Atividade individual de produção de texto, para avaliação dos seguintes objetivos de aprendizagem:
[Obj.03]: Planejar, produzir, revisar, avaliar e editar textos, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, estruturando-os de maneira a garantir a relevância das partes em relação ao tema e aos propósitos do texto. [8,0 pontos]
[Obj.05]: Escrever de modo correto palavras de uso frequente, inclusive no que diz respeito à acentuação. [2,0 pontos]
Elabore um verbete para enciclopédia intitulado Sistema de avaliação do Colégio Notre Dame.
[Obj.03]: Planejar, produzir, revisar, avaliar e editar textos, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, estruturando-os de maneira a garantir a relevância das partes em relação ao tema e aos propósitos do texto. [8,0 pontos]
[Obj.05]: Escrever de modo correto palavras de uso frequente, inclusive no que diz respeito à acentuação. [2,0 pontos]
Retome as características de estrutura e linguagem desse gênero textual no livro de Produção de Texto, Módulo 5, capítulos 1 e 2.
Produza o texto em Word e, ao considerá-lo finalizado, cole-o como comentário a esta postagem do blog. Na primeira linha do comentário, identifique-se, informando seu prenome e número.
O texto deve ter de 1.500 a 2.500 caracteres (cerca de uma página do Word, se usado corpo 12 e espaço entre linhas 1,5).
Prazo: quinta-feira, 31/3/2016, 16h20.
Prazo: quinta-feira, 31/3/2016, 16h20.
Gabriela Jafet Nº4
ResponderExcluirRosana Rzezak Nº12
Sistema de Avaliação do Colégio Notre Dame
O Sistema Avaliativo do Colégio Notre Dame foi alterado recentemente, no ano de 2016. A direção do colégio decidiu que o aluno deve ser avaliado por meio de habilidades identificadas como objetivos de aprendizagem. O principal motivo dessa mudança é avaliar o aluno(a) de modo que se possa trabalhar em sua principal dificuldade, que no caso será um dos objetivos testados.
Divisão de Objetivos
Cada componente curricular deve ter no mínimo cinco objetivos para avaliar cada aluno. Dentro desses objetivos, devem conter as habilidades a serem avaliadas por cada professor, como por exemplo: Contextualizar e revisar um tema, compreender os períodos históricos, e também, objetivos pedindo a análise de assuntos mais específicos.
Todos os professores devem montar seus objetivos com base nos conteúdos estudados em cada trimestre escolar, por isso devem ser renovados.
Objetivos estruturados nas avaliações
Nas avaliações compostas nos trimestres, os objetivos que serão cobrados devem ser apresentados no início da prova junto ás instruções da mesma. Além disso, cada questão deve ser elaborada contendo a informação do objetivo a ser avaliado, juntamente com o seu valor.
Como por exemplo: [Obj. 2 e 4] Questão 3. [Valor: 2,0 e 1,5 pontos].
Como observado no exemplo, o professor pode inserir mais de um objetivo em cada questão.
Composição da Nota
Cada objetivo terá uma nota de 0 à 10. Os objetivos serão cobrados em trabalhos e atividades, e não somente por avaliações, que comporão as notas. Portanto, cada matéria terá as médias de todos objetivos atingidos. No final, serão somadas as notas adquiridas pelo aluno e, assim, será formada uma média para cada um dos objetivos de cada disciplina, que por sua vez serão transformadas na média geral do componente curricular.
Sistema de Avaliação do Colégio Notre Dame
ResponderExcluirO sistema de avaliação do colégio Notre Dame, que foi implantado esse ano, se baseia em avaliar alunos á partir de objetivos pré-definidos pelos professores de cada matéria.
Esses objetivos são compostos por duas ou mais ferramentas de avaliação, sendo elas provas trabalhos, atividades e até mesmo lições de casa e participação em sala de aula.
Cada professor tem a liberdade de propor diferentes objetivos voltados para determinadas matérias, podendo ser, assim, mais gerais ou específicos. Como por exemplo, focar um objetivo em apenas um tema dentro da matéria e outro professor focar seus objetivos em interpretação de texto, resolução de problemas, que são validos para a maioria das matérias.
Supondo que o aluno no trimestre foi avaliado com três ferramentas : uma prova, um trabalho e um seminário todos se enquadrando no objetivo 1. Se o trabalho e a prova valessem 4 e o seminário 2, o estudante poderia totalizar 10 naquele objetivo.
À partir da troca da forma de avaliação dos alunos o sistema de recuperação também mudou, antigamente a recuperação era facultativa, poderia fazer quem havia tirado nota abaixo da media e até mesmo quem queria aumentar a nota. Hoje em dia a recuperação é feita apenas para quem tirou nota abaixo da média, mas não da matéria toda apenas nos objetivos que estiverem abaixo de 6 .A recuperação só é feita para os objetivos e não para média do trimestre
Anna Luiza Stocco Vieira
Pedro Savoy Prieto
Professor Durval Cordas
2° Em
Camilla Martins nº03
ResponderExcluirStephanie Gomes nº14
Sistema Avaliativo- Colégio Notre Dame
Sobre o colégio:
O Colégio Notre Dame, fundado em 5 de fevereiro de 1942, idealizado pela Madre Saint Yves Poupon, foi o primeiro empreendimento de ensino a ser construído em São Paulo, pelas Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis pela cor azul do hábito que usavam. Em 1836 Madre Emilie de Villeneuve fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, mais conhecidas como Irmãs Azuis. Madre Emilie, nascida num castelo na França, embora jovem, foi uma mulher de espírito acolhedor, lúcido e dinâmico e é em seu carisma que se inspiram os princípios educativos da Rede Azul.
Mudanças de Avaliação do Colégio:
Até então o sistema de avaliação era feita através de ferramentas, porém, no ano de 2016 houve algumas mudanças no sistema, tais como, as avaliações passam a ser avaliada por meio de objetivos. Não só o método de avaliação foi mudado, como também, o método da recuperação, onde os alunos ao invés que abordarem o assunto do trimestre inteiro passam a participar somente do objetivo não atingido.
Uma dessas mudanças não é tão boa assim, como no caso da bolsa, se o aluno for bem no trimestre e mesmo assim quiser aumentar nota, ele não poderá participar da recuperação para tentar aumentar a nota e conseguir mais desconto.
Exemplos: objetivo 1: 3,0; se a média do objetivo não for atingida, o aluno está automaticamente de recuperação no objetivo.
Sobre os trabalhos e atividades:
A partir de agora todos os alunos devem ter uma participação nos trabalhos/atividades, onde o professor determina uma nota pela atitude durante a apresentação. Se o aluno não participar dos trabalhos ou relatórios ele pode definitivamente ter o seu nome excluído do trabalho, ou então recebendo uma nota inferior dos demais.
Beatriz Oliveira - Nº02
ResponderExcluirSabrina R. Kouyomdjian - Nº13
Sistema de avaliação do Colégio Notre Dame
O sistema de avaliação do Colégio Notre Dame consiste em avaliar as habilidades de cada um dos alunos através de objetivos. O colégio adaptou esse sistema com o intuito de aprimorar as habilidades dos alunos para outras frentes.
Cada componente curricular possui no mínimo cinco objetivos por trimestre e cada objetivo corresponde a uma parte da matéria estudada. Fora os objetivos conceituais, temos também objetivos atitudinais que consistem em dever de casa, postura durante as aulas, pontualidade nas entregas de atividades e atividades feitas em sala.
Caso um aluno não atinja a media, ele será submetido à recuperação, constituída por uma atividade valendo dois pontos e uma prova valendo oito pontos, apenas dos objetivos não atingidos durante o trimestre. Durante o trimestre o aluno pode ser convocado para uma recuperação continua, para diminuir as chances de uma recuperação no final do trimestre, onde ele fará atividades ou aulas complementares sobre o objetivo.
No sistema antigo de avaliação, cada nota que compunha a media tinha um peso que era diferente de acordo com o componente curricular, dividindo provas mensais e trimestrais. Nesse novo sistema foi retirado o peso e as divisões entre provas.
Para compor a media final de cada componente curricular, é preciso ter pelo menos dois instrumentos em cada objetivo. Dessa maneira teremos a média de cada objetivo e no final somamos todas essas medias e dividimos pelo numero total de objetivos de uma respectiva matéria.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSISTEMA DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO NOTRE DAME
ResponderExcluirO sistema de avaliação utilizado pelo Colégio Notre Dame busca uma atingir uma maturidade na sintetização do conteúdo a partir de um método que avalia objetivos que englobam habilidades específicas. Essa gestão avaliativa encaixa o conteúdo como um instrumento de forma que os objetivos possam ser atingidos de forma linear, caso o aluno não consigo as notas necessárias para ser aprovado, existe uma forma de recuperar somente o objetivo que está em defasagem, não precisando assim rever todas as habilidades avaliadas no trimestre.
Com o intuito de complementar o desenvolvimento e a avaliação de seus alunos, o Colégio assume uma linha avaliativa que preza as habilidades desenvolvidas ao longo do aprendizado, tendo o conteúdo apenas como instrumento e procedimento para a avaliação de tais habilidades. Os objetivos visam uma maturidade intelectual de compreensão, pois tratam de habilidades específicas que englobam diversas áreas utilizadas na abrangência do conhecimento, como relacionar, interpretar e identificar diferentes situação, formando assim uma integridade na aprendizagem para que ela seja mais concreta e efetiva.
A principal ambição dessa forma de avaliação é fazer com que os alunos compreendam que a nota não é tudo quando se trata de aprendizagem, mostrando assim a importância do desenvolvimento e aprimoramento de importantes habilidades que servirão para a vida cotidiana, em suma o colégio quer a formação contínua de cidadãos atuantes na sociedade, sabendo ouvir, interpretar, relacionar e, acima de tudo, raciocinar de modo claro, conciso e efetivo para a resolução de problemas diversos.
Divisão dos objetivos
O ano letivo no Colégio Notre Dame é dividido em trimestres, em cada um desses trimestres, cada componente curricular deve ter, no mínimo, 5 objetivos para serem avaliados, que valem coletivamente para a sala, ou seja, todos os alunos possuem os mesmos objetivos. A cada trimestre, os objetivos devem ser renovados para que exista uma abrangência entre diversas habilidades.
Pode-se tomar como exemplo a disciplina de História, suponha que esse componente possua 2 objetivos e que eles se dividem de acordo com o esquema abaixo:
[Objetivo 1] Contextualizar o período histórico como base para o desencadeamento de outros fatos.
[Objetivo 2] Reconhecer fontes iconográficas como objeto histórico de valor para a compreensão do conteúdo.
Composição da nota e Recuperação do Objetivo
Para a composição da nota, não existe uma única média obtida no boletim, mas sim uma média para cada um dos objetivos. Toma-se como exemplo, novamente, a disciplina de História, suponha-se, portanto, que as notas obtidas em cada objetivo foram as descritas abaixo:
Objetivos Objetivo 1 Objetivo 2
Valor 10.0 10.0
Nota 7.5 4.0
Sabendo que a média mínima para ser alcançada em cada objetivo é 6.0 (seis), o aluno que obteve as notas dos objetivos, de acordo com o quadro acima, foi aprovado no objetivo 1, porém no objetivo 2 houve uma defasagem no aprimoramento da habilidade, ocasionando assim uma nota abaixo da média, nesse caso, 4.0 (quatro). Para que o aluno não fique com uma falha no objetivo 2, o mesmo será convocado para uma recuperação contínua que englobará apenas esse objetivo que não conseguiu ser alcançado e, a partir disto, fará uma avaliação que constará apenas o objetivo de nota abaixo para que essa nota seja recuperada.
GABRIELA OLIVERIO - 5
VICTORIA AGUIAR - 15
Nomes:
ResponderExcluirPedro Henrique Miguel Bullara Lemos - Nº 9
Pedro Malta de Oliveira da Rosa - Nº 10
Vitor Kenzo Oshiro - Nº 16
2° Ano do Ensino Médio.
Sistema de Avaliação do Colégio Notre Dame
No ano de 2016, o sistema de avaliação sofreu grandes alterações. O desempenho do aluno não é mais baseado apenas em avaliações e atividades, mas sim em suas habilidades separadamente dentro de cada matéria durante o trimestre.
Avaliação por Objetivos
Todas as matérias têm suas notas divididas em objetivos, sendo no mínimo cinco objetivos por matéria, que avaliam as habilidades de cada aluno, e têm seu próprio peso na média trimestral. Habilidades como interpretação, raciocínio e resultado são avaliadas separadamente por objetivos dentro de cada uma das atividades feitas durante os três trimestres ao longo do ano letivo.
Recuperação
As recuperações também são por objetivo, visando melhorar o desempenho do aluno em alguma habilidade que não obteve êxito durante o trimestre. Por exemplo, o aluno que não obteve nota em interpretação nas avaliações, será convocado a comparecer à recuperação durante a tarde para uma tentativa de desenvolver a habilidade em questão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSISTEMA DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO NOTRE DAME
ResponderExcluirO sistema de avaliação do colégio Notre Dame , adotado em 2016, trata-se de uma forma avaliativa a partir de objetivos.
Os professores estabelecem com os alunos quais serão os objetivos a serem trabalhados no trimestre em questão. A partir disso, estes são distribuídos entre os instrumentos de avaliação (provas, atividade, trabalhos ). Cada componente curricular deve ter no mínimo, 5 objetivos por trimestre, existindo a liberdade de escolha do número de objetivos. Por exemplo: em uma prova de História, esta contendo 5 questões, cada questão tem um objetivo a ser avaliado, tendo esse um peso, dependendo da quantidade de questões e de objetivos presentes na instrumento avaliativo
O intuito desta forma de avaliação é compreender o ensino de forma ampliada, desenvolvendo as habilidades interdisciplinares, o pensamento crítico, estruturado e o aumento da produtividade. Desta forma, aprimorando o aluno, sua aptidão, visão de mundo.
A recuperação também é dividida por objetivos. Sendo assim, a dificuldade do aluno, que será um dos objetivos, será detectada e sanada mais especificamente, focalizando no mesmo e não na matéria por completa. Entretanto, no primeiro trimestre de 2016,o colégio não adotou este tipo de recuperação ,e utilizou o sistema antigo. Logo este novo será adotado no segundo e terceiro trimestre.
Este sistema avaliativo esta em fase de aperfeiçoamento e adaptação para ambos os lados: estudantes e educadores.
Este tipo de gestão avaliativa serve para demonstrar para os alunos que a nota em si não trata-se do total, do mais importante, mas sim o aprendizado acumulado durante o processo.
Pedro Henrique Ferreira Rodrigues nº 8
Vitória Pompeu da Costa Lima nº 17
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO NOTRE DAME
ResponderExcluirA partir do ano de 2016, o Colégio Notre Dame mudou seu sistema de avaliar os alunos, agora o Colégio consisti em avaliar as habilidades de cada um dos alunos através de objetivos, foi colocado esse sistema com o objetivo de aprimorar as habilidades dos alunos para outras frentes, e para os alunos identificarem melhor suas habilidades e ter uma escolha mais fácil.
Cada matéria escolar possui no minimo cinco objetivos por trimestre e no minimo duas atividades, cada objetivo corresponde a matéria estudada no trimestre. Há também os objetivos atitudinais, exemplo: lição de casa, postura em aula, entrega dos trabalhos e atividades feito em sala.
Se o aluno não atingiu a média, terá que fazer a recuperação do objetivo que ficou com a nota baixa, constituído por uma atividade em sala valendo dois pontos e a prova valendo oito pontos. Se o aluno ficou de um objetivo e quer aumentar outro, não poderá fazer a recuperação do objetivo que quer aumentar, só dos que estão com a nota abaixo do valor do objetivo se caso pegou recuperação desse objetivo.
Para que os alunos diminuam suas chances de uma recuperação final, os alunos serão convocados durante todos os trimestres para uma "recuperação" constituídas por períodos e de cada objetivo.
Nesse novo sistema de avaliação, foi tirado o peso que compunham cada modo de avaliação e a forma de divisão de notas e de provas.
Para compor a média final é preciso ter a média de casa objetivo, no final somar todas essas médias e dividir pelo número total de todos os objetivos existentes da matéria.
Jássila Francine M. Custódio n- 06 2EM