Abaixo, comentários dos professores aos contos produzidos pelo 2º EM para o projeto "A Copa do Conhecimento", realizado no Colégio Notre Dame, de São Paulo.
Sobre o texto "Conto do inglês", de Gabriel Catalano, Gabriel Bezerra, Lucas França, Pedro Ferrari, Pedro Rodrigues, Vinícius Oliveira. POSITIVO: Apresentação de diferentes problemas brasileiros, sem assumir um tom panfletário. Bom uso do foco narrativo. Bom uso dos diálogos. NEGATIVO: Demora a fazer menção à Copa, descontextualizando de certo modo a narrativa. Problemas pontuais: emprego anafórico de "o mesmo", no primeiro parágrafo; ambiguidade da frase "Me lembrou um pouco de casa", no segundo parágrafo; "havia" conjugado em sentido pessoal, no segundo parágrafo. O último parágrafo poderia ser desmembrado.
Sobre o texto "Acho que não vai dar certo", de Gustavo Padalino, Lucas Kim, Erick Pires, Felipe Augusto, Felipe Kim. POSITIVO: Boa integração dos problemas brasileiros à narrativa. Uso adequado do narrador-personagem. NEGATIVO: Resolução final um tanto exagerada, desproporcional ao desenrolar do conflito. Problemas pontuais: pontuação, acentuação.
Sobre o texto "Uma rotina qualquer", de Julia Bernardes, Mateus Kerr, Natália Pessini, Pamella Guimarães e Valentina Klautau. POSITIVO: Ótima caracterização do personagem. Bom uso do discurso direto. Ponto de partida da trama bem engenhado. NEGATIVO: O tema da Copa parece encaixado no texto, um pouco artificialmente. Em consequência disso, o final também é forçado. Problemas pontuais: pontuação, tempos verbais.
Sobre o texto "A copa do caos", de Camila, Gabriela, Jana, Heloísa e Sara. POSITIVO: Boa construção dos personagens e do cenário. Boa integração ao texto de alguns problemas brasileiros relacionados à Copa. NEGATIVO: Penúltimo parágrafo não muito claro. Problemas pontuais: acentuação, pontuação, concordância e regência verbal, escolha de vocabulário.
Sobre o texto "O legado da Copa", de Diego Arias, Fernando Sonnenburg, Gabriel Buzzo, Gustavo Nadim e Thiago Almodovar. POSITIVO: Bom enredo. Uso adequado dos diálogos. Boa conexão de alguns problemas brasileiros com a história. NEGATIVO: Final destoa do restante, explicitando uma "lição" que seria mais expressiva se mantida implícita.
Sobre o texto "Conto do inglês", de Gabriel Catalano, Gabriel Bezerra, Lucas França, Pedro Ferrari, Pedro Rodrigues, Vinícius Oliveira.
ResponderExcluirPOSITIVO: Apresentação de diferentes problemas brasileiros, sem assumir um tom panfletário. Bom uso do foco narrativo. Bom uso dos diálogos. NEGATIVO: Demora a fazer menção à Copa, descontextualizando de certo modo a narrativa. Problemas pontuais: emprego anafórico de "o mesmo", no primeiro parágrafo; ambiguidade da frase "Me lembrou um pouco de casa", no segundo parágrafo; "havia" conjugado em sentido pessoal, no segundo parágrafo. O último parágrafo poderia ser desmembrado.
Sobre o texto "Acho que não vai dar certo", de Gustavo Padalino, Lucas Kim, Erick Pires, Felipe Augusto, Felipe Kim.
ResponderExcluirPOSITIVO: Boa integração dos problemas brasileiros à narrativa. Uso adequado do narrador-personagem. NEGATIVO: Resolução final um tanto exagerada, desproporcional ao desenrolar do conflito. Problemas pontuais: pontuação, acentuação.
Sobre o texto "Uma rotina qualquer", de Julia Bernardes, Mateus Kerr, Natália Pessini, Pamella Guimarães e Valentina Klautau.
ResponderExcluirPOSITIVO: Ótima caracterização do personagem. Bom uso do discurso direto. Ponto de partida da trama bem engenhado. NEGATIVO: O tema da Copa parece encaixado no texto, um pouco artificialmente. Em consequência disso, o final também é forçado. Problemas pontuais: pontuação, tempos verbais.
Sobre o texto "Do you speak English?", de Giulia Prando, Isabela Broggio, Izabela Lopes, Jéssica Sousa, Karen Malzoni, Mariana Resende.
ResponderExcluirPOSITIVO: Conflito e resolução claros. Excelente uso do discurso direto. NEGATIVO: Problemas pontuais: regência, tempos verbais.
Sobre o texto "A copa do caos", de Camila, Gabriela, Jana, Heloísa e Sara.
ResponderExcluirPOSITIVO: Boa construção dos personagens e do cenário. Boa integração ao texto de alguns problemas brasileiros relacionados à Copa. NEGATIVO: Penúltimo parágrafo não muito claro. Problemas pontuais: acentuação, pontuação, concordância e regência verbal, escolha de vocabulário.
Sobre o texto "O legado da Copa", de Diego Arias, Fernando Sonnenburg, Gabriel Buzzo, Gustavo Nadim e Thiago Almodovar.
ResponderExcluirPOSITIVO: Bom enredo. Uso adequado dos diálogos. Boa conexão de alguns problemas brasileiros com a história. NEGATIVO: Final destoa do restante, explicitando uma "lição" que seria mais expressiva se mantida implícita.