quinta-feira, 30 de outubro de 2014

1EM: Biografia 2

Este texto será produzido por toda a turma. Cada um dos alunos assumirá um dos papéis abaixo indicados, para redigir a

Biografia não autorizada de Josclesom Silva

1ª Etapa: O que todos já sabem ou devem saber

A biografia oficial de Josclesom Silva, riquíssima em detalhes, encontra-se em http://deslogado.blogspot.com.br/2013/10/1em-biografia-producao_22.html; na página, façam a busca por “Biografia de Josclesom”.

2ª Etapa: Revelando novos talentos

5 alunos serão biógrafos, tendo a missão de coletar, com as testemunhas, informações sobre um dos períodos da vida atribulada do biografado, redigir essa parte da biografia e publicá-la como resposta a esta postagem (os textos não precisam ser publicados na ordem cronológica dos fatos narrados). Os períodos da vida, com suas testemunhas, são apresentados a seguir.

3ª Etapa: Descobrindo testemunhas onde ninguém poderia imaginar

[Período 1] Primeira infância e vida em família
4 testemunhas: pai, mãe, irmã mais velha e cunhado

[Período 2] Vida na escola
3 testemunhas: dois colegas que praticavam bullying com o biografado e uma colega que, apaixonada por ele, nunca se declarou

[Período 3] Fase profissional
3 testemunhas: chefe e dois colegas do único emprego do biografado

[Período 4] Primeiro acidente
3 testemunhas do primeiro acidente, cada uma com seu ponto de vista peculiar

[Período 5] Segundo acidente e morte
3 testemunhas do segundo acidente, cada uma com seu ponto de vista peculiar

Cada período deve ter de 15 a 20 linhas no Word (em corpo 12).
Os textos devem ser publicados aqui, como comentários a esta mensagem, até 7/11/14.
Ao publicarem o texto, usem o título relativo ao período narrado e escrevam em seguida: por nome do aluno, a partir dos testemunhos de nome do aluno, nome do aluno e nome do aluno.

Bom trabalho!

10 comentários:

  1. Josclesom Silva era um homem simples que gostava de picles com manteiga de amendoim e cebola, isso de acordo com sua amante Marivete.
    Josclesom tinha apenas 16 anos quando começou a trabalhar e se envolveu com as drogas. Começou trabalhando como empacotador de peixe onde colocava a cocaína dentro do peixe, logo subiu na empresa que trabalhava e começou a ser administrador de vendas, por ser uma empresa muito pobre acabava ganhando mal e gastando o pouco que tinha com maconha, nessa época sofreu seu primeiro acidente com o patinete, ocasionando a amputação do seu braço direito, por ser destro sofreu muito com a adaptação ao outro braço.
    De acordo com Raphael Lourencio da Silva Lopez, o chefe de Josclesom, Josclesom roubava a maconha que estava dentro dos peixes. Logo, Raphael se estressou e deu uma advertência a Josclesom e Juvenal que estava ajudando o amigo a roubar a droga.
    Com o tempo Josclesom conheceu Marivete, uma linda moça nascida no Acre. Os dois se amavam em tal quantidade que era praticado o coito 77 vezes por semana, assistiam Titanic constantemente, mas infelizmente Josclesom tinha miopia e catarata, então Marivete tinha que falar o que estava acontecendo no filme. O romance durou por volta de dez anos, quando infelizmente Marivete teve sífilis e acabou ficando em coma por duas semanas e foi no período em que Josclesom sofreu o terrível acidente com o patinete e faleceu com apenas trinta anos.

    Beatriz Cogo - n. 3
    Lina Alejandra - n. 15
    Matheus Lopes - n. 18
    Raphael Loures - n. 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: O texto não anuncia, com um título, a que parte da vida do biografado se refer. Problemas de coesão (especialmente conectivos e pontuação). O relato da relação com Marivete afasta o texto do seu objetivo principal de falar da vida profissional do biografado. POSITIVO: Nonsense bem de acordo com as características do biografado. Bom detalhamento das atividades profissionais. Uso interessante da personagem Marivete (com a ressalva feita acima).

      Excluir
  2. Primeiro acidente
    Por Victor Hugo, Gustavo Flauzino, Isabele e Gabriella.
    Com 25 anos, Josclesom Silva sofreu um grave acidente de patinete. Há testemunhas que presenciaram o fato, essas pessoas ficaram impressionadas com a agressividade do acidente, cada uma delas fala sua versão, mesmo sendo contraditórias.
    Giovana Tavares, estava caminhando pela rua quando avistou um homem andando de patinete tranquilamente pela rua Alegrete, ao passar rápido demais em uma lombada ele acabou caindo do patinete, logo após o ocorrido um caminhão passou pelo sinal vermelho e atropelou o homem, fazendo-o perder o braço.
    Little Tavo, estava dentro de um bar quando viu Josclesom descendo a rua em uma velocidade fora do normal em cima de seu patinete, quando passou por uma pedrinha, perdeu o controle do patinete e acabou voando aproximadamente dez metros de distância, quando levantou percebeu que estava dentro da casa de Little Tavo, infelizmente na casa havia um Pitbull, do qual acabou mordendo o braço de Josclesom. Quando o mesmo foi enviado para o hospital mais próximo, recebeu a noticia que seu braço seria amputado. Luana Lopes estava passeando com seu cachorro quando avistou o Josclesom, um velho amigo a andar de patinete na frente de sua casa. Luana afirma que seu amigo foi alvo de um ataque, para ela, ele caiu após o filho do vizinho jogar uma série de ovos em seu rosto, fazendo o mesmo perder o equilíbrio e cair no cruzamento da rua e uma moto acabou atropelando seu braço, resultando a perda do próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Problemas de coesão (especialmente conectivos e pontuação). Como o texto traz versões bem conflitantes dadas pelas testemunhas, valeria a pena aparecer a posição dos biógrafos. POSITIVO: Bom uso dos depoimentos das testemunhas, que confundem mais que esclarecem, como é comum na vida do biografado.

      Excluir
  3. Segundo acidente
    Por : Andressa Vivone, Hugo Achmar, Luiza Monteiro e Lucas Henrique
    Três amigos estavam indo para sua aula de zumba quando observaram Josclesom, em seu patinete, saindo de sua casa. Viram que ele estava em alta velocidade (com pressa), vestindo um terno preto com bolinha vermelha e um chinelo verde neon. Viram que tinha uma formiga vermelha(da maldita) que levava seu alimento ate o formigueiro, perceberam uma estranha expressão em seu rosto. Uma tentativa mal concedida de desviar da formiga, Josclesom, acabou escorregando (porque sua vizinha estava lavando a calçada) com isso seu chinelo estourando. Capotou três vezes e acabou caindo de cara em um arbusto que estava pegando fogo, por isso Josclesom acabou explodindo. Chamamos seus pais e ligamos para o SAMU, não acreditávamos no que estávamos vendo, que aquele homem tão jovem (30 anos) teria morrido por desviar de uma formiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: A frase truncada sobre a formiga complica o entendimento do texto numa primeira leitura. O uso da primeira pessoa no último período não se justifica. POSITIVO: A caracterização da cena é bem correspondente ao estilo do biografado. Embora o texto seja curto, há boa quantidade de informações.

      Excluir
  4. A vida de Josclesom – A infância
    Por: Beatriz N, Amanda, Leonardo, Noel e Pedro
    A sua história começou muito antes dele nascer, com os seus pais. Seu pai, Joaquim, nasceu na roça é um homem muito atordoado devido a essa época, pois comia uma espiga de milho por dia. Já a sua mãe Roberta nasceu na grande cidade de São Paulo, na qual seu filho nasceu também. Os dois se conheceram enquanto ela trabalhava em um bar, ela acabou engravidando alguns meses depois e os dois se casaram em 1973. A família nunca se importou muito com o filho, gostavam muito mais da sua filha mais velha, Criméia, cujo nome foi inspirado em uma ativista contra o governo militar, acontecendo à mesma coisa com o filho (que recebeu seu nome devido ao protesto).
    Sua filha Criméia sempre foi considerada a filha preferida. Ela se mostrava uma menina arteira, que sempre atormentando o irmão. Em sua infância contou que colocava formigas e aranhas no travesseiro dele, e sua mãe, que tinha depressão, sempre apoiava as atitudes da filha. Ela acabou se casando com Lucio, um advogado muito bem de vida. Eles se conheceram em uma rodoviária. Um Homem que tinha uma grande mania de andar de mobilete e patinete adquirida pelo cunhado. Crimeia acabou ficando viúva, pois seu marido usava drogas excessivamente, devido a isso começou a andar com a Amy Whinehouse, e os dois morreram de overdose.
    Atualmente a família vive da herança do filho atleta, metade do dinheiro foi para o pai que como o filho virou famoso se sente orgulhoso de ter um filho assim. Ele cuida de uma associação para crianças que perderam partes do corpo em acidentes. Já a mãe que ainda não se curou da depressão, tentou suicídio três vezes e esta na reabilitação. A filha que herdou o dinheiro por parte da mãe, hoje vive no Acre traficando drogas e ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: O texto não cita o nome do biografado! Entre os erros gramaticais, os que mais se destacam são os de pontuação. O texto fala muito dos parentes do biografado, mas pouco dele mesmo, especialmente do que viveu na infância. POSITIVO: O tom bem-humorado e o nonsense combinam com as características do biografado. Os personagens secundários são bem construídos de acordo com os dados disponíveis na "biografia oficial" de Josclesom Silva.

      Excluir
  5. Josclesom Silva- Vida na escola

    Na escola havia uma garota que era apaixonada por ele, mesmo ele sendo alvo de bullying em todos os lugares, ela não ligava para isso e gostava dele daquele jeito. Ela gostaria que ele a tratasse como uma menina diferente, ou seja, que ele também gostasse dela, mas infelizmente ele tratava ela apenas como amiga (eles eram bem próximos).

    O motivo para os meninos cometerem bullying com Josclesom eram bobos, mas para eles era algo que fazia o menino ser zuado. Como por exemplo, o fato dele ir de pônei para a escola, ter cabelo comprido, ser muito alto, ser gordo e ter monocelha. Josclesom já havia pedido para os meninos pararem porque era alguo que ele não gostava de jeito nenhum e o deixava muito mal, mas os meninos não pararam porque ele continuava indo de pônei para a escola, entre outros motivos “bobos”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO: Não há variação na maneira de se referir ao biografado, que ora é chamado pelo primeiro nome, ora designado por "ele" ("o menino" aparece uma única vez). O texto, mesmo sendo curto, é um pouco repetitivo, o que mostra pouca contribuição dos componentes do grupo para a formação da história. POSITIVO: Os motivos do bullying correspondem ao estilo do biografado.

      Excluir