Escreva, como comentário a esta postagem, uma carta ou e-mail para um destinatário à sua escolha.
Entre os assuntos de que vai tratar, fale de como foi ou tem sido a passagem para o ensino médio. Outros conteúdos são livres.
Escreva no mínimo 15 e no máximo 40 linhas. O prazo máximo para postagem é quinta-feira, 15/8, às 14h50.
Não deixe de se identificar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro amigo,
ResponderExcluirTe escrevo esta carta para contar como está indo minha vida no momento. Bem , antes de mais nada , queria dizer que estou aproveitando ao máximo esta experiência de morar em uma capital tão grande quanto São Paulo. Várias coisas para ver , várias pessoas para conhecer. Estou muito feliz no colégio novo , como você sabe , o ensino médio não é nada fácil. Vejo uma nova vida e um novo recomeço tanto pra mim quanto pra você , que , mudou para o Rio de Janeiro recentemente. Como está ? Conheceu gente nova ? Espero que você se dê muito bem na sua nova vida , mande um beijo para sua família por mim. Qualquer dia nas férias vou te visitar, temos que falar frente a frente as novidades. Boa sorte , na próxima te escrevo mais. Vê se não demora para me escrever , estou com saudades de você .
Abraço ,
Erik .
Bom texto, claro e de acordo com o gênero. Este trecho tem problemas de pontuação:
Excluir"Estou muito feliz no colégio novo , como você sabe , o ensino médio não é nada fácil. Vejo uma nova vida e um novo recomeço tanto pra mim quanto pra você , que , mudou para o Rio de Janeiro recentemente". Nota 9,0.
Durval,
ResponderExcluirMinha passagem para o ensino médio no começo me deixou pouco assustado, mas de uns tempos pra cá, eu comecei a me identificar um pouco mais e vi que o ensino médio não é um monstro de sete cabeças, mas sim a passagem, o preparo, para faculdade.
Atualmente eu comecei a dar uma relaxada, porque voltar as aulas depois de umas férias tão relaxantes é realmente muito difícil. Mas de qualquer jeito estou bem no ensino médio e estou vendo que não é tão difícil como eu pensava que era, basta você estudar e não atrasar os trabalhos nem as atividades.
Estou gostando das aulas, não são tão difíceis de entender, mas estou gostando principalmente da suas aulas, caro professor, que são tão competentes e completas, que para mim fazem todo sentido.
Abraços, Mateus Kerr
Bem organizado, de acordo com o gênero. Algumas palavras foram "comidas" na digitação. Nota 9,0.
ExcluirSão Paulo, 13 de agosto de 2013
ResponderExcluirOi Dê, tudo bom? Como estão as coisas por aí? To sentindo sua falta nessas férias com você viajando, mas curte muito aí, tá? Ah, e tira umas fotinhos pra mim também. A sua irmã resolveu aquele problema com o namorado ou já está com outro? Faz tempo que não a vejo.
Aqui tá tudo uma bagunça, quer dizer, pelo menos comigo. Eu sei que não deveria falar disso porque você só chega no 1º na metade do ano que vem, mas essa história de Ensino Médio é uma loucura. É praticamente um ensino fundamental, só que com mais professores, matérias e lição de casa. Fora que tem gente que te olha diferente, você passa a ser um dos "mais velhos". Isso é legal em partes, porque você fica mais responsável e tem mais liberdade.
Lembra de quando a gente ficava imaginando como seria o colegial e como parecia distante? A gente falava cada coisa...e agora que estamos aqui (ok, você quase, mas tudo bem) não é nada daquilo.
Você já se decidiu o que quer prestar pra vestibular? Eu ainda não e estou começando a ficar preocupada com isso porque todos os professores tocam nesse assunto como se fosse a coisa mais importante de mundo. Ok, é importante, mas eu não vejo porque escolher 3 anos antes da maldita prova.
To com saudades, mas curte muito aí, só não vai gostar mais da Europa do que de mim, okay?
.xx
Karen Malzoni
Excelente, muito verossímil. Nota: 10.
ExcluirCaro Gui,
ResponderExcluirO Ensino Médio é realmente... difícil... é difícil.
Você precisa prestar muita atenção as aulas, fazer muita lição de casa, tem prova quase sempre... Vish, é muita coisa.
Mas é claro que tem os pontos positivos. Têm as gatinhas, os professores são divertidos, tem certos trabalhos que são feitos fora do colégio, chamado “Estudo do Meio”... o ensino médio é um Ying Yang da vida: “há males dentro do bem, e há bens dentro dos males”. (piada sem graça, eu sei rsrs).
Você, dentro de uma nova sala, com novos alunos, vai fazer novas amizades. Os professores vão sempre te ajudar (não tenha medo de perguntar, mesmo sendo uma idiotice), o rango é bom... enfim, não é tão ruim, brother. Ano que vem é sua vez, e presta atenção pra não repetir. Sempre que precisar de ajuda nas provas ou algo assim, me fala que eu ajudo de boa. Falo, cara, to indo. Abraço!
Fernando Sonnenburg
Bem adequado ao gênero. Alguns problemas de pontuação. Nota: 9,0.
ExcluirHelô,
ResponderExcluirEstou com saudades! Quanto tempo que não nos vimos, minha vida tem sido a mesma, só na escola, não sei se você esta no ensino médio, mas eu estou e é muito diferente do que era o ensino fundamental, as coisas ficam mais difíceis, os professores querem mais de nos, e a matéria é dada bem mais rápido e de um jeito mais difícil.
Mas com as ferias vindo vai dar para dar uma aliviada, vou viajar para Londres, e espero te encontrar andes de ir para podemos nos despedir e eu conto como vai tudo pela minha vida, como pessoas novas e professores que mudaram que você não conhece.
Temos que combinar um dia para nos reencontrarmos e chamar todos para uma grande reunião.
Um beijão Sara!
Oi sá!!
ExcluirTambém estou com saudades, e, sim precisamos combinar de nos encontrar...
Me conta mais depois da sua viagem para Londres.
Não esquecendo do seu comentário o Ensino médio também não está nada fácil, mas outro dia agente conversa melhor.
beijos
Helô
Bem verossímil. Um erro de emprego de verbo e pequenas falhas na digitação. Nota: 9,0.
ExcluirPara: I. Broggio
ResponderExcluir________________________________________________
Assunto: Sumida!
________________________________________________
Olá Isa!Tudo bem?
Já faz um tempinho que a gente não se fala, mas enfim, queria te contar como vão as coisas na minha escola, vida e blá blá blá...
Então, desde que entrei no ensino médio aconteceram coisas, eu diria, um tanto quanto novas e um pouco perturbadoras, mas apesar desses pequenos conflitos diários, estou aprendendo a escrever melhor, pois as aulas de geografia, história e artes me dão ótimas ideias para os meus poemas e consigo fazer reflexões mais profundas. Estou, também, aprendendo a ter gosto para leitura, graças as aulas de literatura que, apesar de um pouco cansativas, são bem interessantes.
Ando muito cansada nesses dias, muitas coisas pra fazer, ainda aulas particulares, ah! E a propósito, descobri que sou pior do que eu imaginava em exatas, mas enfim, não usarei isso na minha profissão, só por enquanto preciso saber, pois depois, eu tenho certeza, apagarei TUDO isso da minha cabeça!!! Acho que é só minha velha amiga. Mande notícias, estou ansiosa para saber por onde a sumida anda!
Beijinhos, até :)
Bia
Ótimo, totalmente adequado ao gênero e nada superficial. Nota: 10.
ExcluirSão Paulo, 13 de agosto de 2013.
ResponderExcluirMarco,
Como vai? Tudo bem por aí? Escrevo-te esta carta para te reportar uma notícia muito especial para mim: acabo de terminar o 9° ano com você, e, por consequência, meu Ensino Fundamental. Agora, vou começar o Ensino Médio aqui mesmo, no Notre; um degrau a mais na minha vida. Ah!, que bom saber que passei de ano, mas estou triste por saber que metade das pessoas sairá do Colégio, inclusive você.
No entanto, espero manter minha amizade com você e com as outras pessoas que saíram, pois acho que nossa amizade é maior que a distância que nos separa de agora em diante; espero poder continuar conversando com você e que você não me esqueça assim.
Mas, deixando as coisas tristes de lado, queria saber como anda sua vida: como estão seus pais? O que você anda fazendo? O gostaria de fazer? Você gostaria de ir a algum lugar comigo, o Gabriel e, talvez, alguém mais? Quem sabe convidar o Henry, a Karen ou outra pessoa?
Como esqueci de lhe escrever, o que foi dito no início da carta já é passado - foi só para contar brevemente como foi meu início de ano. Voltei das férias de meio de ano, e já me reencontrei com os meus amigos, mas também queria me reencontrar com você. Que tal irmos a "nossa turminha" à alguma pizzaria? Podemos ir naquela pizzaria onde comemoramos a nossa formatura.
Responda rápido, por favor. Até mais, meu velho amigo.
Thiago
Bem adequado ao gênero. Há um quê de repetitivo. Nota: 9,5.
ExcluirOi Sara!
ResponderExcluirTe escrevo em nome de todas as meninas, é , elas estão mandando eu fazer isso.mas escrevo também para ver se você lembra da gente porque mesmo estando na Inglaterra você ainda sabe escrever português certo?Bom amiga se prepara porque as coisas não estão a seu favor, as matérias estão difíceis demais, eu mesma estou tendo que estudar todos os dias, porque se não acumula tudo...
Esperamos que você volte logo, estamos pensando em fazer um grupo de estudos para quando você voltar, afinal está perdendo muito conteúdo de prova.
Olha não esqueça da gente em, vê se escreve, estamos anciosas pos notícias.
Beijos
Heloisa
Helo,
ExcluirEu tamnem estou com miitas saudades, espero que vc me ajude a estudar, sim eu ainda sei escrever em portugues.
E eu sei que esta sendo bem complidado, e quero contar tudo quando chegar!!
Bjsss Sara
Bem adequado ao gênero. Alguns errinhos gramaticais. Nota: 9,0.
ExcluirCaro Lucas,
ResponderExcluirVenho te contar sobre minha passagem para o primeiro ano.No começo eu nao gostei nem um pouco de saber que eu viria pra ca,achei que ia ser ruim como meu ultimo ano,mas o tempo foi passando e gostei de saber que viria pra ca.Voltar pra ca onde ja tinha passado alguns anos da minha vida foi bom,lembrei de varios momentos,historias e amigos de antigamente.Obvio que as coisas nao continuaram iguais mas ainda conseguia me sentir bem aqui,sempre gostei desse colegio pelos momentos que tive aqui,e espero sempre gostar.
Abraços
Adequado ao gênero. Um tanto curto, o que ressalta as repetições de "cá" e "aqui". Nota: 8,5.
ExcluirSão Paulo, 13 de agosto 2013.
ResponderExcluirCaro sr. Durval
Venho por meio desta lhe contar sobre minha passagem do ensino fundamental, para o ensino médio.
Estou gostando muito do ensino médio, a maioria são professores novos, muito legais e comprometidos a nos ensinar, mas esta muito difícil e trabalhoso, tenho muitas lições de casa, tenho tido que estudar bastante para as provas, tenho mais matérias do que no fundamental, e as coisas passaram a ser bem mais complexas. Nossa grade horaria é bem puxada, toda terça e quinta temos aulas a tarde até 15:50. As terças feiras temos laboratório de redação e biologia, e as quintas de redação e química, ambas as aulas são bem dinâmicas e interessantes. Ao contrario do ano passado as aulas de educação física agora junta todo o ensino médio, diferente do fundamental.
Com relação a minha sala, estou bem entusiasmado, me dou bem com a grande maioria da sala, o pessoal é bem divertido e engraçado.
Ass: Pedro Rodrigues
A expressão "venho por meio desta" não é recomendada, pois virou um clichê. O teor da sua carta está um tanto formal, o que não combina com o gênero. O conteúdo está bom. Nota: 7,0.
Excluir19/04/1911 – São Paulo,SP
ResponderExcluirQuerido avô,
Há tempo que venho querendo escrever a você para contar-lhe sobre como está a minha vida desde minha última visita à sua casa. Viver em uma cidade em ascensão não é muito fácil, entretanto, gosto de minha vida aqui.
Há quatro meses terminei meu ensino fundamental e neste período de tempo que se passara desde então, no qual ingressei no ensino médio, muitas coisas diferentes aconteceram em minha vida. Conheci novas pessoas que são ótimos companheiros, com quem tive ótimas noites escrevendo. Como eu já esperava, as garotas estudam em salas diferentes às nossas – Ainda bem, pois eu não saberia lidar com elas. Porém, são bonitas, como pude ver na saída do colégio diversas vezes. A disciplina por aqui é ainda mais rígida do que minhas expectativas poderiam prever, porém ainda consigo dar umas boas risadas com meus colegas – Pelo menos antes de nos obrigarem a ajoelhar em grãos de milho. A dor provocada por tal ato é indescritível.
Também me fascina a maneira como o mundo está evoluindo. As últimas descobertas na ciência e tecnologia das fábricas fizeram uma diferença drástica em meu futuro. Eu também estou muito mais conectado com os esportes modernos, e estive interessado em clubes de futebol chamados Corinthians e Santos, fundados bem recentemente.
Perdoe-me se não fui respeitoso o bastante ao senhor e usei um pouco de minha linguagem adolescente, mas hoje estou realmente animado pois irei a um baile amanhã à noite – Por lá, haverão os melhores quitutes disponíveis na cidade e o senhor sabe o quanto adoro me deliciar com qualquer tipo de alimento. Espero vê-lo em breve em sua fazenda, onde tenho mais sossego para estudar. Porém, agora tenho de ir dormir pois minha mãe deseja apagar o lampião. Infelizmente ainda não temos aquelas mercadorias importadas, apelidadas de lâmpadas.
Um caloroso aperto de mão.
De seu neto,
Gabriel.
Olá netinho,
ExcluirPercebo que você esta progredindo bastante em relação aos estudos, meu parabéns! Fico também muito feliz por estar fazendo novas amizades. Não sei se foi intencional mas você anda ajoelhando em grãos de milho? O que é isso Gabriel anda aprontando aí no colégio? Gabriel, Gabriel, cuidado, tenha sempre como exemplo o seu avô que com muito esforço e disciplina foi bem no colégio e na faculdade e teve sucesso em seu futuro. Também tenho acompanhado as descobertas tanto nas ciências como na tecnologia, e para mim tem me surpreendido cada vez mais, e fico abismado em pensar como o mundo terá avançado daqui a alguns anos, é muito gratificante presenciar este momento histórico em nossas vidas. Os clubes de futebol, em especial o Corinthians tem me despertado muito interesse, eles são realmente um time muito bom.
Bom lhe desejo uma ótima festa, aproveita bastante e coma muitos quitutes, que como você havia falado que adora. E, por fim, estarei sempre aqui de braços abertos para uma visita sua e sempre que quiser pode contar comigo. Estou com muitas saudades. Gabriel, só para terminar, o que seria uma lâmpada? É algo parecido com o lampião?
Enfim...
Aguardo o seu retorno S2
De seu lindo vovozinho Godofredo Catalano
Muito boa a ideia de situar a correspondência em outra época. O texto está bem interessante. Alguns erros de concordância e regência. Nota: 9,5.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirEstou escrevendo esta carta para te dizer como está minha vida no colegial. O colegial está sendo bastante difícil, é preciso muito estudo e empenho, mas mesmo assim estou gostando.
Comecei o ano lá no outro colégio que eu estudava há uns 8 anos e em maio entrei em um colégio "novo", pois eu já havia estudado aqui quando era menor. Estou feliz de ter trocado de escola porque as aulas e as pessoas daqui são mais legais. Apesar de ser mais cansativo, não me arrependo de ter voltado pra cá.
Ainda estamos na metade do primeiro ano do colegial, acho que as matérias vão ficar cada vez mais difíceis, porém o mais complicado para mim é decidir que faculdade escolher.
Acabamos de voltar de férias e já quero as férias de novo!
Como está aí na outra escola? Você está achando cansativo o primeiro ano do colegial? Espero que você me mande um e-mail como resposta.
Beijo, Julia
Muito bom texto, bem adequado ao gênero. A menção ao e-mail ficou deslocada. Nota: 9,75.
Excluir13 de agosto de 2013
ResponderExcluirDearrrrrrr Bia (isso não te lembra de alguma coisa?),
Como vão as coisas por ai? Muitas coisas aconteceram depois de minha mudança? Como vão os nossos amigos? Quanto tempo nós não conversamos né!
Por aqui tudo está ótimo, estou muito feliz, porém com saudades de vocês, não imaginaria que um dia poderia ser legal o ensino médio! Fiz muitas amizades e realmente estou me sentindo muito à vontade nesse lugar acho que realmente não quero voltar!
Precisamos nos reencontrar, combine com as meninas um dia desses para podermos dar uma volta no shopping, precisamos assistir o filme novo da Emma Watson dizem que é muito bom ...
Aguardo uma resposta com todas as novidades,
Beijos
Isa Broggio
Adequado ao gênero, com bom conteúdo. Problemas na pontuação. Nota: 9,0.
ExcluirCara amiga,
ResponderExcluirTe escrevo essa carta para lhe contar como está sendo esse momento no 1º EM (novamente).
Como muitos já sabem, inclusive você, eu reprovei ano passado, passei por alguns momentos difíceis... Mas por um lado, está sendo muito bom "reviver" esse ano, pois alem de ter mais amigos, eu estou me dedicando muito, estou mais responsável diante dos trabalhos, provas... E o bom, é que não está sendo difícil como eu pensava, pelo contrário, está facilitando o meu aprendizado.
Mas fora isso, estou aproveitando e gostando muito dessa nova vida... E você? Como esta indo no Ensino Médio?
Um beijo, Pamella!
Bem adequado ao gênero, com conteúdo muito bom. Alguns erros de pontuação. Nota: 9,0.
ExcluirSão Paulo, 14 de agosto de 2013.
ResponderExcluirCaro amigo,
Relato aqui minha ida ao Ensino Médio. No começo é tudo muito bom, tudo muito tranquilo, até parece o Ensino Fundamental. Mas depois são marcadas muitas provas na mesma semana, o que nos deixa muito desgastado e cansado, tendo vontade de voltar ao Ensino Fundamental!
Em relação ao meu relacionamento com meus companheiros de sala, é muito bom, todos se zoam, totalmente da paz. Além dos meus colegas, fiz muitos amigos.
Se me perguntarem se tenho vontade de voltar ao Ensino Fundamental, eu responderei:
Sim, pois saimos mais cedo e não temos Laboratório de tarde, chegando a ser um integral.
Mas de resto, muito legal e me divirto muito com meus amigos, apesar de ser muito cansativo! Um abraço!
Gabriel Bezerra
Bom texto, adequado ao gênero. Repetitivo no final. Nota: 8,75.
ExcluirMiguel,
ResponderExcluirHá muito tempo que não nos falamos por isso tenho muito o que contar, antes de mais nada gostaria de dizer que meu sonho se realizou, sim a maggie virou mamãe! ano passado passei raspando na escola... tive vários amigos que bombaram o nono ano, por isso acabei mudando de colégio e indo fazer o ensino médio em outro lugar. Ando apenas estudando, pois o ensino médio é bem difícil, temos MUITAS lições e provas, quase não tenho tempo de jogar mais vídeo game. Deve ter percebido que não atendo mais o celular e nem mais respondo mensagens, isso tudo se deve ao fato de eu ter sido assaltado à um tempo atras. Com as notas que não foram muito boas, acabei ficando sem celular. Outra coisa que queria dizer é que voltei a fazer natação, pena que você não pode mais, pois esta longe demais, quantos quilômetros de São Paulo ao Rio? Bom conte- -me um pouco sobre você, como anda a faculdade? muitos amigos?
Um grande abraço, Nadim.
Bom conteúdo e adequação ao gênero. Erros gramaticais, especialmente de pontuação. Nota: 9,0
Excluir13/08/2013, São Paulo, SP
ResponderExcluirPerrie,
Oi, a quanto tempo né?
Quando te escrevi ainda estava no 9º ano, de lá para cá aconteceu várias mudanças “radicais”. Pois é... hoje estou no 1º ensino médio, mas sei lá, parece que tudo tá tão estranho. Não sei qual seria o motivo de tudo isso, não sei se é a euforia de sair o mais rápido possível do ensino médio ou pelo simples fato de estar acabando o ano e ninguém mais aguentar os trabalhos, lições e provas. O pessoal anda meio estressado, mas eu já estou decidida, é melhor ficar na minha do que ficar escutando coisas que me magoam. Esse ano diria que fui um prodígio em relação a leitura de livros, todas as semanas eu leio algum livro para me distrair e passar o tempo (que infelizmente esta cada vez mais tedioso). Eu, sinceramente, esperava que o ensino médio fosse totalmente diferente disso, achava que ia entrar num novo mundinho cor de rosa e todos iam aproveitar ao máximo cada momento (tipo carpe diem), não sei se faz diferença, mas eu ainda sigo fielmente a isso, gosto de aproveitar todos os momentos e oportunidades que a minha vidinha me oferece :D
Mas enfim... Estar no ensino médio para mim é como se eu atravessasse uma ponte para uma nova “etapa”, digamos assim, mais madura e crescida, apesar de não perceber muito isso por ser um pouco mais... EU, você sabe né Perrie? Acho que não preciso explicar isso.
Às vezes fico pensando no meu futuro, mas ainda sou muito indecisa em que profissão vou exercer (para variar), penso muito em biologia, moda, história, artes e até letras (queria ser como aquelas editoras da revista capricho).
Mas agora com 15 anos penso em quando completar 18 anos realizar um dos meus vários sonhos, um deles seria viajar pelo mundo a fora e o outro que eu sonho cada dia mais de conhecer o Vale do Luar na França (além de Paris e Nantes). Depois de fazer isso é que eu me inscrevo em uma faculdade, que até lá eu vou ter que escolher entre minhas cinco opções.
Mas é isso ainda continuo amando música (mas eu acho que não passavam de sonhos inalcançáveis e eu acho que agora eu já estou acordada e com os pés no chão, mas essa ideia ainda esta ativa), cinema, moda, livros e arte (eu acho que nunca vou deixar de gostar disso).
Desculpinhas por escrever uma carta um “pouco” extensa (eu acho que eu desabafei tudo que estava preso na minha garganta).
Bjkinhas,
P.S. Aguardo seu retorno Jana Sicilia
Excelente conteúdo. Adequação total ao gênero. Erros gramaticais destoam. Nota: 9,5.
ExcluirFelipe
ResponderExcluirFaz tanto tempo que não nos falamos que a falta de internet não vai me impedir de falar com você, por isso estou escrevendo esta carta... Hoje completa três semanas que estou sem internet e tenho muito trabalho, mas muito mesmo, pois agora estou no 1° ensino médio e quase não tenho tempo para mim e por isso não consigo nem de ligar. Tenho de estudar e fazer esses trabalhos na mão, pois a operadora que me fornece a minha internet é muito ruim. Estou estudando tanto que não peguei nenhuma recuperação no bimestre passado e espero continuar assim porque não quero passar nenhum sufoco como passei ano passado. Bom, vou ficando por aqui porque como disse antes tenho muito trabalho a fazer.
Abraço maninho
Gustavo P. Padalino
15 de agosto 2103 14:30
Adequado ao gênero, mas poderia ter-se estendido. Erros gramaticais. Nota: 8,5.
ExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirComo andam as coisas ai em Minas Gerais? O Silvio foi realmente embora?
Bom, vim aqui para te contar que no começo desse ano comecei a cursar o Ensino Médio, não é nada tão diferente, apenas aumentaram as lições/ trabalhos e também o número de aulas.
Tenho muitas novidades para lhe contar, uma delas é que uma de minhas primas vai se casar agora em agosto. Desde o inicio estava muito ansiosa e agora estou mais ainda, pois vou ser sua dama de honra. Gosto muito dela e de seu noivo e espero que eles sejam muito felizes.
A outra novidade é que daqui alguns meses vou te visitar, não sei ao certo a data, mas quando entrar de férias te mando as informações.
Estou com muita saudade, venha para São Paulo!
Beijinhos,
Natalia
Bom conteúdo e adequação ao gênero. Alguns erros gramaticais. Nota: 9,25.
ExcluirCaro pedrinho
ResponderExcluirFaz muito tempo que não nos vemos estou com saudades e gostaria de te contar como está sendo a minha passagem pelo ensino médio.
Então no começo eu estranhei um pouco pois o ritmo é um tanto quanto puxado, muitos professores diferentes e algumas matérias novas muitos trabalhos e aula a tarde.Mas agora em pleno segundo semestre já acabei me acostumando apesar do cansaço.Mas por outro lado a sala em que eu estou está muito grande porem legal pois fiz muitas amizades que acabaram se fortalecendo durante as férias quando eu fui para a jornada no RIO pelo colégio.Passar uma semana junto com os meus amigos na cidade maravilhosa com um monte de jovens loucos para ver o papa e celebrar.Infelizmente pegamos muita chuva e clima muito frio o que me proporcionou uma tremenda sinusite ao voltar para são paulo. precisamos nos ver para contar os detalhes um abraço do seu amigo vinuga :)
Bom conteúdo, texto bem adequado ao gênero. Erros gramaticais e repetições. Nota: 8,5.
ExcluirSão Paulo,13 de Agosto de 2013
ResponderExcluirA quem interessar possa,
oi, tudo bom? Não sei quem você é, mas se lhe interessar falarei sobre a minha vida no Ensino Médio!
A vida no Ensino Médio não é fácil, pensar no futuro, aumentar a responsabilidade e estudar muito! Este último é o que mais ando fazendo ou pelo menos tento.
É complicado ter mais matérias, mais provas e mais trabalhos. Isso só faz com que você se organize mais para não ter que correr com algo de última hora, penso que a organização é a base para começar bem o Ensino Médio.
Há matérias/conteúdos que fazem você se dedicar mais aos estudos, mas confesso que dá preguiça.
O que mais me preocupa é o fato de decidir o que quero fazer no meu futuro, trabalhar com aquilo que gosto, passar no vestibular resumindo ter um bom futuro. Há pressão psicológica, pois o tempo passa e preciso decidir, me organizar, estudar e fazer tudo que o Ensino Médio exige, para ser um bom tempo gasto, afinal preciso passar de ano e ficar mais perto do meu futuro.
Espero que você não fique com medo do Ensino Médio caso não tenha ido ainda e se foi, você sabe do que estou falando.
Beijos
Jéssica
Ótimo conteúdo, perspectiva interessante. Probleminhas com a pontuação. Nota: 9,75.
Excluir15 de agosto de 2013
ResponderExcluirGabiru.
Desculpe-me por ter demorado alguns meses para responder seu e-mail.
Estou cheio lições de casa e trabalhos de escola para fazer.
Mas eu consegui!!! Como você já sabia, meus pais prometeram que eu ia viajar pros Estados Unidos. Agora estou de viagem marcada para o começo de outubro. Vou para a Disney.
Sim! Foi complicado porém eu passei de ano. Peguei 5 recuperações finais mas agora estou no primeiro ano do ensino médio. E se ano passado parecia difícil, esse ano está pior ainda. Agora sim eu to f*****. Acho que desse ano eu não passo.
Voltando para o assunto da viagem, vou te contar tudo nos mínimos detalhes (ou tentar). Bom, vou ficar lá nove dias. Vou sair daqui dia 4 durante a noite e vou voltar dia 14 de manhã e irei visitar oito ou nove parques de diversão. também irei comprar muitas coisas. Se quiser, eu posso comprar um IPhone 5 pra você também.
Podemos combinar de nos encontrar para colocarmos o papo em dia.
Espero sua resposta.
Abraços do seu amigo (ou não) Gabriel
Bem adequado ao gênero. Ótimo conteúdo, mas o antepenúltimo parágrafo não entrega o que promete. Nota: 9,25.
ExcluirSão Paulo, 13 de agosto de 2013
ResponderExcluirAlguém:
Há mais ou menos seis meses comecei a cursar o 1º Ensino Médio,pois é, nem parece que já estou há tanto tempo na escola e muito menos que faltam apenas dois anos e meio para eu ter que decidir o que vou fazer para o resto da vida, claro que estou dramatizando um pouco, mas é realmente assustador pensar que em menos de três anos deverei estar pronta para fazer uma escolha tão importante. Isso me remete à pressão que tenho sofrido por conta disso, vontade de um lado e a razão do outro, meu pai sempre diz que tenho que entrar para o curso de medicina, porque isso dá muito dinheiro, antes essa opção até me interessava, agora já não sei se essa é a minha vontade ou algo que de tanto ele falar se tornou habitual para mim.
A questão é que eu não tenho a mínima ideia de qual curso é mais apropriado para mim, qual é a minha vocação e o que eu quero fazer para o resto da vida (sim, para o resto da vida, não pretendo mudar de profissão no meio do caminho). Alguns dizem que ainda tenho tempo, mas eu sabia que tinha tempo quando estava no 6º ano e tudo isso estava tão longe da minha realidade, agora o futuro bate à minha porta e eu não acho que estou pronta para enfrentar isso.
Já ouvi dizer que você se perguntar como pretende estar daqui a dez anos, mas vou te contar um segredo: não tenho certeza sobre isso também, quero viajar o mundo, mas não antes de me formar e ter uma vida estável.
Acho que sou uma pessoa muito inconstante, não é? E expor tudo isso em uma carta não é fácil pra mim, talvez você esteja um pouco confuso, mas não se deve esperar nada além de confusão vindo das ideias de uma adolescente de 15 anos. Ainda tenho muito para conhecer, só tenho algumas perguntas para você. Quanto tempo se é necessário para tomar decisões tão grandes? Não seria eu muito nova para tudo isso?
Afinal, ainda estou no 1º Ensino Médio, ainda não entendo a matemática ou a física, mas não me preocupo muito com isso, quero uma aventura, tão interessante quanto nos livros de ficção, aonde eles não se preocupam com nada senão com as fantásticas coisas que estão por vir.
Aguardo ansiosa,
Do fundo do meu coração,
Mariana
Excelente conteúdo, conformidade total ao gênero. Pontuação errática. Nota: 9,75.
ExcluirDurval,
ResponderExcluirEu escrevo esta carta para-lhe mostrar as complicações e as qualidades que eu tive no Ensino Médio.
Umas das preocupar foram com as provas, testes, trabalhos que aumentaram muito meu conhecimento para eu ter uma vida e um trabalho melhor.
E principalmente nunca desista dos seus sonhos, pois através deles que você será feliz no mundo você não vai receber nada de graça, você tem que lutar pelo seu objetivo, nunca faça nada por que é fácil e rápido e sim porque você gosta.
Não tenha medo de errar, pois são com os erros que podemos aprender a acertar. Nunca pense que é tarde para estudar e conseguir os seus objetivos, só é tarde demais quando você deseja que seja.
Gabriel Rodrigues
Bom conteúdo. O modo de falar foge um pouco ao usado neste gênero. Nota: 8,0.
ExcluirCaro amigo.
ResponderExcluirEscrevo a você esta carta dizendo como foi a minha passagem para o primeiro do ensino médio, todos falavam que eu não teria capacidade para ir ao ensino médio pois não me esforçava e tals, ai veio a surpresa passei, primeiro ano lá vou euuu rsrsrs, só que já começou com complicações algumas recuperações, enfim tentei me recuperar no 2º bimestre só que por descuido meu fiquei de recuperação de novo tentei melhorar não consegui, agora e ver e esperar se nesse 3º bimestre eu consiga seguir meus objetivos e passar de ano porque é o que eu mais quero, porém o ensino médio é muito difícil e tem que se esforçar muito pois são muitas matérias e tem que estudar muito, e eu estou relaxando um pouco agora estou tentando me recompor para ver se consigo passar de ano, também algumas regras do Colégio Notre Dame que mudaram como agora na recuperação final só pode ficar de 3 finais se ficar com mais já esta retido e não é isto que eu quero pois não gostaria de repetir de novo, bom agora o que me resta é estudar para não ficar retido e vou fazer de tudo agora para melhorar minhas notas e seguir para o segundo ano do ensino médio, é só isso que tenho para contar para você meu amigo foi um bom papo espero que continuemos a conversar bastante sobre vários assuntos.
Um grande abraço de seu amigo Pedro Romero!
Bom conteúdo e adequação ao gênero. A pontuação está confusa. Nota: 8,0.
ExcluirCaro Giovane
ResponderExcluirEsse ano, caso você não saiba, eu estou cursando o primeiro ano do Ensino Médio. Pois então, você queria saber o porque que eu não estou de mandando mais os e-mails, deve ser porque eu ando estudando muito para as recuperações já que eu "dei uma vacilada". A recuperações estão muito difíceis e eu estou com medo de reprovar pois as minhas notas são um pouco baixas e sera difícil de recuperar, pois vão ser todas as provas em um tempo curtíssimo, apenas uma semana, porem tem um lado bom, eles vão pegar uma semana a tarde e dar aulas de reforço. Bom, tirando a recuperação esta tudo bem estou agora me esforçando para não "vacilar" de novo estou fazendo as lições e estou estudando um pouco cada dia, meus amigos estão me ajudando a estudar também, até porque eles também estou com medo de que repita de ano, pois eles não querem ficar em salas diferentes. O pessoal desse ano continua o mesmo, tirando uns professores que sairão, mas o lado bom é que os novos professores são legais, uns até mais que os outros hahaha.
Lucas França
Conteúdo e adequação ao gênero bons. Vários erros gramaticais. Nota: 7,0.
ExcluirOi Tuti, tudo bom? Como foram as coisas nas férias? Sinto muito a sua falta irmãozinho. Queria muito poder te ver todos os dias, da mesma forma como as coisas eram ano passado. Mas acho que foi a melhor coisa que nos aconteceu, acho que o fato da distancia e por conta das dificuldades do seu namoro com a Gii , acho que o sentimento de amizade se fortaleceu acabamos nos tornando irmãos de coração.
ResponderExcluirSei que em tudo posso contar contigo, e você comigo. E isso é ótimo pois não importa o assunto sempre um faz o outro rir.
Espero que esteja tudo bem com você. Você já resolveu aqueles problemas com a Gii, muito ruim saber que as coisas podiam ser diferentes né? Mas tem coisa que não depende de nos. A única coisa que podemos fazer é tentar mudar o que esta acontecendo. É como eu sempre falo se vc tem 1% de chance tenha 99% de fé. Se der certo ótimo se não der... pelo menos você tentou .
Esse ano esta tendo muitos altos e baixos as coisas em cassa estão difíceis mas logo melhoram.
Se cuida Cabecinha . logo a gente se vê.
Conteúdo muito bom, ótima aderência ao gênero. Problemas com a pontuação. Nota: 9,25.
ExcluirOi Lu
ResponderExcluirA mudança do ensino fundamental para o colegial é realmente muito intensa, tem varias novas matérias e os professores exigem muito mais de você!Mas tem um lado que ajuda muito que é a revisão das matérias que a gente já havia visto no fundamental só que com muito mais detalhes e muito mais aprofundadas. Temos que estudar em dobro, alem disso a nova regra da escola complicou um pouco as coisas... se alguém pegar mais de 3 recuperações finais já está retido, por isso temos que nos concentrar muito nas aulas, sempre estar estudando, e fazendo as lições.
É muito estranho pensar que daqui apenas dois anos já estarei fazendo o vestibular e tendo que tomar a mais difícil decisão na vida. o que escolher para fazer o resto da minha vida? Isso é realmente complicado. Mas tomara que de tudo certo.
Obrigada um grande abraço beijos, Iza
Está bem adequado em termos de conteúdo e adequação ao gênero. Problemas apenas na pontuação. Nota: 9,25.
ExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirTe escrevo esta carta, para poder lhe contar sobre tudo que está acontecendo, são tantas coisas que nem sei como contar tudo sem ser cansativa.
Pois bem, vou lhe contar de como esta sendo o ensino médio, sempre esperamos por ele, não é? A ultima fase da escola, que em pouco tempo já acaba e vamos viver nossas vidas, entrar em faculdade, sair de casa, etc.
Mas é tão cansativo, vejo que ainda tenho dois longos anos pela frente até isso acabar, e ao mesmo tempo vejo que só falta dois anos para essa época que apesar de ser cansativa é tão boa.
Sinto sua falta no meu dia a dia, das risadas, de absolutamente tudo. Espero que você esteja curtindo a sua vida, seja lá como ela estiver. Aproveite todos os momentos bons e não dê espaço na sua cabeça para os ruins.
Com amor, Giovanna
Bem adequado ao gênero. Bom conteúdo. Com alguns erros gramaticais. Nota: 8,75.
Excluir