quinta-feira, 23 de outubro de 2014

1EM: Biografia

Escreva uma breve biografia de um colega da turma. Para isso, siga estes passos:

1) converse durante alguns minutos com seu colega, tendo como tema os momentos mais marcantes da vida dele; tome notas;

2) a partir das informações obtidas, faça uma pesquisa para encontrar elementos que complementem a história de vida de seu colega: acontecimentos históricos paralelos, condições da sociedade em que ele viveu, informações sobre seu local de nascimento e os lugares onde residiu e estudou, curiosidades ligadas a suas preferências, etc.;

3) redija o texto no Word ou em outro processador de texto, salvando-o entre uma aula e outra em seu e-mail ou num pendrive; em corpo 12, o texto deve ter entre 25 e 50 linhas;

4) ao final, cole o texto como comentário a esta postagem, dando-lhe um título, seguido dos dizeres: "Biografia de [nome do colega], escrita por [seu nome]".

O texto deve ser postado até quinta-feira, 23/10/14*.

* Os passos de 1 a 3 já foram dados em aula pela maioria dos alunos; são reproduzidos aqui para conferência e também como ajuda a quem estiver atrasado no desenvolvimento da atividade.

27 comentários:

  1. O menino que sonha alto
    "Biografia de Gustavo Flauzino da Costa, escrita por Hugo Achmar Silva"

    Gustavo Flauzino da Costa nasceu em São Caetano no dia 10 março de 1998, no mesmo ano da copa do mundo que ocorreu na França, que acabou ganhando a copa daquele ano e infelizmente deixando o Brasil em segundo lugar (vice campeão). Mas sempre morou em São Paulo. Hoje mora no bairro Jardim Imperador na zona leste de São Paulo, é um bairro no distrito de Sapopemba, na Zona Sudeste da cidade de São Paulo, no Brasil. No bairro, está localizada a escola de samba Combinados de Sapopemba.
    Sempre estudou perto de sua casa, só que a partir de 2013 (no primeiro ano do ensino médio) começou a frequentar o colégio notre dame que é um pouco longe de sua casa, ele queria encontrar uma oportunidade de estudo e de melhor educação. Neste mesmo ano reprovou o ano letivo, mas deu a volta por cima e vai passar nesse ano de 2014.
    Gustavo quer ser veterinário, pois desde pequeno se interessou por animais e sempre gostou de cuidar deles. Pretende prestar a faculdade de medicina veterinária da USP ou uma faculdade do mesmo curso em Piracicaba.
    Seus hobbys são jogar futebol, videogame. Seu time do coração é palmeiras, torce para o mesmo desde quando nasceu. Sempre quando dá para ir para os jogos Gustavo vai, adora ir ao Pacaembu com seu pai e seu irmão menor. Rafael é seu menor companheiro, tem 13 anos e sempre acompanha Gustavo aonde pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Vários nomes próprios sem inicial maiúscula. Repetições (na menção à Copa, na caracterização do bairro). Frase final confusa. POSITIVO: Relações externas: copa, escola de samba (embora não explore se há relação com o biografado), futebol/estádio. Expressão de desejos do biografado: melhor educação, ser veterinário, hobbies, gosto pela companhia do pai e do irmão.

      Excluir
  2. GAROTA DIVERTIDA

    Biografia de Beatriz Nilsen, por Gabriella Monteiro

    Beatriz Villena Nilsen é uma garota que eu pude perceber que é determinada, estudiosa, perfeccionista, que ama seus amigos e seus familiares, tem um sonho de ser atriz ,se forma em engenharia e morar em Nova York. E além do mais é a minha melhor amiga
    Que nasceu em 20 de junho de 1999 em São Paulo, Brasil e morra no mesmo apartamento desde que nasceu e prefere ser chamada de Bia não de Nilsen como todos a chamam. E filha de uma professora inglês e de um gerente de vendas.
    Seu animal preferido é cachorros ela ate tem um, suas matérias preferidas são historia e física as quais ela acha que são suas melhores notas aonde são as minhas piores , prefere livros invés de revistas ,suas roupas favoritas são da forever 21 e é fã da Katy Perry. E já foi no show do Justin Bieber( o qual eu morro de inveja) , Katy Perry, Miley Cruys e do High School Musical . Sua viaja favorita foi pra comemorar seus aniversario de 15 anos onde foi com a família para Miami.
    Atualmente estuda no Notre Dame na mesma sala que eu , mas já estudou no Bakhita e no Global.
    Quando se trata de sua alma gêmea ela diz que quer que ele se pareça como o Capitão América o qual ela acha o super gato , que não a decepcione e cumpra suas promessas.
    Já sua atividade favorita é ter momentos só dela, ler e assistir filmes com as amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Muitos erros de digitação (indica que a revisão não foi feita ou foi apressada). Alguns problemas na pontuação. Uso incorreto de pronomes relativos como "onde" e "o qual" (locução pronominal). POSITIVO: Perspectiva pessoal: a autora "aparece" na biografia, com suas impressões como amiga da biografada. Muita informação (datas, nomes, locais). Equilíbrio entre o mundo exterior e interior da biografada.

      Excluir
  3. Um Garota que se Renova
    Uma Biografia de Lina Alejandra por Beatriz Nilsen
    Olhar para frente e sempre, e nunca desistir. Acho que seria uma boa frase para descrever Lina Alejandra Parra Cifuentes, nascida dia 25 de abril de 1999 em Bogotá, na Colômbia. Uma taurina sincera segundo ela, sempre fala o que pensa, é sempre muito persistente, reservada , não muito aberta a todos e mentalmente estável, dificilmente muda suas opiniões. Se é algo positivo ou negativo, apenas é uma de suas definições.
    Com a cabeça em dois mundos, ou melhor, dois países. A Colômbia e o Brasil são os dois portos seguros para a nossa Biografada. Sua origem e sua infância mostram a parte familiar dela, enquanto o presente amigável e com os olhos no futuro mas sempre feliz e confiante. Lina se mudou sem saber para o Brasil com apenas sete anos de idade, a saudade da família foi o pior segunda ela e o melhor conhecer uma nova cultura e experiências e novos amigos.
    Superação? Que nada. Teve todo o apoio possível quando se mudou para aqui. E ao longo do tempo se mostrou evoluindo. “Sempre estamos evoluindo de corpo e pensamento” Me contou Lina, apesar de ser reservada. Outra mudança? Bem mudar de escola Estudou em duas escola na colômbia, antes de vim morar no brasil. Atualmente estuda do Colégio Notre Dame, para ela o colégio é uma parte de sua família, pois estuda nele deste que se estabeleceu no Brasil.
    Lina também tem varias preferencias. Como os seus hobbys, ler, desenhar e ver filmes, como no caso os senhor dos anéis, que é uma trilogia favorita. Sua mãe como sua inspiração e a artes sua paixão. Não tem uma comida preferida, Mas Madri é sua cidade favorita.
    Lina, diferente do que ela era quando chegou no Brasil, pois se diz uma nova menina com novas ideias e pensamentos. Sempre Tentando e persistente como ela me falou “Se você não tentou não diga que é impossível”. Parece que o infinito é apenas o começo para a nossa Estrangeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Erros de digitação e algumas frases truncadas (o que indica necessidade de revisão mais atenta). Pontuação às vezes confusa, quebrando ideias que deveriam ser uma só ou unindo outras que precisariam ser separadas. POSITIVO: Estilo da escrita, ressaltando trechos do depoimento da biografada e usando perguntas retóricas, entre outros recursos. Apresentação da biografada em torno de uma característica-chave (o fato de ser estrangeira), sem deixar que isso se torne um estereótipo.

      Excluir
  4. A menina das artes
    Biografia de Isabella Lugli, escrita por Lina Alejandra
    Regina Lucia Pinto Martins com Zildar deram origem a Regina Lucia Martins Lugli, eAna Lugli com Flavio deram origem a Ricardo Lugli. Ricardo e Regina deram origem a uma bela menina chamada Isabella Martins Lugli e a seu irmão Guilherme Martins Lugli.
    Isabella nasceu no dia 31/03/1999 no hospital São Luiz em São Paulo, Brasil. E Cresceu na Caiowaá, mas atualmente mora na Rua Tamabi nº67, Água Branca.
    Isa gosta de cantar, tirar fotos, tocar piano e comer panquecas, mas não gosta de ser pressionada, de mentiras, de chantagem e pudim.
    Ela é uma menina que não têm inimigos e que vive cheia de amigos. Mas infelizmente brigou com alguns deles. Mas como todos têm os amigos mais especiais, seus melhores amigos, que são: Julia Rafanti, Lucas Falosca, Matheus Kerr e Pedro Bandeira.
    Na infância de Isabella aconteceram muitas coisas, mas só vou falar das mais marcantes para ela. Aos três anos de idade ela quase se afogou, ela estava perto da borda da piscina e o pai dela começou a falar (brincando) “Vou te pegar!” e ela começou a ir para trás e caiu na piscina, por sorte o pai a pegou. Outro dia ela estava passando em frente de uma casa e um cachorro saiu correndo atrás dela e quase a atacou, mas seu cachorro a defendeu.
    O dia mais especial para ela é 14/06, porque foi o dia que ela ficou com o Vinicius, seu atual namorado. Segundo ela ele é atencioso, romântico, carinhoso, cuidadoso, ele é o namorado dos sonhos.
    Alguns fatos sobre Isa são que Lana del Rey, Renato Russo e Demi Lovato são seus ídolos, ela quer seguir a carreira de jornalista, adora pandas e sua cidade preferida é Madrid, Espanha.
    Essa é a Isabella, e se querem saber mais dela falem com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Uso repetido do "mas" no terceiro e no quarto parágrafos. Uso da primeira pessoa no quarto parágrafo, que não corresponde à maneira de narrar usada no resto do texto. POSITIVO: Modo de introduzir, partindo da árvore genealógica. Identificação das características da biografada misturando diferentes temas (por exemplo: mentiras, chantagem e pudim...).

      Excluir
  5. Biografia de Isabella Lugli por João Vitor

    A Isabella Martins Lugli nasceu em São Paulo, no hospital São Luís no dia 31 de Março de 1999, tem um irmão que se chama Guilherme. A sua cor favorita é amarelo.
    Tem um papagaio, um pássaro e um cachorro. Os seus principais ídolos são o Renato Russo e a Cássia Eller porque ela adora as músicas deles.
    Os seus pais se chamam Ricardo e Regina, a melhor viagem que já fez foi para a Espanha e para a França com a sua madrinha.
    O seu principal sonho é ser reconhecida pela sua voz. Ela namora atualmente. A sua melhor amiga se chama Julia Raffanti.
    Os acontecimentos mais marcante na sua vida foi o fato de quase morrer afogada quando criança e ter sido atacada duas vezes por cachorros enquanto era criança.
    Ela adora livros, é destra, tem uma paixão enorme por crianças e animais.
    Não gosta de falsidade e atitudes infantis.
    Coisas aleatórias sobre a Isabella:
    Comida que gosta: Gosta de panqueca
    Comida que não gosta: Tomate
    Um sentimento: Alegria
    Um dia: 29/12
    Um animal: Panda
    Um lugar: Starbucks
    Um nome que gosta: Elis
    Um nome para o filho: Marina
    Um ator/atriz: Johnny Deep
    Uma profissão: Escritora
    Um país: França
    Uma bebida: Frapuccino
    Uma comida: batata frita
    Uma matéria que gosta: História
    Uma qualidade: Atenciosa
    Um defeito: É muito desligada
    Medo: Escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: O tempo todo as informações são apresentadas sem a preocupação do autor de conectá-las, o que culmina com a lista de "coisas aleatórias" ao final, sem uma retomada para a amarração do texto. POSITIVO: A grande quantidade de características sobre a biografada, que compõem uma espécie de mosaico.

      Excluir
  6. Quebrando barreiras
    ´´Biografia de Lucas Henrique Lopes da Silva escrita por Pedro Bandeira´´

    Lucas Henrique Lopes da silva nasceu no dia 2/6/1999 no hospital são luís. Estudou no colégio Emece até o 5°ano, e depois foi para o colégio Notre Dame. Lucas tem uma família constituída por seu pai Wilson sua mãe Magali e sua irmã Tathyane. Um fato curioso sobre Lucas foi que no ano em que nasceu fato curiosos aconteceram como: Fernando Henrique Cardoso iniciou seu segundo mandato como presidente da república, e George Bush ex- presidente dos EUA ganhou notoriedade após os atentados de 11 de setembro.

    Aos seus 7 anos de idade Lucas realizou seu sonho que sempre foi ir para Disney, Sempre gostou de viajar conhecer culturas línguas diferentes comidas e etc. Um tempo depois foi descoberto que ele continha dislexia uma doença muito comum que afeta mais de 45% dos Brasileiros. Mesmo assim ele enfrentou todas as suas dificuldades e seguiu em frente.

    Sempre gostou de todo tipo de música, mas seu estilo favorito desde sempre foi sertanejo. Seus maiores ídolos são Jorge e Matheus uma dupla que cantam o estilo musical sertanejo e o famoso ator Adam Sandler.
    Mas na sua vida inteira sempre teve seu pai como ídolo e sempre o admirou como pessoa. Hoje em dia Lucas continua no colégio Notre Dame no primeiro ensino médio, foi apelidado de Porpeta seu melhor amigo (é o próprio escritor), tem uma namorada chamada Carol Macedo.

    Após o colégio Lucas pensa em se formar na USP como professor bem sucedido de física, e pensa em morar fora do Brasil. Além disso pensa em abrir uma empresa de ajuda para idosos na área da informática para aprenderem a usar novos recursos e sempre se manterem atualizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Erros de digitação e algumas frases truncadas ou com repetições (é preciso fazer uma revisão final mais atenta). Informação histórica incorreta no primeiro parágrafo. POSITIVO: Boa quantidade de informações, revelando diferentes tipos de características. Finalização com dois desejos realizáveis que ajudam a revelar a personalidade do biografado.

      Excluir
  7. Deixa a vida me levar
    Bibliografia de Pedro Bandeira, escrito por Lucas Henrique
    Pedro Capuano de Brito Bandeira nasceu na cidade de Recife (Pernambuco) no hospital Albert Sabinno dia 3 de maio de 1999. Pedro morou em Recife por um ano enquanto seu pai Cristiano De Brito Bandeira trabalhava na cidade e sua mãe Silvia cuidava dele.
    Após um ano em Recife, Pedro volta para a cidade onde seus familiares moravam em SP. A mãe do Pedro cuidou e zelou por ele ate os 3 anos quando iniciou sua vida na escolar , na escola Santos Anjos. Depois desse colégio Pedro foi para colégio Vera Cruz. Enquanto Pedro estava neste colégio teve a felicidade de ter uma irmã mais nova que se chama Roberta Capuano de Brito Bandeira. Pedro adorava brincar com sua irma pequena e a amava mais que tudo.
    Depois de quase 3 anos no colégio Vera Cruz ele e sua irma foi estudar no colégio Rainha da Paz. No colégio Rainha da Paz ele fez muitos amigos e amigas ele estudou por 4 anos nesse colégio e logo depois veio na metade do ano no colégio Notre Dame onde um dos primeiros amigos de era Lucas mais conhecido por ele como Porpeta eles dois ficaram muito amigos. Os dois neste colégio passaram varias coisas aprontaram muita coisas juntos.

    No ana de 2014 Pedro complete o final do 1 ano do Ensino Medio com varios amigos e amigas com uma em espesial chamda Camila Martins amiga da Carol Macedo (namorada do autor) onde os dois corneia as namoradas com a melhor amiga delas chamada Alexia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Envolvimento do biógrafo no relato, em tom de farra, causa dúvida sobre a veracidade do que é contado. Imprecisões na linguagem levam a ambiguidades: em que cidade o biografado morou? (na capital ou em algum município do interior de SP?); ele "amava" a irmã ou ainda a ama? POSITIVO: Uso dos relacionamentos (família, amigos, namoro) como eixo para contar a vida do biografado. Boa manutenção da linha de tempo.

      Excluir
  8. João Vitor, escrito por Isabella Lugli

    João Vitor Lima Sousa, (15), ou JV, filho de Maria das Graças de Lima e Marcos Niro Sousa, nasceu aqui em São Paulo mesmo, no dia 29/7/1999 na maternidade Santa Marina. Tem uma irmã mais velha.
    João é um bom aluno, sua matéria preferida é geografia, e a que não gosta é literatura.
    Fatos aleatórios: é canhoto, gosta de olhar mapas e admira aviões; uma coisa que não suporta é idiotice das pessoas. Comida preferida: Comida italiana; uma comida que não suporta: Feijão preto; um sentimento: Raiva; uma data qualquer: 24/08; um animal: Elefante; um lugar: Montanha; um nome: Adalberto; um nome que você colocaria no seu filho: Rafael; um ator/atriz: Tom Cruise; uma profissão: Astronauta; um país: Chipre; uma bebida: Itubaina; alguma coisa que gosta de comer: Batata frita; uma matéria: Geografia; um nome de mulher: Fátima; uma qualidade: Bilíngue; um defeito: Muito desinteressado; um lugar interessante: Senado; maior(es) medo(s): Cobra, assistente de telemarketing; filme predileto: Borat; Cor predileta: amarelo.
    De acordo com as pesquisas, como a maioria das pessoas que estão no 1°EM, João Vitor nasceu em 99, ou seja, passou pelo terror de presenciar o mundo acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: A lista de fatos aleatórios fornece uma série de "peças" importantes para montar o perfil do biografado, mas a tarefa fica quase toda por conta do leitor. POSITIVO: Boa quantidade e qualidade de informações. Fecho criativo, ressaltando os recursos de escrita que a autora domina.

      Excluir
  9. Sonhadora
    Biografia de Isabella Lugli, escrita por Victor Hugo Serrano.
    Isabella Martins Lugli nasceu no dia 31 de março de 1999, em São Paulo, no hospital São Luiz, foi criada na Caiowaá, mas hoje mora na Água Branca. Seus pais se chamam Ricardo e Regina, também tem um irmão chamado Guilherme.
    Isabella é uma menina que gosta de muita coisa, por exemplo, sua avó é a pessoa que mais admira, gosta de cantar, tirar foto, comer panqueca, crianças, ler livros, amarelo e viajar, a melhor viagem feita por ela foi para Espanha, pois lá comemorou seu aniversário. A maioria das pessoas que gostam das coisas, também odeia certas coisas, a Isabella não é diferente, não gosta de estudar, a matéria que mais odeia é física, não gosta de tomate, não gosta de pessoas falsas, tanto com ela quanto com os amigos.
    Ela é uma menina que da muita atenção para os amigos, sua melhor amiga se chama Julia, melhor amigo não tem, pois tem vários amigos. Tem 4 bichos de estimação.
    Essa menina tem vários sonhos, mas os principais são: ser reconhecida por sua voz, pois ela canta muito bem, e seguir a profissão de jornalista.
    Não é atoa que ela gosta de cantar, pois seus ídolos são Renato Russo e Demi Lovato. Na sua infância ocorreram muitas coisas marcantes para ela até hoje: quase morreu afogada, com 3 anos de idade, e também quando foi atacada por cachorros.
    No dia 31 de março, além de ser comemorado o aniversário de Isabella, também é comemorado alguns acontecimentos de anos antes do nascimento dela, como: Inauguração da Torre Eiffel em 1889, O horário de verão entra em vigor nos Estado Unidos pela primeiras vez em 1918 e também é o dia que o Golpe Militar de 64, no Brasil, derruba o presidente João Goulart. Muitas comemorações, num dia tão especial, para a família de Isabella, para os amigos dela e principalmente para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: A linguagem imprecisa em alguns pontos pode gerar ambiguidades ("comer panqueca, crianças"...) ou ideias confusas ("a maioria das pessoas que gostam das coisas, também odeia certas coisas"). POSITIVO: Qualidade e quantidade de informações. Vínculo de referências históricas à data do aniversário, dando a possibilidade de concluir o texto da forma escolhida.

      Excluir
  10. Hugo Achmar Silva
    Escrita por: Gustavo Flauzino.

    Hugo achmar Silva nasceu no dia 30 de maio de 1998, justamente no ano da copa do mundo de 1998 que ocorreu na França, infelizmente o Brasil não consegui-o conquistar o titulo daquela edição perdemos para o país anfitrião na final, isso gerou uma certa tristeza nos brasileiros más não para a dona Suzane e para o seu Caio que naquele ano recebeu umas das suas maiores alegrias a vinda ao mundo do primeiro filho deles.
    Hugo passou a infância no bairro de Moema e sempre estudou no colégio Notre Dame desde pequeno já adorava o mundo dos carros de corrida ainda mais quando ganhou um mini bug no qual andava na praia quando viajava para lá nas férias, mudou-se para o bairro Sumaré no qual mora até hoje, mas mesmo com o passar dos anos a paixão que Hugo tinha por carros só aumentou uma boa parte por causa do seu Caio pai do Hugo que sempre correu de kart e acabou passando essa paixão para o filho, logo Hugo tomou gosto pelas quatro rodas e hoje participa de corridas de kart que é a sua grande paixão.
    Hugo também gosta de fazer outras coisas como andar de skate com os amigos as vezes jogar uma bolinha para descontrair e gosta muito de ficar com os amigos hugo sonha em ser um piloto de corrida mas como ele mesmo diz " Ser trabalhador é o que importa".
    São Paulo, 23 de Outubro de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Erros de digitação e pontuação quase inexistente, provavelmente ligados à falta de revisão final ou a uma revisão muito apressada. POSITIVO: Ênfase dada à paixão pela corrida de carros, como eixo em torno do qual outros elementos se acrescentam. Bom final, empregando o depoimento do biografado.

      Excluir
  11. Biografia de Noel Bielecki escrita por Beatriz Nascimento.

    Noel, mas ele detesta e prefere que o chamem de Leon, por quê? Porque além de ser exatamente o nome dele ao contrário é o nome de um dos seus personagens preferidos do filme O Profissional.
    Mas vamos começar do início. Noel nasceu no dia 26 de setembro, as exatas oito horas e oito minutos da manhã do ano de 1999, um libriano muito teimoso por sinal. Seu tipo sanguíneo é O positivo.
    Quando tinha aproximadamente quatro anos depois de uma série de exames, para detectar o que causava um cansaço constante, acabou descobrindo 2 furos no meio do coração. Então quando completou 12 anos ele fez a operação para fechar os dois buracos. Após a operação Noel começou a se inteirar mais com seus pais, que para ele, foi o ano em que descobriu quem eram seus pais.
    Noel é um garoto muito orgulhoso em ter os pais que tem e é extremamente arrogante quando se trata de música, pois seu pai é crítico. No seu tempo livre, Noel gosta de ouvir música, procurar tatuagem e ler quadrinhos, seu herói preferido é o Batman. Não é um cara religioso, mas, como todo adolescente, adora endeusar algum artista e colocar todas as suas expectativas sobre. É uma pessoa bem fechada que se destaca pela forma que gesticula e sua presença marcante, ele é muito preciso quando fala, é uma daquelas pessoas gosta de falar sobre tudo, entende sobre várias coisas e pesquisa muito sobre assuntos que gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Algumas frases mal estruturadas, especialmente em torno dos conectivos (primeira do primeiro parágrafo, última do terceiro, terceira do último). POSITIVO: Bom equilíbrio entre fatos e traços de personalidade. Descrição precisa tanto das características exteriores quanto das interiores.

      Excluir
  12. Aos olhos de Bia Nasc
    Por Noel Bielecki

    Beatriz Nascimento Cogo nasceu dia onze de julho de mil novecentos e noventa e oito, no Hospital Santa Catarina, as dezenove horas e dez minutos.
    Desde pequena Beatriz, ou como prefere ser chamada, Bia sempre se interessou pela arte, quando pequena começou a fazer aulas de teatro, coisa que a fez se identificar muito ao seu pai Oswaldo, por ele ter feito teatro também.
    Aos onze anos de idade, vivenciou a morte de seu avo Moacir , o que foi um grande choque para ela, ela não sabia como era perder alguém, ainda mais alguém como seu avo, que era bem próximo a ela, tentava aceitar a sua morte, de acreditar que ele não estava mais la, ainda achava que ele estava la.
    No mesmo ano tinha que fazer uma apresentação de Ballet no qual tinha que fazer uma estrela, ela ficou com receio, não sabia fazer e ainda, toda vez que tentava machucava seu braco, falou que não iria fazer a estrela durante a apresentação, iria desistir de faze-la. Ate que seu pai pediu para ficar a sós com Bia, falo para ela como fazer estrela era algo fácil. Ele se levantou e fez a estrela, provando-o para ela como era algo fácil, disse que se ele conseguia fazer isso com 54 anos, ela conseguia fazer muito mais, o que a motivou a aprender e a fazer a apresentação.
    Outra coisa que marcou sua vida foi a sua primeira desilusão amorosa, o garoto do qual ela gostava usou ela para que ele pudesse ''ficar'' com sua melhor amiga. Isso fez com que ela amadurecesse, parasse de pensar que as pessoas sempre seriam boas com ela.
    No ano seguinte foi viajar com seus pais para o Rio Grande do Sul, Gramado. Foi uma ótima viajem a três, comeram muito chocolate, tanto que sua mãe engordou 3 quilos. Aprendeu muito sobre seu pai, já que ele nasceu lá.
    Ano passado ela repetiu de ano, por não saber lidar com pessoas, por não saber como não ligar para as opiniões alheias. E que essa repetição fez com que ela se amadurecesse nesse sentido.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Imprecisões na pontuação e em alguns usos de conectivos. A linha de tempo poderia ser mais explícita para o leitor (já que você teve o cuidado de situar acontecimentos em sequência: aos onze anos, no mesmo ano, no ano seguinte). POSITIVO: Bom uso de minirrelatos para caracterizar momentos fundamentais. Relação clara entre os acontecimentos e as marcas que deixaram na biografada.

      Excluir
  13. Filho de Luciano Valentino e de Carla Valentino, Leonardo Valentino nasceu dia 10 de novembro de 1996, na cidade de São Paulo, SP. Quando pequeno estudou no colégio Alvorecer, ficou até o meio do ano de 2012, quando mudou para o colégio Notre Dame, onde estuda até os dias de hoje. Atualmente Leonardo vive na cidade de São Paulo com seus pais e irmãos Gabriela Valentino e Henrique Valentino. Leonardo tem como paixão des de pequeno, seu time de futebol, palmeiras. Ele ama esse time, sabe tudo e não perde nenhum jogo. Tem tambem um trauma muito grande com borboletas, e não consegue chegar perto de nenhuma.Algumas preferencias de Leonardo são, sua cor preferida azul, faz muitas coleções e seu esporte favorito é a academia. Ele tem muita facilidade com desenhos e rimas, coisas que adora fazer. Sim, ele tem muitos tiques, um mais estranho que o outro. Leonardo é uma pessoa muito carinhosa e divertida, ele adora fazer os outros sorrirem e fazer amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Não tem título e indicação inicial da biógrafa e do biografado. Não há divisão em parágrafos. O texto poderia conter mais informações. POSITIVO: Algumas características peculiares são bem destacadas. A frase "sim, ele tem muitos tiques, um mais estranho que o outro" revela um bom recurso expressivo da autora que poderia ser mais explorado.

      Excluir