português). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes de dizer "por favor" ou do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Mas era só brincadeira, diretora!"; o vocativo, ou apelativo, é "diretora"). SUGESTÃO: Como comentei em sala, eu mexeria só um pouco no final (talvez realmente apenas na última frase, que começa com "Além disso"), pois sabemos que algumas pessoas resistem a se associar a quem é "protegido" pelas autoridades da escola, e isso gera um outro tipo de bullying; como mostrar isso também, sem perder a solução positiva do desfecho?
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Ótimo uso do narrador-personagem. Reflexão clara, expressa com naturalidade. NEGATIVO: Pontuação (rever vírgulas e pontos de interrogação que estão faltando). Erros de digitação em nome e apelido de personagem. Repetição de argumento no antepenúltimo e no penúltimo parágrafos. SUGESTÃO: Vocês acenaram com a questão de uma pessoa poder ser deformada por dentro, mas não aproveitaram mais isso no texto: talvez seja por aí que possam evitar repetir um argumento, como apontei antes. Eu também mudaria o parágrafo final, pois o texto é uma crônica, que não precisa ter uma conclusão; como terminá-la, deixando a questão ainda aberta?
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Bom uso do discurso direto. Sequência de fatos bem clara. NEGATIVO: Alguns saltos de linha desnecessários. "Fantástico" (programa de TV) com letra minúscula. Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Lomás, olhe para você"; o vocativo, ou apelativo, é "Lomás"). O correto é "cala a boca", "toda a minha vida" (com "a" no meio) e "E daí". O título não expressa a ideia central do texto. SUGESTÃO: O parágrafo final já foi alterado, como sugeri em aula, mas ainda poderia ficar melhor. Dá a impressão de que o aviso do funcionário foi apenas o cumprimento de uma obrigação e de que o desespero da irmã é só pelas consequências para o colégio: afinal, temos ali o corpo de uma criança! Ou vocês intensificam essa ideia de que o menino morto é tratado como nada, até pela escola, ou pensam melhor no fim.
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: O início caracteriza muito bem a situação. Bom uso do narrador-personagem. NEGATIVO: "Flashback on" e "Flashback off" são frases, e por isso devem começar com maiúscula e terminar com ponto. Erros de digitação. "Saí" e "caí" têm acento; o correto é porta "afora" (uma palavra só) e "consigo mesma"; "por que", em perguntas, é separado. Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Detalhe estranho: quem anda por aí carregando uma navalha? (meeedo!) SUGESTÃO: Como disse na sala de aula, eu mudaria o final, a partir da fala que se inicia com "Pode confiar". Seria mais interessante, a meu ver, que a personagem se convencesse pelo exemplo, e por isso valeria a pena que Jack contasse rapidamente as coisas por que passou; pensem bem, vocês acham que só falar com a diretora pode resolver todo o problema do bullying?
Oi Durval, sou eu o Lucas Biondi número 19, a minha dupla é o Stéfano numero 27 e esse é o nosso blog http://extraordinariogaroto.blogspot.com.br/. O Stéfano removeu o comentario duas vezes porque ele não conseguiu por o link do blog. Obrigado, abs.
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Bom uso do narrador-personagem. Interessante declaração sobre os amigos no primeiro parágrafo: em poucas palavras, diz tudo sobre a história. Ótima caracterização dos personagens. NEGATIVO: "Mais baixo até que os garotos do 2º ano": mas não sabemos em que ano o personagem está. Escrevam os números por extenso. O correto é "todo o meu lanche" (com "o" no meio) e "cheguei à seguinte conclusão" (com crase) e "saí" (com acento). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). O fim desmende o começo. SUGESTÃO: Como comentei em sala, o final da crônica traz uma solução que anula a observação inicial do personagem, de que não tem amigos. Eu mudaria o final, deixando a situação menos definida, pois o começo é bem mais sugestivo; como vocês poderiam manter o mesmo nível de reflexão, sem ter de escrever o tradicional "final feliz"?
Oi Durval eu sou o Leonardo Evangelista numero 18, a minha dupla é o Tomas numero 28 e o nosso blog é http://omeninoextraordinario.blogspot.com/2014/04/august-era-um-menino-com-uma-otima.html.
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: O personagem do livro é bem caracterizado. NEGATIVO: O texto não é uma crônica, e sim um resumo da descrição do personagem feita ao longo do livro. SUGESTÃO: Vocês devem rever os exemplos de crônica que temos no livro de Português, escolher um de que gostem mais e procurar imitar o jeito como ele é escrito. Usar o mesmo personagem do livro "Extraordinário" não é obrigatório; vocês podem criar uma situação parecida ou que lembre questões discutidas no livro.
Oiee^^ Sou a Isa, nº 13 e a minha dupla é a Júlia Contesini, nº 15. Nosso blog é: http://xtraordinarycutiedreamers.blogspot.com.br/ Por enquanto, sua decoração está feia, mas com o passar do tempo TALVEZ melhore... kkk
Oi Durval, sou o Matheus Granai e minha dupla é o André ( números 1 e 21) o link para o blog é http://44567899.blogspot.com.br/ lá tem a sua crônica e uma parte de ciências que tem a haver com o livro. O blog está sem Layout mas em breve terá um próprio.
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Boa apresentação do personagem. Bom uso do discurso direto. NEGATIVO: Pontuação (façam uma revisão cuidadosa). A crônica não fica boa com este começo: "Esse texto se trata de"; falem diretamente do personagem. Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Mãe, eu não aguento mais..."; o vocativo, ou apelativo, é "mãe"). Escrevam os números por extenso. Falta inicial maiúscula em nomes próprios. "Deixava quieto" é uma gíria que não combina com o modo como vocês escreveram a crônica. O correto é "zoando" (com "o"), "bullying", "não venho mais à escola" (com crase). Não dá para entender a última frase. SUGESTÃO: Eu repensaria o final. O começo dá a ideia de um garoto ainda vivo, e está melhor do que o fim do texto. Poderia até ser uma tentativa de suicídio; será que as pessoas se tocariam e mudariam um pouco a sua postura?
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Ótimo início: "Aqui quem lamenta". Excelente ideia de escrever a crônica em forma de diário. A proximidade das datas dos registros referentes à obtenção da vaga na escola, a confirmação do emprego e a demissão deixaram bem nítida a decepção vivida pela personagem. NEGATIVO: Erros de digitação (comeram "s", partes de palavras e espaços). O correto é "há seis meses" (verbo "haver"), "este ano" (com "t"). Pontuação (a vírgula nunca pode separar quem age do verbo; p. ex.: "Meu filho mais novo tem..", sem vírgula). Não é preciso pôr "uns bacanas" entre aspas, já que quem escreve é alguém que usa essa gíria normalmente. O verbo "conseguir" é muito usado, às vezes repetidamente. SUGESTÃO: Eu mudaria a data de alguns registros, pondo mais dias entre o de 27 e o de 28 de julho, e talvez semanas ou até meses entre o penúltimo e o último, para evidenciar, nos dois casos, as dificuldades enfrentadas (com isso, teriam também de mexer no início da última frase).
Oi Durval, eu sou a Melissa Rodrigues (n°23) e a minha dupla é a Gabriela Bento (n°9). O link da nossa crônica é esse -> http://olhextraordinario.blogspot.com.br
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Título sugestivo. Bom uso do narrador-personagem. Ótima caracterização dos sentimentos da personagem. NEGATIVO: Fica melhor "minha higiene" (no singular). O correto é "cheguei à escola" (com crase). Erros de digitação; por exemplo, "rio" (em vez de "ri", mais ou menos no meio do texto), "eu nem o seu nome" (falta o "sei"). SUGESTÃO: Percebe-se que alguma coisa leva a personagem a ser maltratada, mas o motivo não fica claro. Como ela já se acostumou a isso, dá a impressão de que o viveu em muitas outras ocasiões. Como vocês poderiam dar ao leitor uma pista do que leva a essa rejeição tão grande?
Avaliação da crônica (Produção de Texto) POSITIVO: Ótimo início, com diálogo antes da apresentação formal do personagem. Bom uso do narrador-personagem. Bom uso da ironia e do tom bem-humorado. Narrativa bem organizada. NEGATIVO: Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Vamos, Jack, você vai se atrasar"; o vocativo, ou apelativo, é "Jack"). Pontuação em geral (falta em alguns casos). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). No ponto em que vocês dizem "Para deixar claro eu não era feio...", a frase ficará melhor se os verbos todos estiverem no presente, como na descrição anterior. O correto é "mais real" (digitação), "bem-vindos" (com hífen), "tinha vários adolescentes" ("ter", no sentido de "haver", não vai para o plural), "Sra. Doods", "turminha... começou", "o porquê de ela", "silêncio", "útil", "por quê?", "sério", "atrás" (acento), "durante este dia" ("este", com "t"), "comecem", "zoava", "brutamontes" (sem hífen), "gota d'água". Nos diálogos, é melhor usar "disse" do que "falou", e também variar com outros verbos. SUGESTÃO: O texto está entre crônica e conto (acho até que tendendo mais para o segundo caso). Como está bem certinho, porém, tenho receio de pedir alguma alteração, a não ser, talvez, no título, para que expresse algo mais além da identidade do personagem; comparando com as outras crônicas que vocês leram, lhes vem alguma ideia para um último ajuste?
Durval o título da crônica foi alterado para O menino "robô". Eu não entendi direito como é que é para fazer agora, é para alterar só os erros ortográficos, ou também é para alterar a crônica em si? E se for para refazer a crônica como eu posso fazer para ela ficar parecendo mais uma crônica do que um conto?
Matheus, eu queria que vocês analisassem um pouco outros exemplos de crônica e tentassem imaginar alguma alteração, pois não quero "enquadrar" os textos num esquema muito rígido. De qualquer forma, não acho que sejam necessárias mudanças amplas, mas sim ajustes. Eu faria assim: copie o texto para uma nova postagem, para não perder o antigo, e faça inicialmente as correções ortográficas; depois, vamos pensando nas próximas semanas na questão conto x crônica. Como gostei muito do texto, gostaria que o expuséssemos na Mostra Científico-Cultural, em outubro, com outras crônicas da turma.
Durval, eu criei meu blog. Eu sou o Gustavo e a minha dupla é o Rafael. O link do lindo e maravilhoso blog é http://projetoextraordinariogussegis.blogspot.com.br/
ResponderExcluirSó que eu não entendi o que é para fazer na crônica, por isso removi meu comentário antigo...
Gustavo e Rafael, sempre que vocês receberem as orientações dos projetos por escrito, o tema que vai guiar toda a reflexão é o que está escrito no começo. No caso do "Extraordinário", é este texto: "Em 'Extraordinário' somos levados a refletir sobre o que temos de diferente e de comum com aqueles que nos cercam, e sobre a necessidade de não pararmos no nosso preconceito".
ExcluirA profa. Lúcia conversou com vocês sobre esse assunto, procurando ajudá-los a pensar na questão do preconceito e das deformidades interiores (de caráter). Agora, vocês devem pensar numa crônica em que, pela situação vivida pelos personagens, deem uma resposta a estas perguntas que completam o tema: "Que atitudes suas ampliam o abismo entre você e o 'outro'?" (ou seja, o que vocês costumam fazer que só piora a sua relação com as outras pessoas, especialmente aquelas com que vocês não se identificam muito) e "com que ações você ajuda a construir uma ponte?" (ou seja, o que vocês fazem para melhorar esses relacionamentos, para não excluir o outro?).
Revejam os exemplos de crônica do nosso livro, e podem usar algum deles como referência para construir a sua.
Durval, aqui está o link do meu blog: http://camiema.blogspot.com.br/. A nossa dupla é Maria Isabel e Camilla.
ExcluirObrigado Durval, eu fiz a crônica e já postei no blog, agora só falta você avaliar ou dar suas opiniões...
ExcluirResposta a Gustavo e Rafael
ExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
POSITIVO: Ótimo emprego do narrador-personagem. Situações e sensações verossímeis (que acontecem mesmo na vida real). Texto fluente. NEGATIVO: Deve-se digitar sempre um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). A frase "E agora... Já sei!" é do narrador: tirem o travessão. SUGESTÃO: O final ficou bem melhor, mas vocês desistiram totalmente da mudança de atitude por respeito pelo outro, optando pela mudança por medo (de cometer um crime); haveria um meio-termo?
Resposta a Maria Isabel e Camilla
ExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
POSITIVO: Boa início do texto, mostrando uma situação antes de explicá-la. Ótimo uso do discurso direto. Reação surpreendente do personagem apresentada de modo claro e com muita densidade reflexiva. NEGATIVO: O "Beeeeeng" (semelhante ao inglês) poderia ser "Biiiiing" (mais comum em português). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes de dizer "por favor" ou do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Mas era só brincadeira, diretora!"; o vocativo, ou apelativo, é "diretora"). SUGESTÃO: Como comentei em sala, eu mexeria só um pouco no final (talvez realmente apenas na última frase, que começa com "Além disso"), pois sabemos que algumas pessoas resistem a se associar a quem é "protegido" pelas autoridades da escola, e isso gera um outro tipo de bullying; como mostrar isso também, sem perder a solução positiva do desfecho?
Oi durval a minha dupla é a bárbara e eu (Evelyn) números 2 e 7, aqui está o link http://extraordinarionotredame.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Ótimo uso do narrador-personagem. Reflexão clara, expressa com naturalidade. NEGATIVO: Pontuação (rever vírgulas e pontos de interrogação que estão faltando). Erros de digitação em nome e apelido de personagem. Repetição de argumento no antepenúltimo e no penúltimo parágrafos. SUGESTÃO: Vocês acenaram com a questão de uma pessoa poder ser deformada por dentro, mas não aproveitaram mais isso no texto: talvez seja por aí que possam evitar repetir um argumento, como apontei antes. Eu também mudaria o parágrafo final, pois o texto é uma crônica, que não precisa ter uma conclusão; como terminá-la, deixando a questão ainda aberta?
Durval aqui é o joao e minha dupla e o henrique renno o link do nosso blog esta aqui
ResponderExcluirhttp://joaoerenno.blogspot.com.br/2014/04/cronica.html
Avaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Bom uso do discurso direto. Sequência de fatos bem clara. NEGATIVO: Alguns saltos de linha desnecessários. "Fantástico" (programa de TV) com letra minúscula. Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Lomás, olhe para você"; o vocativo, ou apelativo, é "Lomás"). O correto é "cala a boca", "toda a minha vida" (com "a" no meio) e "E daí". O título não expressa a ideia central do texto. SUGESTÃO: O parágrafo final já foi alterado, como sugeri em aula, mas ainda poderia ficar melhor. Dá a impressão de que o aviso do funcionário foi apenas o cumprimento de uma obrigação e de que o desespero da irmã é só pelas consequências para o colégio: afinal, temos ali o corpo de uma criança! Ou vocês intensificam essa ideia de que o menino morto é tratado como nada, até pela escola, ou pensam melhor no fim.
Oi durval aqui e a Sabrina a minha dupla e a Raquel numeros 25 e 26, aqui esta o link http://sabrinaeraquel.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: O início caracteriza muito bem a situação. Bom uso do narrador-personagem. NEGATIVO: "Flashback on" e "Flashback off" são frases, e por isso devem começar com maiúscula e terminar com ponto. Erros de digitação. "Saí" e "caí" têm acento; o correto é porta "afora" (uma palavra só) e "consigo mesma"; "por que", em perguntas, é separado. Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Detalhe estranho: quem anda por aí carregando uma navalha? (meeedo!) SUGESTÃO: Como disse na sala de aula, eu mudaria o final, a partir da fala que se inicia com "Pode confiar". Seria mais interessante, a meu ver, que a personagem se convencesse pelo exemplo, e por isso valeria a pena que Jack contasse rapidamente as coisas por que passou; pensem bem, vocês acham que só falar com a diretora pode resolver todo o problema do bullying?
Oi Durval, sou eu o Lucas Biondi número 19, a minha dupla é o Stéfano numero 27 e esse é o nosso blog http://extraordinariogaroto.blogspot.com.br/. O Stéfano removeu o comentario duas vezes porque ele não conseguiu por o link do blog. Obrigado, abs.
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Bom uso do narrador-personagem. Interessante declaração sobre os amigos no primeiro parágrafo: em poucas palavras, diz tudo sobre a história. Ótima caracterização dos personagens. NEGATIVO: "Mais baixo até que os garotos do 2º ano": mas não sabemos em que ano o personagem está. Escrevam os números por extenso. O correto é "todo o meu lanche" (com "o" no meio) e "cheguei à seguinte conclusão" (com crase) e "saí" (com acento). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). O fim desmende o começo. SUGESTÃO: Como comentei em sala, o final da crônica traz uma solução que anula a observação inicial do personagem, de que não tem amigos. Eu mudaria o final, deixando a situação menos definida, pois o começo é bem mais sugestivo; como vocês poderiam manter o mesmo nível de reflexão, sem ter de escrever o tradicional "final feliz"?
Oi Durval eu sou o Leonardo Evangelista numero 18, a minha dupla é o Tomas numero
ResponderExcluir28 e o nosso blog é http://omeninoextraordinario.blogspot.com/2014/04/august-era-um-menino-com-uma-otima.html.
Avaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: O personagem do livro é bem caracterizado. NEGATIVO: O texto não é uma crônica, e sim um resumo da descrição do personagem feita ao longo do livro. SUGESTÃO: Vocês devem rever os exemplos de crônica que temos no livro de Português, escolher um de que gostem mais e procurar imitar o jeito como ele é escrito. Usar o mesmo personagem do livro "Extraordinário" não é obrigatório; vocês podem criar uma situação parecida ou que lembre questões discutidas no livro.
Oiee^^
ResponderExcluirSou a Isa, nº 13 e a minha dupla é a Júlia Contesini, nº 15.
Nosso blog é: http://xtraordinarycutiedreamers.blogspot.com.br/
Por enquanto, sua decoração está feia, mas com o passar do tempo TALVEZ melhore... kkk
Avaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirInfelizmente, a crônica não foi publicada no blog. Em aula, cheguei a ver uma parte do texto.
Oi Durval, sou o Matheus Granai e minha dupla é o André ( números 1 e 21) o link para o blog é http://44567899.blogspot.com.br/ lá tem a sua crônica e uma parte de ciências que tem a haver com o livro. O blog está sem Layout mas em breve terá um próprio.
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Boa apresentação do personagem. Bom uso do discurso direto. NEGATIVO: Pontuação (façam uma revisão cuidadosa). A crônica não fica boa com este começo: "Esse texto se trata de"; falem diretamente do personagem. Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Mãe, eu não aguento mais..."; o vocativo, ou apelativo, é "mãe"). Escrevam os números por extenso. Falta inicial maiúscula em nomes próprios. "Deixava quieto" é uma gíria que não combina com o modo como vocês escreveram a crônica. O correto é "zoando" (com "o"), "bullying", "não venho mais à escola" (com crase). Não dá para entender a última frase. SUGESTÃO: Eu repensaria o final. O começo dá a ideia de um garoto ainda vivo, e está melhor do que o fim do texto. Poderia até ser uma tentativa de suicídio; será que as pessoas se tocariam e mudariam um pouco a sua postura?
Oi Durval, aqui é a Laura, n° 17,minha dupla é a Julia Padberg,n° 16.O link do nosso blog é http://julauextraordinario.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Ótimo início: "Aqui quem lamenta". Excelente ideia de escrever a crônica em forma de diário. A proximidade das datas dos registros referentes à obtenção da vaga na escola, a confirmação do emprego e a demissão deixaram bem nítida a decepção vivida pela personagem. NEGATIVO: Erros de digitação (comeram "s", partes de palavras e espaços). O correto é "há seis meses" (verbo "haver"), "este ano" (com "t"). Pontuação (a vírgula nunca pode separar quem age do verbo; p. ex.: "Meu filho mais novo tem..", sem vírgula). Não é preciso pôr "uns bacanas" entre aspas, já que quem escreve é alguém que usa essa gíria normalmente. O verbo "conseguir" é muito usado, às vezes repetidamente. SUGESTÃO: Eu mudaria a data de alguns registros, pondo mais dias entre o de 27 e o de 28 de julho, e talvez semanas ou até meses entre o penúltimo e o último, para evidenciar, nos dois casos, as dificuldades enfrentadas (com isso, teriam também de mexer no início da última frase).
Oi Durval, eu sou a Melissa Rodrigues (n°23) e a minha dupla é a Gabriela Bento (n°9). O link da nossa crônica é esse -> http://olhextraordinario.blogspot.com.br
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Título sugestivo. Bom uso do narrador-personagem. Ótima caracterização dos sentimentos da personagem. NEGATIVO: Fica melhor "minha higiene" (no singular). O correto é "cheguei à escola" (com crase). Erros de digitação; por exemplo, "rio" (em vez de "ri", mais ou menos no meio do texto), "eu nem o seu nome" (falta o "sei"). SUGESTÃO: Percebe-se que alguma coisa leva a personagem a ser maltratada, mas o motivo não fica claro. Como ela já se acostumou a isso, dá a impressão de que o viveu em muitas outras ocasiões. Como vocês poderiam dar ao leitor uma pista do que leva a essa rejeição tão grande?
Oi Durval, minha dupla é eu (matheus gomes n°22) e cauê arias n°6. o link do nosso blog é http://extraordinariamenteespecial.blogspot.com.br/
ResponderExcluirAvaliação da crônica (Produção de Texto)
ExcluirPOSITIVO: Ótimo início, com diálogo antes da apresentação formal do personagem. Bom uso do narrador-personagem. Bom uso da ironia e do tom bem-humorado. Narrativa bem organizada. NEGATIVO: Algumas vírgulas são obrigatórias, como antes ou depois do vocativo (pessoa a quem o personagem se dirige, p. ex.: "Vamos, Jack, você vai se atrasar"; o vocativo, ou apelativo, é "Jack"). Pontuação em geral (falta em alguns casos). Em alguns pontos falta um espaço separando o travessão do texto (em vez do hífen, pode-se obter o travessão com ALT+0151). No ponto em que vocês dizem "Para deixar claro eu não era feio...", a frase ficará melhor se os verbos todos estiverem no presente, como na descrição anterior. O correto é "mais real" (digitação), "bem-vindos" (com hífen), "tinha vários adolescentes" ("ter", no sentido de "haver", não vai para o plural), "Sra. Doods", "turminha... começou", "o porquê de ela", "silêncio", "útil", "por quê?", "sério", "atrás" (acento), "durante este dia" ("este", com "t"), "comecem", "zoava", "brutamontes" (sem hífen), "gota d'água". Nos diálogos, é melhor usar "disse" do que "falou", e também variar com outros verbos. SUGESTÃO: O texto está entre crônica e conto (acho até que tendendo mais para o segundo caso). Como está bem certinho, porém, tenho receio de pedir alguma alteração, a não ser, talvez, no título, para que expresse algo mais além da identidade do personagem; comparando com as outras crônicas que vocês leram, lhes vem alguma ideia para um último ajuste?
Durval o título da crônica foi alterado para O menino "robô". Eu não entendi direito como é que é para fazer agora, é para alterar só os erros ortográficos, ou também é para alterar a crônica em si? E se for para refazer a crônica como eu posso fazer para ela ficar parecendo mais uma crônica do que um conto?
ExcluirAh, e as alterações são para ser feitas até quando?
ExcluirMatheus, eu queria que vocês analisassem um pouco outros exemplos de crônica e tentassem imaginar alguma alteração, pois não quero "enquadrar" os textos num esquema muito rígido. De qualquer forma, não acho que sejam necessárias mudanças amplas, mas sim ajustes. Eu faria assim: copie o texto para uma nova postagem, para não perder o antigo, e faça inicialmente as correções ortográficas; depois, vamos pensando nas próximas semanas na questão conto x crônica. Como gostei muito do texto, gostaria que o expuséssemos na Mostra Científico-Cultural, em outubro, com outras crônicas da turma.
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